Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Notícias: Brasil
Lula vai a Cuba visitar Hugo Chávez e participar de conferência PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Lunes, 28 de Enero de 2013 09:11

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para Cuba no próximo dia 28 de janeiro, para participar da III Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, evento que marca as comemorações dos 160 anos do nascimento do político e escritor cubano Jose Martí.

Lula participará da Conferência no dia 29 de janeiro. No mesmo dia, participará do lançamento do livro “Os últimos soldados da guerra fria”, de Fernando Morais, em um debate com o autor do livro e com Ricardo Alarcón, presidente da Assembleia Nacional de Cuba.

Na viagem, o ex-presidente fará uma visita ao presidente venezuelano Hugo Chávez, que está na ilha se tratando de um câncer.

Tomado de NOTICIAS R7

Última actualización el Lunes, 28 de Enero de 2013 09:16
 
Cuba começa operar cabo de fibra ótica submarino, mas, sem Internet para o povo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 26 de Enero de 2013 11:24

Havana - Um cabo submarino de fibra ótica ligando Venezuela a Cuba, que terminou de ser instalado há quase dois anos, começou a ser usado de forma experimental para chamadas telefônicas e conexões de internet, informou nesta quinta-feira o monopólio estatal de telecomunicações cubano (Etecsa).

"Desde o dia 10 de janeiro começaram ser realizados os testes de qualidade de tráfego de Internet sobre o sistema. Eles foram realizados utilizando tráfego real desde e para Cuba", disse a empresa Etecsa em um comunicado, publicado no diário oficial Granma.

O cabo de 1.600 km de cumprimento, que custou cerca de 70 milhões de dólares, devia entrar em operação em meados de 2011 para acabar com as limitações nas comunicações da ilha, que Havana atribui à impossibilidade de usar outros cabos submarinos devido ao embargo norte-americano.

O "cabo submarino de fibra ótica a Cuba com a Venezuela e Jamaica é operacional desde o mês de agosto de 2012, inicialmente com tráfego de voz correspondente à telefonia internacional" e desde 10 de janeiro, com conexões de internet, disse Etecsa.

Contudo, a empresa alertou que "quando o processo de testes for concluído, o começo da operação do cabo submarino não significará que automaticamente sejam multiplicadas as possibilidades de acesso" à internet em Cuba.

"Será necessário executar investimentos em infraestrutura interna de telecomunicações e aumentar os recursos em divisas, destinados a pagar o tráfego de internet com o propósito de obter o crescimento paulatino de um serviço que oferecemos hoje, em sua maior parte, gratuitamente e com objetivos sociais", disse.

O governo cubano privilegia o uso da internet com fins "sociais", por isso, atualmente, só há conexões em escolas, institutos científicos e centros de comunicação, mas em muito poucas casas.

Tomado de ABRIL.COM

 
Cuba pode começar a usar sua própria conexão de fibra óptica PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 23 de Enero de 2013 09:15

Como você já deve saber, os cabos de fibra óptica possibilitam conexões de internet muito rápidas e sem a perda de dados que acontece normalmente, entre outros benefícios. Para que Cuba tivesse acesso a esse tipo de tecnologia, o governo venezuelano ligou alguns cabos submarinos deste tipo ao país — antes disso, somente conexões via satélite eram possíveis.

Agora, Cuba pode estar começando a caminhar com as suas próprias pernas, o que quer dizer que é muito provável que o país esteja com planos concretos de usar seus próprios cabos ópticos. Essa informação foi transmitida, em primeiro momento, por uma empresa chamada Renesys, responsável por realizar análises de conexões de internet.

O que ela descobriu?

Segundo a Renesys, houve uma melhoria na latência da conexão de Cuba. Isso poderia estar acontecendo pela ativação do novo cabo de fibra óptica — especialmente pelo fato de que a alteração começou a acontecer no começo do janeiro, época em que a empresa Telefônica começou a prestar serviço para uma das estatais cubanas.

Ainda de acordo com as descobertas dessa companhia, é provável que a nova tecnologia só esteja admitindo tráfego unidirecional, pelo menos por enquanto. Dessa maneira, Cuba deve estar recebendo dados através desse cabo, mas continua emitindo informação via satélite.

Apesar de todas essas informações, o governo de Cuba ainda não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o assunto, de forma que a novidade não pode ser confirmada.

Fonte: Slashgear

Última actualización el Miércoles, 23 de Enero de 2013 09:21
 
Cúpula da CELAC-UE dará passo à Primeira Cúpula do próprio organismo latino-americano e caribenho PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 27 de Enero de 2013 11:16

A cúpula UE-CELAC será seguida pela primeira cúpula do organismo latino-americano e caribenho, durante a qual a presidência temporária do grupo será entregue ao Raúl Castro na segunda-feira, por um ano, o que constitui o principal êxito diplomático recebido até agora por seu governo, apesar do embargo econômico de 50 anos de duração imposto pelos Estados Unidos.

Mas a chegada de Castro na sexta-feira desencadeou os protestos de um setor da direita que integra o governo de Piñera, que acusa o regime comunista de Cuba de proteger militares da Frente Patriótica Manuel Rodríguez, entre os quais figurariam os que, em 1991, assassinaram o senador Jaime Guzmán, ideólogo do regime de Pinochet.

O presidente do Paraguai, Federico Franco, excluído de vários fóruns regionais após a destituição em um julgamento político sumário do presidente Fernando Lugo em 2012, não participa da cúpula. Segundo Franco, ele não foi convidado; já para o chanceler chileno, o presidente paraguaio não quis comparecer.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, hospitalizado há um mês e meio em Havana e grande impulsionador da CELAC, tampouco participa, nem o presidente equatoriano, Rafael Correa, em plena campanha eleitoral para sua reeleição.

Tomado de DIARIO DE PERNAMBUCO

Última actualización el Domingo, 27 de Enero de 2013 11:23
 
HAVANA RECONHECE "SURTO" DE CÓLERA NA CAPITAL DA ILHA E EMITE "ALERTA" PARA VISITANTES PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 20 de Enero de 2013 12:28

Os viajantes com destino a Angola, Cuba, Haiti e República Dominicana devem tomar precauções devido à existência de surtos de cólera que afetam esses países, alerta a Direção-Geral da Saúde (DGS).

RUÍNA -- Havana é uma ruína, com casas e prédios decrépitos, quase como se fosse uma Dresden dos trópicos (Foto: Gilberto Tadday)

A cólera é uma infeção gastrointestinal que provoca diarreia, náuseas e vómitos. A doença é causada pelo consumo de água ou alimentos contaminados por uma bactéria (vibrio cholera). Como medida de prevenção, a Direção-Geral da Saúde recomenda lavar muito bem as mãos, beber água engarrafada ou fervida e não comer saladas, vegetais crus, peixe e marisco que não estejam cozinhados.

Última actualización el Jueves, 24 de Enero de 2013 14:08
 
«InicioPrev851852853854855856857858859860PróximoFin»

Página 854 de 944