Bajo número de asistentes al acto convocado por el régimen por el Primero de Mayo

Según cifras del régimen cubano, alrededor de 200.000 personas asistieron al acto convocado ...

México: ¿Quién ganó el segundo debate presidencial 2024? Esto revelaron las encuestas

Con la cuenta regresiva para las elecciones del 2 de junio, este ...

Sentenciaron con hasta 15 años de cárcel a 13 cubanos que protestaron contra el régimen en 2022

El Tribunal Municipal de Camagüey sentenció con penas de hasta 15 años ...

Antony Blinken instó a las monarquías árabes del Golfo a crear una defensa integrada ante la amenaza

El jefe de la diplomacia de Estados Unidos, Antony Blinken, instó el ...

Falta de tudo em Cuba, ate dinheiro: país vive escassez de notas em meio à pior crise econômica em d

Alejandro Fonseca ficou várias horas na fila do lado de fora de ...

Notícias: Brasil
Cuba divulga detalhes do pacote de demissão de cerca de 500 mil trabalhadores PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 29 de Septiembre de 2010 10:36


Brasília – O governo de Cuba divulgou informações sobre o pacote de demissões de cerca de 500 mil funcionários públicos. As autoridades cubanas asseguram que vão dar todas as garantias aos demitidos e afirmam que as medidas de ajuste são necessárias para tornar a eonomia “eficiente” e com “melhor distribuição de riqueza”. As informações são do jornal oficial cubano, Granma.


Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
As autoridades asseguraram que os trabalhadores exonerados terão garantias do Estado para iniciar os projetos autônomos. “Nesse processo, ninguém será abandonado à sorte. Cuba reorganiza sua economia e suas forças produtivas a fim de torná-las mais eficientes e aumentar seu padrão de vida”, informa a matéria publicada no jornal.

A sugestão é que aquele que deixar o funcionalismo público assuma uma postura eficiente pois, ao contrário do que ocorre neste momento político e econômico de Cuba, passará a ser indispensável. “Faça cada trabalho de forma eficiente”, diz o texto.

A reportagem informa ainda que o governo paga salários a cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano, número considerado elevado. Para readequar as necessidades do país, as autoridades sugerem que os cubanos passem a se interessar pelas atividades agrícolas, uma vez que metade das terras está improdutiva.

Na matéria também há uma espécie de admissão de culpa quando o governo reconhece que o resultado “do mau planejamento da economia” gerou o “desequilíbrio econômico”. Porém, as autoridades alegam que o que ocorreu em Cuba foi consequência da situação financeira internacional causada pela alta dos preços de importação e a redução dos preços de exportação.

Segundo a reportagem, os critérios para as demissões serão definidos de acordo com as orientações de cada sindicato e mais os comitês do governo – formado por especialistas e autoridades. Também serão aceitos pedidos de adesão. Neste caso, os interessados devem procurar as representações de classe e encaminhar as solicitações.

O Estado em Cuba é responsável por mais de 80% da força de trabalho. A meta do governo Raúl Castro é demitir aproximadamente 1 milhão de servidores até 2015. O objetivo é enxugar a máquina admistrativa, conter os gastos, investir mais em programas específicos e driblar os efeitos do embargo econômico - imposto a Cuba pelos Estados Unidos desde 1962.

A reportagem publicada no Granma diz que é necessário aumentar a arrecadação de impostos por meio de investimentos na iniciativa autônoma. De acordo com o texto, o governo Castro não substituiu o socialismo pelo capitalismo, apenas adaptou-se às circunstâncias. A ideia é abrir o mercado para 178 atividades independentes.

Edição: Graça Adjuto

Última actualización el Miércoles, 29 de Septiembre de 2010 10:44
 
Candidato ao goberno de Rio, Fernando Gabeira, disse que o socialismo em Cuba "foi um fracasso" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 18 de Septiembre de 2010 12:43

- Me sinto um ex-Gabeira constantemente. Tenho posição clara sobre Cuba com relação aos direitos humanos, sobre o socialismo, que acho que foi um fracasso. Tenho visão clara sobre luta armada. Acho que não foi pela democracia e sim visando instalar a ditadura do proletariado. E hoje a democracia para mim é uma visão estratégica e não uma tática. Não sou dos que chegam ao governo para dizer que a imprensa tem liberdade excessiva. Onde estavam todos quando 72 intelectuais cubanos foram presos? Eu estava na internet. Eu mudei mesmo, sou um ex-Gabeira. Se perguntarem se hoje faria luta armada, eu digo que não. Considero hoje deplorável. Jamais participaria de sequestro, acho forma de luta repugnante. Isso é uma coisa muito clara. Sou ex-mesmo e espero continuar sendo ex muitas vezes - disse.

Em sabatina no plenário do jornal O GLOBO, o candidato do PV ao governo do Rio, Fernando Gabeira (PV), afirmou nesta quinta-feira ter revisto suas posições ideológicas e políticas. Ao responder a pergunta de um eleitor no Facebook sobre como via suas ideias na atual conjuntura política, o verde admtiu ser um ex-Gabeira. "Me sinto ex-Gabeira constantemente porque constantemente tenho alterado minhas posições". O candidato comentou o fato de ter sido chamado de ex-Gabeira pelo candidato do PSOL, Jeferson Moura, em um debate.

Última actualización el Sábado, 18 de Septiembre de 2010 12:56
 
Cuba liberta e deporta para Espanha mais dois presos políticos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 07 de Septiembre de 2010 12:23

Os jornalistas Víctor Arroyo Carmona e Claro Sánchez Altarriba, prisioneiros políticos em Cuba, foram libertados esta noite. Cumpriam penas de 26 e 15 anos, respectivamente. Um voo nocturno transportou-os de imediato para Espanha.

Os Governos cubano e espanhol e os responsáveis pela igreja católica na ilha acordaram, em Maio, a libertação gradual de 52 dos 75 condenados na «Primavera Negra» de 2003, por delitos contra a independência e integridade do Estado, conspiração com os Estados Unidos e tentativa de minar os princípios revolucionários.

Antes destes dois últimos, foram libertados 28 presos políticos, ao longo dos meses de Julho e Agosto. As condições da libertação impõem a viagem imediata para Espanha, com os seus familiares. Há seis detidos que não as aceitam.

08:42 - 07-09-2010
Última actualización el Martes, 07 de Septiembre de 2010 12:37
 
Pablo Milanés em Brasil: "Fidel y Raúl devem deixar Cuba em ordem, com todas suas liberdades garantidas" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 18 de Septiembre de 2010 21:54
"Fidel e Raul têm a responsabilidade, antes de morrer, de deixar o país em ordem com seus devidos sucessores. Com todas as liberdades garantidas. Com os problemas econômicos resolvidos. Para que a revolução não fique no ar, e um grupo de oportunistas que já estão no poder não se apoderem de Cuba, da revolução, ou a vendam - o que seria o pior."
Roberta Pennafort - O Estado de S. Paulo

Foi em 1983 que o cubano Pablo Milanés pisou no Brasil pela primeira vez. Os tempos por aqui eram promissores e o compositor, consagrado pelo crucial papel na modernização da música de sua ilha, foi abraçado por uma legião de admiradores formada por alguns artistas brasileiros da maior expressão: Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Simone, Nana Caymmi... De lá pra cá, Pablo fez meia dúzia de visitas musicais. Agora, está de volta para o festival Sonidos, de cunho integracional, no Jockey Club de São Paulo: em sua noite, na quarta-feira, fará dueto com Maria Rita.

Javier Salas/EFE
Javier Salas/EFE
Última actualización el Sábado, 18 de Septiembre de 2010 22:00
 
Imprensa cubana silencia sobre declaração do ditador PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 10 de Septiembre de 2010 23:45

Apesar de a declaração de Fidel Castro de que "o modelo cubano já não funciona" ter repercutido fortemente em jornais, revistas, TVs e sites do mundo todo, nenhum meio de comunicação da ilha reproduziu as palavras do líder cubano. Normalmente, os meios estatais de comunicação dão grande destaque às frases, artigos e aparições de Fidel, o que contrastou com o silêncio absoluto registrado na ilha nos últimos dias.

A blogueira cubana Yoani Sánchez - que faz forte oposição ao regime da ilha - lembrou que, no passado, "muitos militantes do Partido Comunista foram expulsos e pagaram longas penas por frases menores ou similares à de Fidel". Irônica, Yoani disse que, com essa declaração, "Fidel passou para a oposição". / EFE

Última actualización el Viernes, 10 de Septiembre de 2010 23:51
 
«InicioPrev911912913914915916917918919920PróximoFin»

Página 918 de 944