Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Chefe da OEA condena omissão regional e defende suspensão da Venezuela PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 15 de Marzo de 2017 10:02

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro, condenou nesta terça-feira a omissão regional diante da crise política e econômica na Venezuela, exortando os países a realizar "ações específicas para restaurar a democracia no país" e defendendo a suspensão de Caracas do organismo.

Resultado de imagem para Chefe da OEA condena omissão regional e defende suspensão da Venezuela

Em uma carta de 75 páginas, Almagro reafirmou que as gestões diplomáticas "não permitiram qualquer progresso", e que as tentativas de diálogo na Venezuela "fracassaram". Os venezuelanos "perderam a fé em seu governo e no processo democrático".

 

Caso "não ocorram eleições gerais sob as condições estipuladas, será o momento de se aplicar a suspensão da Venezuela das atividades da Organização em função do Artigo 21 da Carta Democrática Interamericana", afirma Almagro no documento enviado ao Conselho Permanente da OEA.

A carta, uma versão atualizada de seu crítico relatório sobre a situação na Venezuela, é o mais recente de uma série de documentos de Almagro que refletem sua impaciência diante da situação na Venezuela, país mergulhado na crise institucional e política.

"Um sinal inequívoco para se retomar o rumo institucional seria a convocação, nos próximos 30 dias, de eleições gerais, a libertação dos presos políticos e a validação das leis que foram anuladas", assinalou o diplomata, fazendo um apelo à renovação do Poder Eleitoral e dos magistrados da Suprema Corte.

Almagro condenou a "omissão" dos países da região e pediu ao Conselho Permanente - que reúne os 34 países membros - "resultados concretos para restaurar a democracia" na Venezuela.

"Esperar soluções de um processo de diálogo que não ocorre (...) nos torna cúmplices da comodidade de esperar pela ação dos outros e gera responsabilidade por omissão".

A chancelaria da Venezuela reagiu acusando "Almagro, conhecido inimigo do povo da Venezuela, de forjar falsas versões contra a República com o único objetivo de promover uma intervenção internacional em nosso país e acentuar a guerra econômica".

"É lamentável que o Sr. Almagro reanime as páginas mais obscuras da história intervencionista e golpista da OEA mediante à imposição de mecanismos que violentam flagrantemente o ordenamento legal e constitucional da Venezuela, a Carta da OEA e seus princípios fundamentais".

- Crise sem solução -

A primeira versão do relatório, que Almagro apresentou em junho passado aos países membros, provocou um debate inconcluso no organismo sobre a aplicação da Carta Democrática Interamericana, que faculta a OEA a intervir nos casos de alteração constitucional.

No documento atual, Almagro denuncia que nenhuma das recomendações de seu relatório foi adotada.

"O governo venezuelano tornou sua Constituição um papel sem valor; a voz do povo venezuelano foi silenciada e encarcerada, e por todo o país se difunde a corrupção e o narcotráfico".

"Está claro que os valores da Organização e dos nossos países não permitem compartilhar a mesa do Conselho Permanente ou de qualquer outro órgão da OEA com um governo que rompe a ordem democrática".

Segundo Almagro, o governo venezuelano "viola com impunidade os direitos de seus cidadãos, mantém presos políticos apenas pelo fato de discordarem, tortura, rouba, corrompe, trafica drogas e submete sua população à falta de alimentos, medicamentos e dinheiro para subsistir".

Nesta terça-feira, o Parlamento venezuelano - dominado pela oposição - declarou "crise humanitária" de alimentação no país e informou que denunciará a situação à OEA e às Nações Unidas.

Cerca de 9,6 milhões de venezuelanos - quase um terço da população - fazem duas ou menos refeições diárias, e a pobreza aumentou quase nove pontos entre 2015 e 2016, atingindo 81,8% dos lares, segundo a Pesquisa sobre Condições de Vida, realizada por um grupo de universidades.

Os artigos 20 e 21 da Carta Democrática Interamericana, aprovada por todos os países em 2001, faculta a OEA a intervir em casos de alteração constitucional.

Segundo estes instrumentos, no caso do fracasso de gestões diplomáticas uma Assembleia Geral da OEA poderá decidir, com voto afirmativo de dois terços dos membros, a suspensão do país.

EM.COM.BR

Última actualización el Domingo, 19 de Marzo de 2017 13:04
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...