"No es posible que se violen los derechos humanos en Cuba y la UE siga haciendo concesiones"

Pedro Antonio Albert, el hijo del profesor encarcelado Pedro Albert Sánchez, instó ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...



O Governo espanhol estuda com Cuba um rápido regresso de Carromero à Espanha PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 16 de Octubre de 2012 08:59

O espanhol Ángel Carromero em sua chegada ao tribunal Provincial da cidade de Bayamo (Cuba) no passado 5 de outubro.

O ministério espanhol de Assuntos Exteriores está em contato com as autoridades cubanas para que Ángel Carromero, condenado a quatro anos de prisão na ilha, possa regressar o antes possível à Espanha.

Carromero, vice-secretário do Novas Gerações do Partido Popular (PP) de Madri, foi condenado hoje pelo delito de homicídio no acidente de trânsito que custou a vida dos opositores cubanos Oswaldo Payá e Harold Cepero.

Fontes do Ministério espanhol de Exteriores confirmaram à Efe estes contatos enquanto estudam os termos da sentença da Sala Primeira da Sala Primera de lo Penal del Tribunal Provincial (na localidade de Bayamo).

Com a condenação se abre um novo cenário e se avaliam todas as opções com as autoridades cubanas, assinalaram as fontes.

Segundo explicou o chefe da diplomacia espanhola, José Manuel García-Margallo, a pior opção é que Carromero tenha que permanecer na prisão em Cuba e a mais benéfica, à margem do indulto, seria que fosse expulso do país sem ter que passar pela prisão na Espanha.

O Governo espanhol pode também pedir a aplicação do convênio bilateral de execução de sentenças penais, que data de 1998 e que permitiria ao jovem cumprir a condenação na Espanha.

García-Margallo assinalou na semana passada que, uma vez conhecida a sentença corresponde aos governos “falar para que a repatriação seja o mais rápida possível”.

Antes de se celebrar o julgamento, o titular de Exteriores reuniu-se em Nova York com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez, e ambos analisaram o caso.

O Ministério tem esperança de que Carromero regresse livre a Madri seguindo o exemplo do empresário e jornalista espanhol Sebastián Martínez Ferraté, libertado no passado mês de janeiro depois de 17 meses de detenção.

Martínez Ferraté foi detido em julho de 2010 a sua chegada a Havana em uma viagem de negócios, como diretor geral de uma rede de mallorquina hotéis, depois que em 2008 realizasse na ilha uma reportagem com câmera oculta sobre prostituição infantil.

Em agosto de 2011 foi julgado e condenado a sete anos de prisão por corrupção de menores e proxenetismo, depois que a Promotoria cubana solicitasse em um princípio quinze anos, ainda que ele sempre insistisse que era inocente.

O julgamento de Carromero, para o qual a promotoria cubana pediu sete anos de prisão, ocorreu no passado 5 de outubro na localidade de Bayamo e foi qualificado como “correto”, “limpo” e “processualmente impecável” pelo cônsul geral da Espanha na ilha, Tomás Rodríguez Pantoja.

A advogada defensora informou de uma notificação da Embaixada de Espanha em Cuba que propunha que Carromero, se fosse condenado a prisão domiciliar ou a uma condenação menor à pedido da promotoria, cumprisse a pena em instalações consulares.

Traduzido por Infolatam

Tomado de INFOLATAM

 
«InicioPrev671672673674675676677678679680PróximoFin»

Página 675 de 944

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...