Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Notícias: Brasil
Avanço dos adversários da Dilma anima investidores que compram ações da Petrobras por potencial vitória da oposição PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 04 de Mayo de 2014 00:49

Foi dada a largada para o segundo turno das eleições brasileiras. De um lado, a ainda favorita Dilma Rousseff. De outro, a união de seus dois opositores, Eduardo Campos e Aécio Neves, que não escondem publicamente a sintonia em torno do mesmo objetivo: arrastar a disputa para a segunda rodada, quando um ou outro estarão em condições isonômicas à da presidenta.

Neste momento, há uma torcida para que Neves cumpra essa missão. Uma pesquisa divulgada neste sábado, elaborada pelo instituto Sensus, em parceria com a revista Istoé, mostra que o candidato mineiro tem 23,7% das preferências, enquanto a mandatária está com 35%. Campos, por sua vez, tem 11%. Na última terça-feira, o instituto MDA também apontou um resultado favorável para Neves, que teria 21,6% das preferências, contra 37% de Rousseff.

Última actualización el Miércoles, 07 de Mayo de 2014 01:10
 
EUA exige que Cuba acabe com prisões 'arbitrárias' de jornalistas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 02 de Mayo de 2014 10:24

Os Estados Unidos exigiram nesta quinta-feira (1) que Cuba acabe com as detenções "arbitrárias" de jornalistas, deixe de "silenciar" as vozes independentes e suspenda suas "restrições" às liberdades de imprensa e de expressão.

Em sua entrevista coletiva diária, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Marie Harf, fez essas exigências e também destacou um caso de "assédio" contra um jornalista cubano, que faz parte da campanha desta semana por causa do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, comemorado no próximo sábado.

Última actualización el Lunes, 05 de Mayo de 2014 09:07
 
Cuba e a União Europeia iniciam o diálogo para reatar suas relações PDF Imprimir E-mail
Escrito por Tomado de INFOBAE   
Jueves, 01 de Mayo de 2014 10:39

Cuba e a União Europeia iniciaram nesta segunda-feira a primeira rodada de negociações que conduzirá à aprovação de um novo acordo de diálogo político e de cooperação, e à normalização de suas relações bilaterais. Estas conversas também devem supor o levantamento definitivo do veto imposto em 1996 pelo bloco comunitário contra Havana conhecido como a posição comum: um instrumento diplomático que condicionava o diálogo de qualquer tipo ao avanço democrático e ao respeito dos direitos humanos dentro da ilha. Até o momento, Cuba é o único país da região com o qual a União Europeia não subscreveu nenhum tipo de acordo bilateral, embora os 14 países do bloco mantenham laços de cooperação e intercâmbio político com Havana.

O primeiro ciclo de conversas começou às três da tarde desta terça-feira (hora local) na sede do Ministério das Relações Exteriores de Cuba e culminará nesta quarta-feira pela tarde. Ali, ambas as partes estabelecerão as condições sob as quais o novo acordo será construído. O diretor para as Américas do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), Christian Leffler, disse na antessala da reunião que Bruxelas incorpora o processo “com muita confiança”; na quarta-feira ele será o encarregado de informar à imprensa sobre os resultados deste encontro. Até o momento está prevista a convocação de rodadas de negociações a cada dois meses, segundo adiantou Leffler em março passado.

A reunião foi possível depois que Havana aceitou, no último dia 3 de março, a proposta da União Europeia de discutir um acordo de diálogo político e de cooperação, aprovada um mês antes em Bruxelas. “Cuba acolhe com satisfação esta proposta do dia 10 de fevereiro da alta representante (Catherine Aston), que significa o fim das políticas unilaterais da União Europeia sobre Cuba e aceita o início das negociações”, anunciou naquela oportunidade o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, durante uma coletiva de imprensa em que assegurou que seu Governo estava disposto a discutir “qualquer tema”, incluindo o assunto que diz respeito aos direitos humanos. O bloco celebrou a resposta da ilha e informou que as discussões se desenvolveriam “com espírito construtivo e de respeito mútuo”, sem revelar quais seriam as diretrizes que guiariam a elaboração do acordo de diálogo político e de cooperação que o Conselho de Ministros das Relações Exteriores da União Europea esteve considerando durante o último ano.

O avanço para o degelo das relações bilaterais ocorre em um contexto de uma lenta abertura econômica iniciada pelo Governo de Raúl Castro para atualizar o antigo modelo socialista e atrair investimentos estrangeiros que levantem as deprimidas finanças de Cuba. Havana e Bruxelas iniciaram as relações diplomáticas no dia 29 de setembro de 1998 e desde então o intercâmbio político já foi interrompido duas vezes.

No dia 19 de junho de 2008, o Conselho de Ministros das Relações Exteriores da UE aprovou por unanimidade a suspensão das sanções impostas em 2003 contra Havana e o início de um processo de diálogo que conduziu à restauração da cooperação

A primeira vez, em 1996, depois que a Força Aérea de Cuba derrubou dois aviões da organização de exilados cubanos "Hermanos Al Rescate" (Irmãos ao Resgate), estabelecida em Miami. A pedido do presidente do Governo espanhol, José María Aznar, no dia 2 de dezembro desse ano a União Europeia aprovou a posição comum, que condicionava a cooperação com Cuba à sua abertura democrática. Sete anos mais tarde, Havana se incorporou como observador formal nas negociações comerciais entre a UE e o grupo de países ACP (da África, Caribe e Pacífico), e no dia 10 de março de 2003, o bloco inaugurou um escritório em Havana; mas o diálogo voltou a ser suspenso depois que a União Europeia anunciou sanções contra a ilha, no dia 5 de junho de 2003, depois do fuzilamento de três dissidentes e da imposição de severas condenações de prisão contra outros 75, no período conhecido como “a primavera negra”.

No dia 19 de junho de 2008, o Conselho de Ministros das Relações Exteriores do grupo aprovou por unanimidade a suspensão das sanções impostas em 2003 contra Havana e o início de um processo de diálogo que conduziu à restauração da cooperação. Apesar da vigência da posição comum, 14 países comunitários subscreveram acordos bilaterais e memorandos de entendimento para o intercâmbio político com Cuba e, segundo dados da Comissão Europeia, a UE é na prática um dos sócios comerciais mais importantes de Havana, pois manipula quase a metade dos investimentos estrangeiros diretos na ilha.

EL PAIS; ESPANHA

Última actualización el Sábado, 03 de Mayo de 2014 12:22
 
Pressionado por Dilma para uma definição, o PT aprova indicação da presidenta, e Lula afirma que "não há 'outro' candidato" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 03 de Mayo de 2014 12:14

O 14º Encontro Nacional do PT formalizou na noite desta sexta-feira (2), em São Paulo, a indicação da presidente Dilma Rousseff como candidata à reeleição pelo partido. A oficialização da candidatura se dará somente em junho, na convenção nacional do PT.

Em encontro do PT, Lula confirma que Dilma é candidata à reeleição

No evento, petistas buscaram esvaziar o chamado movimento "Volta Lula", cujo objetivo era substituir a candidatura de Dilma pela do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois entraram juntos no auditório do centro de convenções do Anhembi e foram recepcionados pela plateia de cerca de 800 delegados do PT sob aplausos e aos gritos de "Um, dois, três, Dilma outra vez".

Última actualización el Martes, 06 de Mayo de 2014 00:55
 
EUA mantêm Cuba em lista de países que patrocinam terrorismo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Tomado de INFOBAE   
Jueves, 01 de Mayo de 2014 00:38

Washington - Os Estados Unidos mantiveram nesta quarta-feira Cuba junto ao Irã, Sudão e Síria em sua lista de países que patrocinam o terrorismo, apesar de considerar que a ilha afroxou em 2013 seus "laços" com o grupo basco ETA e que não proporciona armas e nem treino paramilitar para grupos terroristas.

O presidente de Cuba, Raúl Castro

A lista, incluída no relatório anual sobre o terrorismo no mundo que foi apresentado hoje pelo Departamento de Estado, ressalta que Cuba deu refúgio "há anos" a membros do ETA e guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), apesar de reconhecer seu papel mediador no processo de paz colombiano.

Última actualización el Domingo, 04 de Mayo de 2014 00:54
 
«InicioPrev771772773774775776777778779780PróximoFin»

Página 779 de 944