"No es posible que se violen los derechos humanos en Cuba y la UE siga haciendo concesiones"

Pedro Antonio Albert, el hijo del profesor encarcelado Pedro Albert Sánchez, instó ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Novo Congresso (opositor) assume em clima de forte tensão na Venezuela PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 05 de Enero de 2016 13:20

Image result for Denunciaron a Nicolás Maduro y a su esposa por lavado de dinero en Panamá

A oposição venezuelana assume nesta terça-feira o controle do Parlamento sob forte confrontação com o chavismo, prometendo bloquear todas as iniciativas do governo.

Pela primeira vez, em 17 anos de administração, o chavismo é minoria na Casa.

A instalação da Assembleia Nacional, eleita nas históricas eleições parlamentares de 6 de dezembro, acontece em um ambiente de incerteza, agitado pela recente decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) de suspender três deputados da oposição e um governista. Os quatro saíram vitoriosos das urnas no estado do Amazonas, sul do país.

 

Parte de uma sentença, na qual o TSJ analisou sete recursos de impugnação contra nove deputados opositores eleitos, a polêmica decisão ameaça a poderosa maioria de dois terços (112 das 167 cadeiras) conquistada pela Mesa da Unidade Democrática (MUD) nas eleições e que põe fim à hegemonia chavista.

O desafiador Henry Ramos Allup, antichavista aguerrido eleito no domingo pela MUD para substituir na presidência do Legislativo o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, garantiu que os 112 deputados tomarão posse amanhã.

"Nenhuma decisão burocrática e muito menos por um organismo absolutamente carente de legitimidade de origem pode transtornar, frustrar, ou fraudar a vontade popular", manifestou este advogado de 72 anos, direto e sarcástico como Cabello.

No que foi classificado pela oposição como uma ação "desesperada" do governo para se blindar, a maioria oficialista em final de mandato da Assembleia convocou, na véspera do Natal, sessões extraordinárias para nomear 13 magistrados do máximo tribunal judicial. O órgão é chave já que será o árbitro nas disputas no Parlamento.

A oposição denunciou as impugnações de deputados como uma tentativa de "golpe de Estado judicial" perante as Nações Unidas, União Europeia, Unasul, Mercosul e Organização dos Estados Americanos. O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, pediu que "ninguém distorça" os resultados eleitorais "com estratagemas de juridicidade duvidosa".

Depois de acusar a oposição de jogar "sujo" com a "compra de votos e de atribuir a derrota eleitoral à "guerra econômica de empresários de direita", o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, advertiu que os chavistas vão reagir na "Assembleia burguesa", que pretende "privatizar tudo" e destruir os programas sociais.

Hoje, está em sessão o Parlamento Comunal promovido por Maduro como contrapeso a um Legislativo dominado pela oposição.

"Tudo indica que vamos por um caminho sinuoso", opinou o presidente da Datanálisis, Luis Vicente León. Para ele, o governo tentará, em primeiro lugar, "desconhecer a realidade e, depois, "será inevitável o conflito". Finalmente, acrescentou, deve-se chegar à negociação.

Embora a MUD perca três deputados provisoriamente, ainda teria maioria qualificada de três quintos. Esses números podem lhe permitir promover uma lei de anistia para "75 presos políticos", entre eles o opositor radical Leopoldo López, condenado a quase 14 anos de prisão acusado de estimular a violência nos protestos de 2014.

Maduro antecipou que vetará a anistia, ao que Ramos Allup rebateu: o presidente "é quem para aceitar, ou não, uma lei".

"Nós temos poderes constitucionais para promulgá-la, caso sua insensatez negue tal promulgação", ressaltou Allup.

O veterano opositor garantiu que a MUD também promoverá reformas econômicas para concretizar a "mudança" prometida ao eleitorado e lembrou que, em julho passado, concordou em oferecer, no intervalo de seis meses, "uma solução democrática, constitucional, pacífica e eleitoral para a mudança do presente governo".

"É certo que o governo não está acostumado ao contrapeso e tenta evitá-lo a qualquer custo, mas também é verdade que a oposição se esqueceu, depois de tantos anos sem ter, como exercer o poder e tentar equilibrar o país com ele. É um processo de aprendizagem que requer tempo, esforço e inteligência", opinou Luis Vicente León.

Em meio à expectativa de mais crise, não se descartam os protestos nas ruas. A MUD convocou a população a "acompanhar" seus deputados em uma passeata nesta terça-feira, em Caracas, enquanto os chavistas vão-se manifestar, nesse mesmo dia, sob o lema "Os de Chávez nas ruas".

Para Diego Moya-Ocampos, analista para as Américas da IHS Global Insight, a instalação da Assembleia ressalta "o clima de confrontação" que "marcará as dinâmicas políticas de 2016, onde as Forças Armadas desempenharão um papel-chave, por trás dos bastidores".

Última actualización el Sábado, 09 de Enero de 2016 15:12
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...