Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Embaixador do Brasil na França é cotado para substituir Araújo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Lunes, 29 de Marzo de 2021 19:18

O diplomata Luís Fernando Serra, embaixador do Brasil na França, é um dos mais cotados para assumir a chefia do Palácio do Itamaraty. Ele pode chegar ao cargo após o pedido de demissão do chanceler Ernesto Araújo.

Provável substituto de Ernesto Araújo manteria Itamaraty sob um comando  negacionista

Ernesto Araújo e Luis Fernando Serra

Alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Serra é benquisto no Palácio do Planalto por defender fortemente o governo no exterior. O senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ), um dos filhos do presidente, foi relator da sabatina de Serra na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

 

 

Serra conhece o presidente Bolsonaro desde 2018, quando era embaixador na Coreia do Sul. Então candidato à Presidência da República, Bolsonaro visitou o país naquele ano. Em 2019, foi indicado pelo presidente para chefiar a embaixada na França.


Polêmica com Marielle

Em duas ocasiões, Serra centralizou polêmicas envolvendo a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018. Em julho do ano passado, ele cancelou a participação em evento que reuniu acadêmicos em Paris ao descobrir que a parlamentar seria homenageada.

À época, a prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo (Partido Socialista), comunicaria a inauguração de um jardim com o nome de Marielle.

Antes disso, o embaixador foi alvo de críticas ao responder uma carta da senadora francesa Laurence Cohen, que preside o grupo interparlamentar de amizade França-Brasil, na qual ela questionava o governo brasileiro sobre as investigações relativas ao assassinato de Marielle.

Serra respondeu que era com “profunda consternação” que observava “que o assassinato de Celso Daniel e o ataque à vida de Bolsonaro não tiveram o mesmo eco na França que o assassinato de Marielle, que foi até objeto de uma mobilização da Assembleia Nacional”.

Ele é tido, embora não tão claramente quanto Araújo, como alinhado às ideias do professor on-line de filosofia, o ex-astrólogo Olavo de Carvalho, espécie de guru da ala mais ideológica do governo Bolsonaro.

Esse perfil desperta resistência no Congresso, porque seria similar demais ao do chanceler demissionário, o que poderia fazer apenas a crise na diplomacia brasileira se estender.

Crise na diplomacia

Nesta segunda-feira (29/3), o ministro das Relações Exteriores, chanceler Ernesto Araújo, não resistiu às pressões de líderes do Congresso, que reclamavam do desempenho da pasta durante a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e pediu demissão.

Após ser duramente criticado pelos embates diplomáticos com a China, e pela incapacidade de conseguir desfecho mais rápido nas negociações para a compra de insumos médico-hospitalares com países como a Índia, Araújo não conseguiu resistir à cobrança dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Ligado à ala mais fortemente ideológica do governo Bolsonaro, o chanceler era ministro desde janeiro de 2019. O mais recente imbróglio envolvendo o ministro foi um embate com a senadora Kátia Abreu (PP-TO).

METROPOLES.COM

Última actualización el Sábado, 03 de Abril de 2021 13:28
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...