Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Janot denuncia cúpula do PT por organização criminosa na Lava Jato PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 06 de Septiembre de 2017 12:49

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ao Supremo Tribunal Federal a cúpula do Partido dos Trabalhadores por organização criminosa na Lava Jato.

Resultado de imagen para lula da silva bandera del PT

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff estão entre os denunciados. Janot diz que Lula “foi o grande idealizador da constituição da presente organização criminosa” e pede que Lula tenha pena maior do que os demais por ser o líder da organização criminosa.


Rodrigo Janot pediu abertura de processo por crime de organização criminosa contra oito integrantes da cúpula do Partido dos trabalhadores. Além dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff estão na lista os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci, do Planejamento Paulo Bernardo, de Comunicação Social Edinho Silva, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, e a senadora Gleisi Hoffmann, que atualmente ocupa a presidência do PT

 

O processo segue no Supremo Tribunal Federal porque Gleisi Hoffmann como senadora tem foro privilegiado.

No pedido de abertura de processo por crime de organização criminosa Janot diz textualmente: “O segmento de organização criminosa ora denunciado (político PT) é parte de uma organização criminosa única que congrega pelo menos os partidos PT, PMDB e PP, bem como núcleos diversos (econômico administrativo e financeiro) ”.

O procurador-geral da República acrescenta que Lula era a grande liderança do núcleo político da organização criminosa, inclusive depois que deixou a Presidência da República devido à forte influência que tinha sobre a ex-presidente Dilma.

Janot diz no pedido literalmente: “Nesse sentido, Lula, de 2002 até maio de 2016, atuou diretamente na negociação espúria em torno da nomeação de cargos públicos com o fim de obter de forma indevida o apoio político necessário junto ao PP e ao PMDB para que seus interesses e do seu grupo político fossem acolhidos no âmbito do Congresso nacional”.

Janot diz que Lula foi o grande idealizador da organização criminosa e que por isso ele deve ter uma pena maior do que aquela que deve ser aplicada a cada aos demais integrantes dessa organização criminosa.

Agora o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, vai pedir que os oito integrantes do Partido dos Trabalhadores apresentem em suas defesas. Em seguida vai encaminhar o caso para a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal que terá a palavra final: decidirá se eles vão virar réus da Lava Jato.

O que dizem os citados
O ex-presidente Lula disse que não conhece o teor da denúncia; que esse é mais um exemplo de mau uso das leis para persegui-lo; que ele não praticou qualquer crime e muito menos participou de uma organização criminosa. O ex-presidente afirmou ainda que a denúncia, sem qualquer fundamento, é uma ação política.

A defesa do ex-ministro Paulo Bernardo afirmou que não teve conhecimento da denúncia e nem da existência de inquérito policial que apurava essas possíveis condutas.

A defesa de João Vaccari Neto declarou que a denúncia é totalmente improcedente.

A senadora Gleisi Hoffmann afirmou que a denúncia não tem qualquer fundamento, e que busca criminalizar a política e o Partido dos Trabalhadores quando malas de dinheiro são descobertas e integrante do Ministério Público é envolvido em denúncias.

A defesa do ex-ministro Guido Mantega afirmou que é, no mínimo contraditório, que a Procuradoria-Geral da República resolva oferecer denúncia, usando como prova basicamente a palavra de delatores, num dia que o Brasil se depara com a disposição de delatores à dissimulação.

Edinho silva afirmou que sempre agiu de forma ética e legal; que não tem dúvidas que todos os fatos serão esclarecidos; e que a justiça vai prevalecer.

A defesa de Antonio Palocci não quis se manifestar.

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff não retornou o contato do JN.

G1 GLOBO.COM

Última actualización el Sábado, 09 de Septiembre de 2017 13:51
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...