"No es posible que se violen los derechos humanos en Cuba y la UE siga haciendo concesiones"

Pedro Antonio Albert, el hijo del profesor encarcelado Pedro Albert Sánchez, instó ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Cuba hoje. Uma revolução envelhecida ou a reinvenção do socialismo? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 20 de Febrero de 2015 11:20

Apesar de a blogueira dissidente Yoani Sánchez insistir em afirmar que Cuba seria um capitalismo de Estado controlado por um clã familiar, os irmãos Raúl Castro e Fidel Castro, o jornalista e sociólogo e mestre em Relações Internacionais e Desenvolvimento, Renato Dias, 47 anos, de Goiânia, Goiás, acredita que a pequena ilha do Caribe possui um regime socialista com economia de mercado.

:

Já o escritor Leonardo Padura, autor do celebrado “O Homem que amava os cachorros”, editado no Brasil pela Boitempo Editorial, classifica o sistema de Havana como a santíssima trindade – partido, governo e Estado. As análises compõem o livro “Pequenas Histórias – Cuba , hoje – Uma revolução envelhecida ou a reinvenção do socialismo”, de autoria de Renato Dias, com lançamento programado para depois do carnaval.

 


Socialismo com face autoritária

Oásis - O que significa o reatamento das relações diplomáticas entre EUA & Cuba?

Renato Dias – 53 anos depois, ele possui um significado histórico. O bloqueio econômico estabelecido pelos Estados Unidos teve um impacto devastador para a economia da ilha de apenas 11,2 milhões de habitantes. Barack Obama, apesar de não possuir maioria no Congresso dos EUA, acerta. Raúl Castro e Fidel Castro sinalizam que o acordo deve ser celebrado. Tanto Cuba quanto os EUA saem ganhando.

Como pode ser conceituado o regime político cubano?

O historiador Daniel Aarão Reis Filho, doutor da Universidade Federal Fluminense [UFF] afirma que o que há em Cuba é socialismo com face autoritária. Blogueira dissidente, a corajosa Yoani Sánchez o classifica como capitalismo de Estado controlado por um clã familiar. Ela se refere aos irmãos Castro, Raúl e Fidel. Mesmo com a discordância de Lincoln Secco, creio que Cuba, hoje, guardadas as devidas proporções históricas e geopolíticas, assemelha-se à China: economia de mercado, intervenção estatal e monopólio do poder político pelo Partido Comunista de Cuba. O que o escritor Leonardo Padura Fuentes define como a santíssima trindade: partido, governo e Estado.

O que explica a longevidade do regime cubano?

Apenas a repressão política não explica a manutenção de um regime político que em 1º de janeiro de 2015 completou 56 anos. Pensador italiano, Antônio Gramsci apontaria consenso, consentimento e legitimidade. As políticas públicas para as áreas de Saúde e Educação e a ampla rede de proteção social talvez poderiam complementar a resposta. Mas vozes, hoje, se levantam por mudanças. Uma delas é Yoani Sánchez...

Quem deve ser o sucessor de Raúl Castro?

É impossível prever. Os ventos conspiram para Miguel Díaz-Canel, vice-presidente da República, nascido após a revolução de 1º de janeiro de 1959.

Qual a sua análise sobre Yoani Sanches?

Blogueira dissidente, é mais conhecida no Brasil do que na pequena ilha do caribe. O seu receituário é liberal. As suas denúncias encontram eco nos grandes conglomerados de comunicação, que ainda dispensam a Cuba a lógica da guerra fria.

Rua da zona central de Havana

Rua da zona central de Havana

Como Fidel Castro entrará para a História?

Daniel Aarão Reis Filho afirma que de revolucionário o comandante de 1959 virou um tirano, com 49 anos de exercício de poder. Depois, o transferiu a seu irmão, Raúl Castro, que continua no poder. Ernesto Guevara de La Serna, o Che, preservou-se mais para a história. Morreu como um ícone da revolução e ainda hoje é venerado nos cinco continentes do planeta. Jornalista, Breno Altman discorda. Ele frisa que Fidel Castro subirá ao panteão dos revolucionários. O tempo dirá...

Você esteve em Cuba?

Sim. Entrevistei dezenas de pessoas. Pesquisei documentos oficiais. Andei pelas cidades.

Quanto tempo para fazer o livro?

Da ideia original à saída da gráfica, três anos.

Belo resort no litoral da região de Holguin

Belo resort no litoral da região de Holguin

Por que a venda apenas pela internet?

Desobediência civil (risos). Um protesto contra o monopólio da venda pelas grandes livrarias e as editoras de porte, que não valorizam os novos escritores. Eu sei que será um trabalho de formiguinha. Mas deu certo com meus livros anteriores: “Luta Armada/ALN-Molipo As Quatro Mortes de Maria Augusta Thomaz” (2012) e “História – Para além do jornal – Um repórter exuma esqueletos da ditadura civil e militar” (2013)

Pôr-do-Sol no Malecón, o longo calçadão da Velha Havana

Pôr-do-Sol no Malecón, o longo calçadão da Velha Havana



Um livro atualíssimo sobre a realidade cubana

Cuba é, hoje, um país socialista com face autoritária, diz o historiador Daniel Aarão Reis Filho, doutor da Universidade Federal Fluminense [UFF]. A ilha dos irmãos Castro [Fidel & Raul] seria um capitalismo de Estado controlado por um clã familiar, denuncia a blogueira Yoani Sánchez. É a ditadura do proletariado, afirma o escritor Leonardo Padura.

Os depoimentos, exclusivos, compõem o livro “Pequenas Histórias – Cuba, hoje – Uma revolução envelhecida ou a reinvenção do socialismo?” [2015], a ser lançado depois do carnaval no mercado editorial brasileiro, de autoria do jornalista e sociólogo Renato Dias, 47 anos. A obra aborda ainda o reatamento das relações diplomáticas com os EUA.

Capa de 'Cuba, hoje', livro de Renato Dias

Capa de 'Cuba, hoje', livro de Renato Dias

Com reportagens exclusivas sobre o País, ele avalia o impacto das reformas econômicas executadas pelo primeiro-irmão Raúl Castro, o surto de empreendedorismo em andamento, além de produzir análises sobre o reatamento das relações com os EUA. Plural, mas com um viés de esquerda, a obra, de 2015, traz entrevistas especiais com personalidades e intelectuais.

Entre eles, o escritor Leonardo Padura Fuentes, autor do celebrado “O Homem que amava os cachorros”, publicado no Brasil pela Boitempo, assim como com a blogueira Yoani Sánchez, além de Daniel Aarão Reis, Lincoln Secco, dou­tor em História da Universidade de São Paulo, Hideyo Saito, que escreveu Cuba Sem Bloqueio, Breno Altman e Lourival Sant´Anna.

O Congresso Nacional, em Havana

O Congresso Nacional, em Havana

A edição do livro de Renato Dias é de luxo, com imagens raras da ilha.

“Pequenas Histórias – Cuba, hoje” conta a saga do casal Beylin Solán, médica, e Gerardo Fernandes, economista. Os dois montaram um ‘paladar’ em Havana. Líquido, o casal fatura 4.000 pesos nacionais por mês. Eles são o exemplo dos ‘cuentapropistas’ que entraram em cena após a liberalização de setores da economia planificada da pequena ilha do Caribe.

- Fidel Castro és único! Assim dispara o taxista Raoul Carmenade. Segundo ele, a economia desandou pós-reformas econômicas de Raúl Castro. Apesar disso, como taxista, empreendedor individual, ele ganha com o seu velho Lada, tradicional carro fabricado na ex-URSS, desmontada em 25 de dezembro de 1991, quase o quíntuplo da média dos cubanos.

Análises

Lincoln Secco descarta saída aos moldes chineses – economia de mercado e monopólio do poder político elo PCC. Já Daniel Aarão Reis afirma que o regime político tem consenso, consentimento e legitimidade. Jornalista, Lourival Sant´Anna frisa que Cuba oscila entre a abertura e o fechamento. Para Breno Altman, as reformas expandem o empreendedorismo.

Hideyo Saito insiste que a cobertura dos grandes conglo­me­ra­dos internacionais de comunicação à Cuba é fundada na ló­gi­ca da guerra fria [1945-1991]. Com o reatamento das rela­ções diplomáticas com os EUA, o jornalista Gilberto Maringoni, doutor em História Social pela USP, diz que caiu o muro. Humberto Clímaco (UFG) teme o que ocorreu no Leste europeu.

Preço: R$ 60,00 mais o frete

Como adquirir: [email protected]

Celular: (62) 8125-6779

Fonte: BRASIL247

Última actualización el Lunes, 23 de Febrero de 2015 14:15
 

Comments  

 
0 #2 Dwight 2015-10-29 11:43
I every time used to read paragraph in news papers
but now as I am a user of internet so from now I am using net for content, thanks to web.


Also visit my webpage: test divertidos [www.testsdivertidos .info: http://www.testsdivertidos .info]
Quote
 
 
0 #1 Rita 2015-10-11 15:08
Thanks to my father who shared with me about this webpage, this blog is in fact remarkable.


my web-site ... consulta psicologica online: http://www.psicologosonline.info
Quote
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...