Cuba castrista apoya a Guyana en el reclamo que Venezuela hace de parte del territorio guyanes

Ante la disputado sobre el territorio Esequibo entre Venezuela y Guyana, ha habido ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

OEA convoca reunião com mediadores para debater o estado da democracia na Venezuela PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 17 de Junio de 2016 12:01

A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou nesta quarta-feira (15) a sessão de seu Conselho Permanente para a próxima terça (21), em Washington, dois dias antes da reunião já pautada para debater o estado da democracia na Venezuela.

A reunião de 21 de junho tem "o objetivo de receber os senhores ex-presidentes José Luis Rodríguez Zapatero [Espanha], Leonel Fernández [República Dominicana] e Martín Torrijos [Panamá]", informa um documento da OEA obtido pela AFP durante a Assembleia Geral da organização em Santo Domingo.

 

O trio promove um diálogo entre a oposição e o governo venezuelanos, a pedido a União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Esse diálogo foi posto sobre a mesa como uma alternativa, depois que o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, invocou a Carta Democrática Interamericana em 31 de maio passado.

Já estava programada a sessão do Conselho Permanente de 23 de junho, na qual os 34 membros da OEA decidirão se implementam - e, em caso afirmativo, em qual medida - a Carta Democrática.

A ministra venezuelana das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, informou ontem que havia pedido a realização de uma sessão prévia - a do dia 21 - "para levar novamente a verdade da Venezuela".

"Apoiamos a conversa que vamos ter com os três ex-presidentes", disse o embaixador dos Estados Unidos na OEA, Michael Fitzpatrick, em entrevista coletiva. "São os próximos passos", completou.

'Agregar valor'
Uma fonte da OEA disse à AFP que essa sessão é vista por Almagro como "um passo que talvez possa agregar valor à reunião do dia 23, no sentido de que os ex-presidentes forneçam informação nova sobre o avanço que fizeram".

"Me parece muito positiva", acolheu o chanceler chileno Heraldo Muñoz, também em coletiva de imprensa, referindo-se à reunião.

A Assembleia Geral da OEA está reunida desde segunda-feira (13) para discutir o desenvolvimento sustentado na região, mas a crise política, econômica e humanitária na Venezuela concentra as atenções nos bastidores. Esta quarta-feira é o último dia do encontro.

Carta Democrática
Nos corredores da Chancelaria dominicana, a delegação venezuelana tenta garantir os 18 votos de que necessita para bloquear a aplicação das medidas previstas na Carta Democrática, disse um diplomata de alto perfil à AFP.

Essa Carta é um mecanismo que pode se aplicado em caso de alteração, ou de ruptura, da ordem democrática e constitucional. Pode-se autorizar gestões diplomáticas, buscando a resolução da crise, ou, no caso mais extremo, suspender um país da OEA.

Essa perspectiva levou a chanceler Rodríguez a pedir, nesta quarta, que a OEA tome "as ações pertinentes para enquadrar a atuação da secretaria-geral". Para ela, Almagro extrapolou suas funções, ao invocar esse mecanismo.

"Em um ano de gestão, o secretário-geral se dedicou a perseguir o governo constitucional da Venezuela, suas autoridades, em uma espécie de linchamento regional", declarou a ministra, em plenária.

Aproximação
Na terça, a Assembleia foi palco de uma aproximação entre Estados Unidos e Venezuela, quando os chefes da Diplomacia de ambos os países, John Kerry e Delcy Rodríguez, tiveram uma inédita reunião.

"Acredito que seja mais construtivo dialogar do que isolar", disse Kerry aos jornalistas, ao manifestar seu desejo de que isso leve a superar "a velha retórica".

Quase ao mesmo tempo, Nicolás Maduro dizia na Venezuela: "Eles propuseram que iniciemos uma nova etapa de diálogo (...) e eu disse à chanceler: 'aprovado'".

As relações entre os dois países se encontram bastante deterioradas, sem embaixadas nas respectivas capitais desde 2010.

A chanceler argentina, Susana Malcorra, e o subsecretário brasileiro das Relações Exteriores, Fernando Simas Magalhães, falaram nesta quarta na plenária da assembleia sobre desenvolvimento sustentado sem se referir, porém, à Venezuela - como se esperava.

Malcorra foi acusada de manter uma relação ambígua com esse país para não pôr em risco sua candidatura à secretaria-geral da ONU.

Já o Brasil, mergulhado em uma grave crise política e em meio ao governo interino de Michel Temer, não manifestou sua posição sobre o tema.

Se algo ficou claro é que os países americanos apoiam, monoliticamente, um diálogo entre oposição e governo na Venezuela e se recusam a impor sanções, ou a suspender o país petroleiro da OEA.

Última actualización el Miércoles, 22 de Junio de 2016 10:51
 

Add comment


Security code
Refresh

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...