Cuba castrista apoya a Guyana en el reclamo que Venezuela hace de parte del territorio guyanes

Ante la disputado sobre el territorio Esequibo entre Venezuela y Guyana, ha habido ...

México: ¿Quién ganó el segundo debate presidencial 2024? Esto revelaron las encuestas

Con la cuenta regresiva para las elecciones del 2 de junio, este ...

Sentenciaron con hasta 15 años de cárcel a 13 cubanos que protestaron contra el régimen en 2022

El Tribunal Municipal de Camagüey sentenció con penas de hasta 15 años ...

Antony Blinken instó a las monarquías árabes del Golfo a crear una defensa integrada ante la amenaza

El jefe de la diplomacia de Estados Unidos, Antony Blinken, instó el ...

Falta de tudo em Cuba, ate dinheiro: país vive escassez de notas em meio à pior crise econômica em d

Alejandro Fonseca ficou várias horas na fila do lado de fora de ...

CUBA, QUE NÃO PAGA DÍVIDAS, PEDE AO BRASIL UM CRÉDITO POR 200 MILHÕES DE DÓLARES PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 12 de Noviembre de 2011 11:51

Por Esteban Israel.- (Reuters) Cuba pediu um crédito de 200 milhões de dólares ao Brasil para a importação de máquinas agrícolas, com as quais pretende dobrar sua produção de arroz e feijão e reduzir a dependência crônica das importações de grãos, informou nesta sexta-feira uma autoridade brasileira.

Um acordo de cooperação técnica por dois anos, que inclui um pagamento de 70 milhões de dólares para 2012, seria assinado na sexta-feira em Havana pelo ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil, Afonso Florence.

"Cuba está pedindo 200 milhões de dólares referentes ao quadriênio 2012-2015", disse à Reuters o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francesco Pierri.

Ele afirmou que o orçamento provavelmente seria aprovado pela Câmara de Comércio Exterior do Brasil.

Cuba pretende usar o apoio do Brasil, a maior economia da América Latina, para estimular a produção de arroz, feijão, milho, soja e sorgo, e criar gado, disse Pierri em entrevista por telefone de Havana.

"Cuba estima que atualmente tem uma suficiência de 50 por cento na produção de grãos e projetos. Com este programa, quer alcançar 100 por cento. São objetivos bastante ambiciosos", afirmou Pierri.

A ajuda brasileira terá como alvo os pequenos agricultores, que produzem quase 70 por cento dos alimentos em apenas 40 por cento de terra arável.

Cuba depende fortemente da importação de alimentos, valor que atinge entre 1,5 e 2 bilhões de dólares anualmente para sua economia frágil.

O presidente cubano, Raúl Castro, tem tomado iniciativas para reduzir a exposição de Cuba à volatilidade das matérias-primas, fornecendo 1,6 milhão de hectares de terras ociosas.

Segundo dados divulgados neste mês, a produção de arroz e feijão, produtos básicos da dieta cubana, aumentou nos primeiros nove meses de 2011, aparentemente revertendo um declínio de 2,5 por cento em 2010. Mas o plano de Raúl Castro entrou em choque com a falta de recursos e equipamentos.

"Cuba tem uma grande capacidade técnica. O que faltam são máquinas e é exatamente nisso que o Brasil vai ajudar para alcançar as metas de produção", disse Pierri.

A lista de equipamentos que o Brasil exportará para Cuba inclui tratores, colheitadeiras, cultivadores e sistemas de irrigação, entre outros.

O crédito agrícola aprofunda a aliança de Brasil e Cuba.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estendeu a mão ao governo comunista de Cuba ao oferecer financiamento para modernizar o porto de Mariel e outros projetos de infraestrutura. Também assinou empréstimos comerciais que levaram às lojas de Cuba alimentos e bens de consumo brasileiros.

O programa brasileiro de assistência técnica "Mais Alimentos" foi originalmente projetado para ajudar os países africanos, como Gana e Zimbábue. Sua aplicação em Cuba foi repetidamente solicitada pelo governo da ilha.

Tomado da Revista VEJA

 

CUBA TEM MUITAS DÍVIDAS VENCIDAS POR IMPAGO

Em uma reunião do conselho de ministros, Raúl Castro criticou a indisciplina e o desperdício na máquina de Estado composta por aproximadamente 3,7 mil empresas que administram a maior parte da economia de Cuba, que se baseia na agricultura e turismo.

"Na ausência de disciplina, ordem, controle e consistência muitas vezes se amparam no desperdício e negligência que ameaçam hoje nosso desenvolvimento econômico e social", disse Raúl no conselho de ministros do último sábado, segundo o Granma.

O líder cubano declarou que a "situação atual de dívidas vencidas coloca o sistema empresarial em uma situação muito tensa". "Muitos dos problemas atuais da nossa economia são causados pela falta de respeito que prevalece na relação contratual estabelecida entre as nossas empresas e organizações", disse.

Desde que substituiu em 2008 seu irmão Fidel Castro como presidente da ilha, Raúl lançou uma cruzada contra a corrupção e para tornar o sistema econômico socialista mais eficiente.

Durante sua gestão, ele tomou medidas para impulsionar a agricultura e, mais recentemente, revelou um plano de mais de 300 reformas, que incluem dar maior autonomia às empresas estatais para tentar reverter anos de mau funcionamento e falta de rentabilidade.

Reuters

Última actualización el Sábado, 12 de Noviembre de 2011 12:43
 

Comments  

 
0 #2 Ward 2018-12-17 16:58
Un genial artículo y muy aconsejable. Enhorabuena

Here is my website Coy: https://www.mundosalud.org/2018/02/como-usar-el-aloe-vera-para-cuidar-de-la-salud.html
Quote
 
 
0 #1 Hai 2018-11-30 19:40
Una vez mas te has superado, en serio genial artículo!!!

Felicidades

Also visit my page ... Opal: https://www.mundosalud.org/2017/05/recomendaciones-para-regular-la-melatonina-y-dormir-mejor.html
Quote
 

Add comment


Security code
Refresh

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...