Se calientan las calles en el oriente de la Isla y el régimen militariza Santiago de Cuba

Los cubanos han vuelto a tomar las calles para protestar ante la ...

Asesinatos, amenazas y violencia en México a dos semanas de las elecciones

A pesar de la negativa del Gobierno a reconocer la violencia creciente ...

María Corina Machado y Edmundo González encabezaron una multitudinaria movilización en Aragua de car

La oposición venezolana sigue desafiando a la dictadura de Nicolás Maduro, pese ...

Visita de Putin a China. El juego de Xi Jinping: más sutil que Vladimir Putin pero igual de perturba

Dos años después de que Xi Jinping declarara una asociación «sin límites» con Vladimir ...

O padre que desafia o regime cubano: 'É impossível ser sacerdote em Cuba sem dizer o que acontece aq

Quando lhe disseram que não poderia celebrar a tradicional procissão da Semana Santa, el...

CUBA: CONCLUSO PARA SENTECIA A 'FARSA JURÍDICA' CONTRA "BODES ESPIATÓRIOS" ACUSADOS PELA MORTE POR FRÍO DE 26 VELINHOS DOENTES MENTAIS PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 27 de Enero de 2011 11:18

O presidente do Tribunal designado no caso dos fatos ocorridos em janeiro do ano passado no Hospital Psiquiátrico de Havana, nos que as autoridades deixaram morrer de fome e frio mais de 25 velhinhos doentes mentais internados, declarou o julgamento oral e público concluso para sentença.

Entre os dias 17 e 22 deste mês, os bodes espiatórios implicados (porque os altos cargos, responsáveis verdadeiros pelas mortes, não foram julgados) compareceram ante a Sala Segunda do Penal do Tribunal Provincial Popular desta capital pelos delitos de Abandono de Menores, Incapacitados e Desvalidos, e Malversação, informou hoje o diário Granma.

O Promotor solicitou para o diretor do Hospital Psiquiátrico de Havana, os vicedirectores das áreas de Psiquiatría, Clínico-Quirúrgica, Enfermaria e Administrativa, e a especialista principal de dietética, sanções de privação de liberdade que discurren entre seis e 14 anos.

De acordo com o rotativo, aos restantes acusados que laboravam na área administrativa se lhes solicitaram pelo delito de Malversação sanções de privação de liberdade em uma faixa de 10 a 12 anos.

O tribunal examinou 70 testemunhas e peritos do Instituto de Medicina Legal e o Laboratório Central de Criminalística, além de numerosas provas documentales.

Em uma das sessões foi apresentado um relatório especial sobre resultados da investigação realizada pela Comissão Nacional criada pelo Ministério de Saúde Pública (Minsap) para pesquisar e opinar as causas que geraram as mortes ocorridas.

O promotor sustentou que a direção do hospital, apesar de contar com experiência, conhecimentos e recursos, não adotou todas as medidas adequadas de proteção individual e coletiva dos pacientes para diminuir o impacto pela entrada do frente frio em janeiro de 2010.

O representante da acusação pôs de manifesto que nos dias dos acontecimentos se comprovaram não_cumprimentos dos diretores do hospital relacionados com aspectos estabelecidos no Regulamento Geral de Hospitais.

A acusação explicou que os mencionados não_cumprimentos permitidos, tolerados e cometidos pela direção do hospital, contribuíram aos acontecimentos ocorridos.

O promotor expressou ao tribunal que o não_cumprimento das normas e procedimentos do controle interno e das regulações do Minsap por uma parte dos acusados, favoreceu a malversação de recursos destinados fundamentalmente à alimentação dos pacientes. Também roubaram outros produtos de vestuario e lencería atribuídos para sua proteção, pelo qual, os velinhos moreram por fome e frio.

Pelos fatos expostos, a Promotoria concluiu que a direção do hospital não actuou em correspondência com a situação criada, nem se adotaram as decisões apropriadas para as que estão facultados. Deixaram de cumprir ante seus pacientes com a responsabilidade que o Estado pôs em suas mãos, indicou o jornal.

Desde que conheceram-se estes acontecimentos, e sem escatimar esforços técnicos nem humanos, iniciou-se uma difícil e dolorosa busca da verdade, que toca no mais fundo a sensibilidade da cada cubano, afirmou Granma, mas, sem implicar os altos chefes do partido e do governo dentro do Ministerio.

 

Última actualización el Jueves, 27 de Enero de 2011 11:37
 

Add comment


Security code
Refresh

La industria turística cubana, empantana

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Los pobres resultados alcanzados por la industria turística cubana en los primeros tres meses del año auguran otro año de estancamiento en el sector que lo mantiene a la zaga en...

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...