Cuba castrista apoya a Guyana en el reclamo que Venezuela hace de parte del territorio guyanes

Ante la disputado sobre el territorio Esequibo entre Venezuela y Guyana, ha habido ...

México: ¿Quién ganó el segundo debate presidencial 2024? Esto revelaron las encuestas

Con la cuenta regresiva para las elecciones del 2 de junio, este ...

Sentenciaron con hasta 15 años de cárcel a 13 cubanos que protestaron contra el régimen en 2022

El Tribunal Municipal de Camagüey sentenció con penas de hasta 15 años ...

Antony Blinken instó a las monarquías árabes del Golfo a crear una defensa integrada ante la amenaza

El jefe de la diplomacia de Estados Unidos, Antony Blinken, instó el ...

Falta de tudo em Cuba, ate dinheiro: país vive escassez de notas em meio à pior crise econômica em d

Alejandro Fonseca ficou várias horas na fila do lado de fora de ...

RELATÓRIO RECOMENDA QUE EUA AJUDEM DITADURA CUBANA EM SUAS REFORMAS PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 08 de Noviembre de 2011 14:54

O governo do presidente Barack Obama deve eliminar Cuba de sua "lista negra terrorista" e apoiar o processo de reformas empreendidas por Havana para fomentar o livre mercado na ilha, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Centro para a Democracia nas Américas (CDA, na sigla em inglês).

Homem leva viajante em uma carroça em Cuba; os negócios privados aumentaram no país desde o início das reformas

Franklin Reyes - 30.set.2011/Associated Press

O documento avalia as reformas em Cuba e oferece propostas para melhorar as relações entre Washington e Havana. Para começar, Obama deve "retirar unilateralmente Cuba da lista terrorista", porque é uma política que prejudica a economia cubana "ao castigar o comércio e as transações financeiras legais, e privar a população do acesso à tecnologia", segundo o CDA. EUA já é hoje o principal vendedor de alimentos à ilha.

Obama deve emitir ordens executivas "para facilitar o fluxo de financiamento em Cuba e estimular a demanda" no incipiente setor privado, acrescentou.

Embora apenas o Congresso dos Estados Unidos possa revogar as proibições de viagens turísticas a Cuba --algo improvável no cenário político atual--, Obama "poderia usar sua autoridade executiva para estabelecer e ampliar categorias" de viagem para certos grupos, entre eles jornalistas e atletas, explicou.

Os EUA devem ainda permitir o acesso de Cuba à ajuda fornecida por instituições como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial a países que atravessam transições econômicas, continuou a análise.

O relatório também pediu a eliminação do programa de Cuba da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, visto que promove um esbanjamento de "milhões de dólares" por ano e, embora tenha sido criado para promover mudanças políticas e econômicas, só aumenta "a suspeita e a tensão entre os dois governos".

O CDA, que apoia o fim do embargo, citou como "fracasso" desse programa a detenção em 2009 do funcionário contratado pelo governo americano Alan Gross.

A possibilidade de compra e venda de imóveis em Cuba, que começa a partir da próxima quinta-feira, e a flexibilização das viagens e remessas de cubano-americanos permitem investir no sucesso das reformas, ressaltou.

No entanto, o documento reconheceu que as reformas "provavelmente não sejam suficientes" para que esse país possa superar todos seus problemas econômicos e são um reconhecimento dos entraves cubanos derivados das limitações para gerar riqueza, sua dependência nas importações para alimentar a população, uma crescente desigualdade econômica interna e a falta de oportunidades para os cidadãos com altos níveis de educação.

No entanto, o relatório advertiu que a maioria das pessoas da ilha carece de capital ou capacitação para começar ou administrar negócios e, para sobreviver, "muitos continuarão dependendo do apoio de seus familiares no exterior e possuindo empregos que não são parte da economia formal".

A substituição dos cartões de racionamento, significa, na prática, que a maioria das famílias cubanas "terá que trabalhar ainda mais forte para subsistir", segundo o CDA.

A diáspora cubana, especialmente os cubano-americanos, desempenha um crescente papel no fomento do setor privado em Cuba como fonte essencial de capital e materiais, algo que Havana "está reconhecendo tacitamente", ressaltou.

Os cubanos no exílio não poderão comprar propriedades na ilha porque não residem lá, mas poderão enviar dinheiro a seus parentes para a compra de imóveis.

Estas mudanças, das mais drásticas em mais de meio século, se somam às anunciadas em outubro passado para a compra e venda de veículos, embora o mais provável é que, devido às restrições, a maioria dos cubanos não possa comprar carros novos.

Mesmo assim, Obama e o resto da classe política nos EUA devem reconhecer que as reformas são "reais" e abrem um espaço ao livre mercado em Cuba, a julgamento do relatório.

"A maior contribuição que nosso país pode fazer agora é demonstrar que queremos que as reformas tenham sucesso, porque queremos que o povo cubano tenha sucesso", afirmou o CDA.

Última actualización el Martes, 08 de Noviembre de 2011 15:10
 

Add comment


Security code
Refresh

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...