"No es posible que se violen los derechos humanos en Cuba y la UE siga haciendo concesiones"

Pedro Antonio Albert, el hijo del profesor encarcelado Pedro Albert Sánchez, instó ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

POSSÍVEL PARTICIPAÇÃO DE CUBA, AMEAÇA A CUMBRE DAS AMÉRICAS DE CARTAGENA DE ÍNDIAS PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 10 de Febrero de 2012 15:21

O pano de fundo da polêmica sobre a presença de Cuba na próxima Cúpula das Américas teria mais a ver com a intenção de isolar os Estados Unidos da região do que com o retorno da ilha à Organização dos Estados Americanos, OEA.

Cada vez que se aproxima um encontro continental no qual participam os Estados Unidos, reaparece o fantasma de Cuba. Há poucos dias, as nações da Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA) mencionaram a possibilidade de não participar se o governo de Raúl Castro não for convidado à Cúpula das Américas, que acontecerá em Cartagena de Índias em abril.

 

De imediato, a diplomacia do país anfitrião, Colômbia, centrou todas as suas forças para evitar que esta ameaça se transforme em um boicote à Cúpula. A ministra das Relações Exteriores da Colômbia, María Ángela Holguín, adiantou uma viagem que tinha planejado à Havana para conhecer de primeira mão o interesse de Cuba em participar na reunião de alto nível. Segundo a imprensa local, este seria o primeiro passo da estratégia colombiana para fazer com que a presença de Cuba seja consensual.

O problema é os Estados Unidos
A Cúpula das América é uma reunião de mandatários das nações que fazem parte da OEA. Em 1962, Cuba foi expulsa e só em 2009 pôs se um fim à suspensão que excluía a ilha do Sistema Interamericano.

A partir de então, Cuba deveria pedir oficialmente sua reintegração, o que não fez até o momento. No entanto, porque Havana estaria interessada em assistir a essa reunião continental?

Para o professor em Relações Internacionais da Universidade Complutense de Madri, José Antonio Sanahuja, “o que está em jogo não é o retorno de Cuba a este fórum do Sistema Interamericano, mas sim uma tentativa, por parte dos países da ALBA, de acabar com as Cúpulas das Américas e empurrar o continente rumo a um maior isolamento e autonomia frente à potencia do norte”.

Esta posição dos países da ALBA é vista como uma aposta arriscada, já que na região há nações de peso que não veem como incompatível uma relação cordial com os Estados Unidos, com a existência de fóruns regionais como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos ou a União de Nações Sul-Americanas.

A polêmica é especialmente incômoda para a Colômbia, que atua como anfitriã, e cujo presidente insistiu em dar à sua política exterior um claro caráter conciliador. Desde sua posse, Juan Manuel Santos buscou a aproximação com a América do Sul e o equilíbrio entre os Estados Unidos e as iniciativas regionais.

Os requisitos da participação
Diante do debate se Cuba deveria ou não assistir à Cúpula de Cartagena das Índias, os Estados Unidos foram cortantes: “Atualmente, Cuba não cumpre de maneira nenhuma com o umbral e os padrões de participação”, disse Wilian Ostick, porta-voz do Departamento de Estado para a América Latina.

Para o professor José Antônio Sanahuja, “estes padrões são imprecisos e, em todo o caso, se fixam unilateralmente”. Sanahuja acredita que trata-se de um pretexto e que ese tipo de afirmação tem a ver mais com uma situação interna pré-eleitoral.

O atual presidente estadunidense, Barack Obama, não pode arriscar os apoios na Flórida e outros Estados com forte presença da comunidade cubano-americana, que poderia ser decisiva em sua reeleição à presidência.

A Cúpula das Américas aconteceu a primeira vez em Miami, em 1994, e Cuba jamais foi convidada. Em Cartagena das Índias está prevista a participação do presidente dos Estados Unidos e da elite econômica continente.

Última actualización el Viernes, 10 de Febrero de 2012 15:26
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...