Grundberger: 'La Habana es una especie de Vaticano socialista cuyos dogmas no se cuestionan'

Hay grupos políticos que dañan la democracia en América Latina, grupos que ...

Catástrofe climática en Rio Grande do Sul, Brasil

Las devastadoras imágenes de las inundaciones en el sur de Brasil no ...

Persecución contra la prensa en Venezuela: la dictadura chavista acusó a periodistas de ArmandoInfo

El fiscal general de Venezuela, el chavista Tarek William Saab, acusó este ...

AstraZeneca retirará su vacuna contra el COVID-19 a nivel mundial. Peligro de coágulos

La farmacéutica anglo-sueca AstraZeneca está retirando su vacuna COVID-19 en todo el ...

Tragédia no Rio Grande do Sul chega a 100 mortos; 230 mil deixaram suas casas

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul continua ...

Notícias: Brasil
Comissões do Senado querem ouvir presidente do BNDES sobre dinheiro a Cuba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 15 de Marzo de 2014 11:02
BRASÍLIA  - A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou nesta quinta-feira convite ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, a fim de obter explicações do financiamento de US$ 1,09 bilhão concedido pela instituição para a construção do Porto de Mariel, em Cuba.

A sessão ocorrerá no dia 25 em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que também aprovou na última terça-feira a convite a Coutinho.
O requerimento é de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS). “Precisamos saber como esse financiamento, que é recurso público do Brasil, está sendo empregado em Cuba”, afirmou a parlamentar. “Nem TCU [Tribunal de Contas da União] ou CGU [Controladoria-Geral da União] sabem de detalhes desse crédito .”
Última actualización el Jueves, 20 de Marzo de 2014 09:09
 
Brecha no Marco Civil imposta pelo relator do PT, põe em risco a neutralidade da rede PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 11 de Marzo de 2014 17:19

RIO - Após cinco meses tramitando em regime de urgência, o Marco Civil da Internet deve ser apreciado pelo plenário da Câmara na quarta-feira, ao menos é o que ficou acertado em reunião do colégio de líderes realizada antes do carnaval.

Mas como a relação entre o governo e o PMDB, que tem obstruído qualquer tentativa de votação do projeto, continua hostil, existe a possibilidade de um novo adiamento. Além disso, o projeto que vai regular o funcionamento da grande rede no país ainda é controverso, e a inclusão de alguns artigos no texto original preocupa especialistas. Um parágrafo em especial — que permite ao governo regulamentar “a discriminação ou degradação do tráfego” por meio de decreto — põe a neutralidade da rede em risco, dizem eles.

Última actualización el Lunes, 17 de Marzo de 2014 08:52
 
O jornalista Reinaldo Azevedo acusa ao governo de Brasil de "trafico de pessoas" com o 'negócio' dos médicos cubanos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 07 de Marzo de 2014 19:04

A equipe que cuida do Twitter da presidente Dilma decidiu que ela deveria fazer algumas considerações sobre a Campanha da Fraternidade de 2014 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Neste ano, a Igreja Católica no Brasil decidiu denunciar o tráfico de pessoas.

A marquetagem de Dilma então recorreu ao Twitter: “Saúdo a decisão da @CNBBNacional de se lançar na luta contra o #traficodepessoas”. A pessoa que escreveu em nome da presidente observou ainda que esse é um “crime difícil de combater”. Nem diga! Tanto é verdade que o governo do Brasil está diretamente envolvido com a maior operação de tráfico de pessoas de que se tem notícia no mundo hoje em dia. O Brasil é o comprador, e Cuba é o país fornecedor. É evidente que me refiro aos médicos oriundos da ilha comunista. Acaba de chegar uma nova leva de 4 mil.

Última actualización el Sábado, 15 de Marzo de 2014 11:15
 
Lula pede a Nicolás Maduro que dialogue com a oposição PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 13 de Marzo de 2014 08:51

No dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguia para uma reunião em Roma com o primeiro ministro italiano, Matteo Renzi, uma carta sua, enviada ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, tornou-se pública. Na missiva, que tinha data do dia 5 de março - aniversário de um ano da morte de Hugo Chávez -, o ex-presidente aconselha Maduro a dialogar com seus pares.

Lula escreve que não tem dúvidas de que as experiências vividas pelo país “constitui um guia de conduta do seu Governo e do povo venezuelano neste delicado momento da sua história. Momento no qual é necessário um diálogo com todos os democratas que querem o melhor para o povo.” O conteúdo contrasta com as posições mornas assumidas pela presidenta Dilma Rousseff quando o assunto Venezuela entra em pauta.

Última actualización el Miércoles, 19 de Marzo de 2014 09:07
 
Refugiado em Brasil sonha com retorno: ‘Amo o Brasil, mas sou cubano’ PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 15 de Marzo de 2014 11:18

Foi no Riacho Fundo, bairro periférico de Brasília, que o casal de cubanos Guillermo Perez, 60, e Loida Barrabi, 44, escolheu para reconstruir a vida depois de deixar Cuba, há quatro anos. Ativista de direitos humanos em Havana, Perez foi preso três vezes por um período que, somado, chega a dez anos. A primeira vez foi aos 15 anos. Fui preso em três ocasiões: em 1968, quando eu era um garoto, em 1982 e 1998. Isso tudo só por falar”, relembra. “Tenho o sangue muito quente para ficar calado.”

No Brasil há quatro anos, casal abriu restaurante com pratos cubanos e charutos legítimos à venda

Nome do restaurante é em homenagem à filha Laura Foto: Diogo Alcântara / Terra Nome do restaurante é em homenagem à filha Laura Foto: Diogo Alcântara / Terra

  • Diogo Alcântara
    Diogo Alcântara Direto de Brasília

Foi no Riacho Fundo, bairro periférico de Brasília, que o casal Guillermo Perez, 60, e Loida Barrabi, 44, escolheu para reconstruir a vida depois de deixar Cuba, há quatro anos. Ativista de direitos humanos em Havana, Perez foi preso três vezes por um período que, somado, chega a dez anos. A primeira vez foi aos 15 anos. Fui preso em três ocasiões: em 1968, quando eu era um garoto, em 1982 e 1998. Isso tudo só por falar”, relembra. “Tenho o sangue muito quente para ficar calado.”

A primeira vinda ao Brasil foi em 2007, com visto de turista, mas o casal teve de voltar a Cuba para buscar a filha mais nova. “Quando retornei (a Cuba) foi pior, porque eles consideram as pessoas que saem do país e retornam como contaminados com o capitalismo”, reclama Perez. O status de refugiado político no Brasil levou cerca de uma ano e meio para ser concedido.

Apesar de gostarem da sua terra natal, Perez e Loida não pensam em voltar. Pelo menos, enquanto o regime ditatorial se mantiver na ilha. “Quando você decide emigrar, você não se esquece das suas coisas, sua pátria, nem sua terra”, afirma Loida. “É preciso virar a página e começar do zero.”

Refugiados cubanos contam como levam a vida no Brasil

Clique no link para iniciar o vídeo Refugiados cubanos contam como levam a vida no Brasil


Aparentemente, eles conseguiram. Hoje são proprietários de um restaurante com nome que homenageia a filha dos dois: Laura. É um self-service simples. Aos domingos, a casa serve comida típica cubana. Outro produto da terra natal presente no estabelecimento é o charuto, vendido a R$ 30.

Para o casal, a adaptação ao Brasil tem sido fácil. Em parte, atribuem à hospitalidade dos brasileiros. Guillermo Perez também vê outra razão: “Quando você sai de um país ruim e vem para um país ótimo, você nem se dá conta de mudança”.

Quando você qai de um país ruim e vem para um país ótimo, você nem se dá conta de mudança

No entanto, ele sonha em voltar ao país natal, mas não enquanto os irmãos Castro governarem a ilha. “Se verdadeiramente se Cuba se tornar uma democracia, como a que há no Brasil, em países europeus ou em muitos países da América Latina, eu retorno na hora. Amo o Brasil, mas sou cubano”, conclui.

 

Tomado de TERRA.COM.BR

 
«InicioPrev791792793794795796797798799800PróximoFin»

Página 792 de 944