Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

A TV QUE RESISTE A CHÁVEZ PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 31 de Enero de 2010 12:03

Mesmo proibida de ir ao ar, emissora tenta levar vida normal, em uma atitude adotada “por dignidade”, segundo seus funcionários

O repórter chega à entrevista coletiva. Esforça-se para tirar o máximo da fonte. Mas é ele o centro das atenções. Por que está ali? Para quê? Os colegas estão curiosos. E ele, acostumado a ser o autor das perguntas, a ser o mensageiro das declarações alheias, responde, constrangido com a inversão de funções: – Acima de tudo, por dignidade.

Ojornalista do caso acima trabalha na RCTV (conhecida também como RCTI, com o “I” de internacional), emissora de TV da Venezuela que o presidente Hugo Chávez tirou do ar na transmissão aberta em 27 de maio de 2007 e, uma semana atrás, da transmissão a cabo – que passara a levar o “I” . No caso da TV aberta, não foi renovada a concessão. No da TV a cabo, a emissora, de oposição ao governo, recusou-se a transmitir discursos do presidente, desrespeitando uma ordem oficial.

A palavra “dignidade” virou um mantra nos corredores da emissora. A RCTV trabalha a todo vapor. E praticamente para si mesma. É uma forma diferente de resistência ao arbítrio. Em vez das greves, a labuta. Em vez dos braços cruzados, mãos deslizando pelas ilhas de produção, segurando microfones e carregando câmeras.

A situação é atenuada pelos contratos em pleno vigor, que não podem ser rompidos pelos patrocinadores – e costumam ser assinados para um período de vários meses. E, também, pela venda de material a outros países, ávidos em saber notícias sobre o cotidiano venezuelano.

A RCTV acabou, de certa forma, exilando sua produção. As notícias têm sido vendidas para emissoras de Aruba, Bonaire, Curaçao, Trinidad e Tobago, Miami (EUA) e Colômbia (o canal Noticias Caracol). E também podem ser vistas na internet, nos sites http://rctv.net e http://elobservador.rctv.net.

Novelas continuam tendo seus capítulos gravados

A equipe do noticioso El Observador continua apurando informações em Caracas e no interior. Dentro da emissora, o corre-corre é o mesmo de sempre. E a prioridade, na semana passada, era noticiar o que fosse possível dos protestos contra o fechamento da emissora.

Mas não é só isso. Até mesmo as gravações de estúdio da telenovela Libres como el Viento (Livres como o Vento, em espanhol) não cessaram. A nova telenovela da emissora, Que el Cielo me Explique (Que o Céu me Explique), também continua com as tomadas externas a todo vapor. Quem quer ser milionário?, o programa de auditório, persiste – restrito ao auditório, é claro.

– É tudo muito estranho. Só somos vistos em alguns países. Aqui, produzimos para ninguém. Mas resistimos. E muito por dignidade. Vamos ver até quando – diz a Zero Hora Larissa Patiño, produtora da emissora.

Quem entra na sede da empresa estranha. O ambiente, em geral, é de tranquilidade. Isso tem uma explicação e uma personificação: a vice-presidente de Recursos Humanos da emissora, Anany Hernández, recebe diariamente os editores, repórteres, cinegrafistas e técnicos com algumas palavras de alento, sempre ao sabor dos acontecimentos.

– É um desafio resistir com dignidade, mostrar ao mundo o que está ocorrendo aqui. Seguiremos lutando para recuperar a liberdade de expressão neste país. Nossas forças saem disso – diz a editora do El Observador e do programa, também noticioso, Habla la Calle (Fala a Rua), Soraya Castellano.

Se você quiser falar com funcionários da RCTV, pode ter certeza: como comprovam as declarações acima, uma palavra é sempre dita. Dignidade.

Um compromisso assumido pelos profissionais da emissora é o de que Libres como el Viento seguirá sendo gravada. E Que el Cielo me Explique, a nova trama, está pronta para (não) ir ao ar já nesta semana. Tem cerca de 20 capítulos já gravados. Na quinta e na sexta-feira, as gravações foram intensas.

– É um compromisso – explica o produtor de Libres como el Viento, Jhonny Pulido.

E por quê?

– Por dignidade.

LÉO GERCHMANN
Última actualización el Domingo, 31 de Enero de 2010 12:10
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...