Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Impopular Obama e a demografia aplicam golpe aos democratas e suas políticas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 05 de Noviembre de 2014 12:32

Washington - O Partido Democrata recebeu um esperado golpe no pleito legislativo nos Estados Unidos, marcado por um calendário eleitoral propício aos republicanos e pela nada beneficente queda vertiginosa da popularidade do presidente Barack Obama.

Com maioria nas duas casas do Congresso, oposição republicana deve bloquear qualquer acordo com Irã, elevar críticas sobre linha adotada contra "Estado Islâmico", deter o acercamento à Cuba castrista e reforçar pressão para que mais sanções sejam aplicadas a Moscou.

 

Mal haviam fechado os primeiros colégios eleitorais na costa leste quando as apurações mais adiantadas davam a vitória ao líder da minoria republicana no Senado, Mitch McConnell, que há poucas semanas, segundo as pesquisas, via sua reeleição por Kentucky a perigo.

No entanto, na noite de terça-feira sua sorte não teve nem um segundo de incerteza: era apenas uma antecipação do que estava por ocorrer no país.

Apesar de não haver dúvidas de que os conservadores garantiriam novamente o controle da Câmara dos Representantes, os democratas tinham esperanças - embora poucas - de que manteriam a maioria no Senado graças a alguns estados nos quais as batalhas prometiam ser acirradas, mas não foi o que aconteceu.

Embora teoricamente as chances dos democratas fossem reais, o cenário mais provável era o que por fim se desenhou, devido à forte tendência conservadora dos estados em disputa no Senado como Montana, Dakota do Sul, Louisiana e Virgínia Ocidental, afirmou o cientista político John Fortier.

"As eleições de metade de mandato tendem a ser contra o partido que está na Casa Branca (...). Não esperamos que o partido do presidente ganhe cadeiras, esperamos sempre que percam algumas e, embora o presidente não apareça na cédula, o faz com suas políticas", disse.

Por outro lado, as eleições legislativas tendem a mobilizar menos o eleitorado, algo que, como explicou à Agência Efe José Dante Parra, analista em comunicação política e ex-assessor do líder da maioria democrata do Senado Harry Reid, ajuda sempre os conservadores.

"Geórgia, Arkansas e Carolina do Norte foram estados nos quais Obama já perdeu em 2012, são estados conservadores, e isso não deve ser uma surpresa", apontou Parra em referência a três das cadeiras-chave que ajudaram na vitória republicana para recuperar o controle total do Congresso americano.

As surpresas vieram por meio das derrotas democratas em alguns dos governos estaduais que sempre foram "azuis", como Maryland ou Massachusetts, assim como o da Flórida, que caiu, por uma apertada margem, também em mãos conservadoras.

Os resultados do pleito deram aos republicanos sua maior vitória durante a era Obama, e já parece longe aquele 2008 no qual, embalado pela esperança da candidatura daquele que viria a ser o primeiro presidente negro da história do país, o Congresso passou totalmente para controle dos democratas.

Ao presidente restam dois anos na Casa Branca, nos quais deverá trabalhar para encontrar pontos de consenso com os conservadores para avançar em sua agenda, e previsivelmente fará uso de seu poder executivo para conseguir aqueles nos quais não houver acordo.

No entanto, como ressalta Fortier, o controle total do Congresso para os conservadores pode não representar necessariamente uma virada radical na estratégia do Legislativo em relação às políticas vindas da Casa Branca, sobretudo levando em conta a polarização que o Capitólio já experimentou nos últimos anos.

"Não vamos ver uma grande mudança nesse sentido", acrescentou Parra.

O mais preocupante para o governo Obama, adverte, serão os indicações pendentes para os cargos do governo, entre os quais o de Procurador-geral, que ficou vago após a renúncia de Eric Holder, e que, sem um Senado majoritariamente democrata, dificilmente será ocupado por um correligionário do presidente.

EXAME

Última actualización el Miércoles, 12 de Noviembre de 2014 01:08
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...