Bajo número de asistentes al acto convocado por el régimen por el Primero de Mayo

Según cifras del régimen cubano, alrededor de 200.000 personas asistieron al acto convocado ...

México: ¿Quién ganó el segundo debate presidencial 2024? Esto revelaron las encuestas

Con la cuenta regresiva para las elecciones del 2 de junio, este ...

Sentenciaron con hasta 15 años de cárcel a 13 cubanos que protestaron contra el régimen en 2022

El Tribunal Municipal de Camagüey sentenció con penas de hasta 15 años ...

Antony Blinken instó a las monarquías árabes del Golfo a crear una defensa integrada ante la amenaza

El jefe de la diplomacia de Estados Unidos, Antony Blinken, instó el ...

Falta de tudo em Cuba, ate dinheiro: país vive escassez de notas em meio à pior crise econômica em d

Alejandro Fonseca ficou várias horas na fila do lado de fora de ...

CUBANOS USAM MENSAGENS DE TEXTO PARA DRIBLAR A CENSURA E A REPRESSÃO POLÍTICA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 30 de Diciembre de 2011 11:11

A luta da oposição por mais liberdade na ilha comunista é o tema da última reportagem da série do Jornal Nacional sobre a vida em Cuba. Os enviados especiais Giuliana Morrone e Alberto Fernandez mostram o impacto da ideologia no dia a dia dos cubanos.

A novidade foi pintada em um outdoor em Matanzas, no litoral de Cuba. O artista caprichou nos detalhes. “Che Guevara é meu favorito”, ele diz.

Nas estradas de Cuba, por todo o país, vê-se uma preocupação do regime em manter um discurso do passado. Cuba está há mais de 50 anos sob o poder dos irmãos Castro. Agora, o Partido Comunista se prepara para discutir uma proposta de Raúl Castro que limita os mandatos do presidente e da cúpula do governo.

A proposta será analisada pelos militantes comunistas em janeiro. Se for aprovada, Raúl Castro, que tem 80 anos, em tese ainda teria como ficar até 2018 no poder. Os revolucionários envelheceram. Aa elite política tem, em média, mais de 70 anos.

Nos discursos, o ditador Raúl tem defendido renovação no Partido Comunista, o único legalmente reconhecido.

Nas escolas, desde cedo a ideologia faz parte do ensino. No teatrinho, o guerrilheiro Che Guevara ensina camponeses a fazer trabalho voluntário.

"A missão da escola cubana é formar jovens para viver em um país socialista. Não se pode amar quem não se conhece, nossos heróis e mártires", explica a ministra de Educação Infantil, Maria Sanchez Ramos.

As coisas se complicam para quem cresce em Cuba e tem opiniões contrárias ao regime. Nas ruas, é nítido o desconforto quando o assunto é política

Uma das fontes de informação mais populares em quase todo o mundo em Cuba é raridade. A internet em casa é privilégio para poucos: estrangeiros, agências de turismo e alguns funcionários especiais do estado.

Quem não está entre os privilegiados pode usar a rede em alguns cafés. A conexão é muito lenta – feita por telefone – e cara, o equivalente a R$ 10 por meia hora, em um país em que o salário mínimo corresponde a R$ 17 reais.

A jornalista e blogueira Yoani Sánchez é a voz jovem da dissidência cubana para o mundo. Ela já foi detida e apanhou da polícia política.

"Existe uma confusão. Isto não é comunismo, nem socialismo. É um capitalismo de estado, de clã familiar, um capitalismo militar," ela diz.

Sem internet em casa, Yoani enfrenta as barreiras tecnológicas e denuncia abusos do regime castrista.

"Driblamos a censura com criatividade, estamos criando a internet sem internet”, diz Yoani.

Ela escreve as denúncias nas redes sociais por meio de mensagens de texto de celular e publica fotos de dissidentes sendo presos pela polícia política de Cuba. Yoani diz que Raúl Castro tem uma estratégia diferente para lidar com a oposição.

"Com Fidel Castro, a condenação era praticamente obrigatória", ela conta. “Com Raúl Castro, a repressão não deixa rastros legais, é uma repressão em que não há condenações longas na Justiça. Raúl Castro aumentou muito o uso de paramilitares nas ruas, as câmeras de segurança que vigiam as cidades e os grampos telefônicos", diz Yoni.

Outros opositores também usam as mensagens de texto para se comunicar e marcar reuniões, como uma realizada em um bairro de Havana. Nem sempre funciona. O organizador Juan Antônio disse que a polícia chegou antes e avisou que se eles reunirem mais de 16 pessoas, abortariam a reunião.

A polícia acompanhou tudo de perto, das esquinas. E, no dia seguinte, o centro de imprensa internacional de Cuba avisou à equipe de reportagem: “Sabiam que haviam acompanhado o encontro dos dissidentes, e a reunião seguinte teve que ser cancelada”.

Última actualización el Viernes, 30 de Diciembre de 2011 11:48
 

Add comment


Security code
Refresh

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...