Bajo número de asistentes al acto convocado por el régimen por el Primero de Mayo

Según cifras del régimen cubano, alrededor de 200.000 personas asistieron al acto convocado ...

México: ¿Quién ganó el segundo debate presidencial 2024? Esto revelaron las encuestas

Con la cuenta regresiva para las elecciones del 2 de junio, este ...

Sentenciaron con hasta 15 años de cárcel a 13 cubanos que protestaron contra el régimen en 2022

El Tribunal Municipal de Camagüey sentenció con penas de hasta 15 años ...

Antony Blinken instó a las monarquías árabes del Golfo a crear una defensa integrada ante la amenaza

El jefe de la diplomacia de Estados Unidos, Antony Blinken, instó el ...

Falta de tudo em Cuba, ate dinheiro: país vive escassez de notas em meio à pior crise econômica em d

Alejandro Fonseca ficou várias horas na fila do lado de fora de ...



Em Cuba, Chávez saúda trabalhadores venezuelanos pelo Twitter PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 02 de Mayo de 2012 08:06

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cumprimentou nesta terça-feira, desde Cuba, os trabalhadores de seu país, que comemoraram seu dia com manifestações convocadas de forma separada pelo governo e pela oposição. "Deixo minha emocionada saudação revolucionária a todos trabalhadores e trabalhadoras da Pátria Bolivariana! Viva a classe operária! Viva o 1º de maio!", escreveu no Twitter o governante, que chegou hoje a Havana para continuar com a "reta final" de seu tratamento de radioterapia contra o câncer que lhe foi diagnosticado em junho de 2011.

Antes de viajar, Chávez promulgou ontem a nova Lei Orgânica do Trabalho (LOT) que, segundo sua opinião, contém "grandes conquistas" para os venezuelanos. A nova normativa estabelece que a jornada de trabalho "seja reduzida para 40 horas diurnas" semanais, frente às 44 atuais, "com a obrigação e o direito dos trabalhadores de dois dias contínuos de descanso".

Também prevê o pagamento duplo em caso de demissões injustificadas e o cálculo das prestações com base no último salário e levando em conta os anos de trabalho, e por sua vez elimina a terceirização de atividades e a subcontratação. Além disso, em dias anteriores, Chávez antecipou que a permissão pós-natal para a mulher trabalhadora será de 26 semanas.

Durante esta jornada, Caracas foi palco de passeatas convocadas separadamente pelo governo, que celebrou a lei aprovada por Chávez, e organizações sindicais de oposição, que saíram às ruas para protestar contra a normativa. Neste dia 1º de maio também entrou em vigor o aumento anunciado por Chávez em abril passado, que eleva o salário mínimo para o equivalente a US$ 476.

O governante explicou então que o aumento é de 32,25%, aplicável em dois lances: o primeiro de 15% agora, e um segundo de 17,25% no próximo dia 1º de setembro, o que, segundo Chávez, coloca a Venezuela "em primeiro lugar em salário mínimo na América Latina".

 

CHÁVEZ EMBARCA DE NOVO PARA CUBA

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, partiu nesta segunda-feira para Cuba, onde será submetido à "reta final" da radioterapia contra um câncer, revelou o próprio líder.

Chávez embarcou no avião acompanhado por sua filha mais velha, Rosa Virginia, segundo imagens do canal estatal VTV. O presidente, que deve permanecer ao menos cinco dias em Cuba, foi levado ao aeroporto por alguns de seus ministros mais próximos.

"Devo retornar nas próximas horas a Havana, estamos na reta final do tratamento correspondente à radioterapia", disse Chávez durante a tarde de hoje, no Palácio de Miraflores. "Estes não são dias fáceis, mas guerreiros existem para enfrentar a adversidade e com a fé em Deus, em Cristo Redentor e com esse amor imenso do povo venezuelano e com esta vontade de lutar, viver e vencer, nós seguiremos adiante".

O presidente havia retornado à Venezuela na madrugada de quinta-feira, após permanecer onze dias em Havana para sessões de radioterapia contra a recorrência do câncer que teve diagnosticado pela primeira vez em 2011.

Tumor

Chávez, 57 anos, iniciou os ciclos de radioterapia em março, depois de ter sido operado em 26 de fevereiro para retirar um segundo tumor. A presidência jamais detalhou a natureza ou a gravidade do câncer, detectado no mesmo ponto do primeiro tumor.

No poder desde 1999, Chávez prevê concorrer às eleições presidenciais de 7 de outubro contra o governador do rico estado de Miranda (norte), Henrique Capriles Radonski.

Nas últimas semanas, Chávez tem aparecido muito pouco em público, e utiliza principalmente o Twitter para se comunicar com a população, o que levou a oposição a afirmar que o presidente "governa" a Venezuela pela rede social.

 

 
«InicioPrev711712713714715716717718719720PróximoFin»

Página 718 de 944

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...