Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Cubanos tentam aproveitar reabertura para fugir do país PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 01 de Enero de 2022 13:56

Horas antes de os escritórios da companhia aérea abrirem de manhã, centenas de cubanos esperam na fila, na esperança de conseguir uma rara passagem para sair da ilha.

Cubanos durante protesto em agosto de 2021. Muitos tentam aproveitar a reabertura para deixar a ilha

Para muitos cubanos, a espera é apenas o começo de uma longa e muitas vezes perigosa jornada para os Estados Unidos. Durante grande parte da pandemia de Covid-19, as fronteiras de Cuba ficaram fechadas, tornando as viagens internacionais quase impossíveis. Mas, à medida que a ilha se reabre para o mundo exterior e os cubanos lidam com o agravamento da escassez de alimentos e medicamentos, o impacto das sanções econômicas mais pesadas dos EUA e a repressão do próprio governo após protestos inéditos em julho, muitos dizem que estão se preparando para deixar sua terra natal para sempre.

 

Em meio às multidões do lado de fora dos escritórios de companhias aéreas no centro de negócios de Havana, um homem que se descreve como “facilitador” chamado Sérgio (que não quis dar seu sobrenome dada a natureza do serviço que vendia) se ofereceu para usar seus contatos para ajudar as pessoas a cortar as longas filas em troca de “uma porcentagem” do preço da passagem.

“A maioria dessas pessoas não vai voltar”, disse Sergio à CNN, acrescentando: “Talvez alguns estejam indo para a Nicarágua para fazer compras, mas a maioria está emigrando”.

O êxodo é complicado porque a maioria dos países exige que os cubanos obtenham um visto. A pandemia só complica a situação. Para entrar nos Estados Unidos, os cubanos devem ter um comprovante de vacinação com uma vacina aprovada pela FDA ou que tenha recebido a aprovação de emergencial da Organização Mundial de Saúde. São vacinas às quais a maioria dos cubanos da ilha não tem acesso.

Cuba ainda está em processo de certificação na OMS da vacina desenvolvida no próprio país. Isso significa que os cubanos com visto para os Estados Unidos ainda não podem viajar legalmente para lá sem primeiro serem vacinados em um terceiro país.

Em novembro, a Nicarágua, aliada próxima da ilha, dispensou a exigência de visto, o que significa que qualquer cubano com dinheiro pode comprar uma passagem e viajar para lá para depois, acredita-se, tentar chegar na fronteira EUA-México.

O governo da Nicarágua disse que está abrindo as portas aos cubanos para estimular o comércio, o turismo e a reunião das famílias cubanas.

Os críticos dos governos socialistas de Cuba e da Nicarágua os acusam de tentar provocar uma crise migratória (como a que ocorreu na ilha nas décadas de 1980 e 90) que permitiria a saída de milhares de cubanos, cansados da instabilidade econômica da ilha.

“O governo Biden deve responder rapidamente e abordar isso pelo que é, ou seja, um ato hostil”, disse o senador republicano Marco Rubio, da Flórida, em um comunicado.

Uma odisseia global

Depois que o governo da Nicarágua anunciou que estava retirando a exigência de visto, os preços das passagens da companhia aérea Copa Airlines (que voa de Havana para a capital da Nicarágua, Manágua, via Cidade do Panamá) dispararam. Na quarta-feira (15), a Conviasa, companhia aérea nacional da Venezuela, também aliada de Cuba, começou a operar voos diretos de Havana para Manágua, capital da Nicarágua.

Não está claro quantos cubanos viajarão para o país visando chegar nos Estados Unidos. Em outubro (antes da mudança), 5.870 migrantes cubanos foram levados sob custódia pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA ao longo da fronteira com o México. Foi o maior número em mais de dois anos.

Embora seja mais cara do que muitos cubanos podem pagar, a rota pela Nicarágua será muitíssimo mais barata e direta do que aquelas escolhidas por muitos cubanos que deixaram a ilha durante a pandemia.

Um cubano que pediu que a CNN o chamasse de Miguel em vez de seu nome verdadeiro por questões de segurança cruzou a fronteira dos Estados Unidos com o México em setembro para se reunir com a família no Texas.

Foi uma odisseia que o levou quase ao redor do mundo.

“Fui para Moscou porque naquele momento não havia voos diretos para o México”, contou Miguel. “Fiquei três dias em Moscou. De lá fui para a Cidade do México via Turquia. Passei dois dias na Cidade do México, daí algumas pessoas que conheço me levaram para Mexicali e de lá cruzei a fronteira (para os Estados Unidos)”, relatou.

Outros cubanos detalharam viagens semelhantes nas redes sociais.

A Rússia é um dos poucos países que não exige que os cubanos obtenham visto, por isso alguns cubanos usam a rota como forma de cruzar para outros países da Europa, com o objetivo final de chegar aos Estados Unidos.

Mas, nas últimas semanas, a Rússia aparentemente começou a barrar os cubanos usando a isenção de visto para viajar a terceiros países.

 

CNN BRASIL

Última actualización el Martes, 04 de Enero de 2022 13:30
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...