"No es posible que se violen los derechos humanos en Cuba y la UE siga haciendo concesiones"

Pedro Antonio Albert, el hijo del profesor encarcelado Pedro Albert Sánchez, instó ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

New York Times sugere a Obama troca de prisioneiros entre Cuba e EUA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 04 de Noviembre de 2014 23:59

No texto publicado nesta segunda-feira (3), intitulado “A Prisoner Swap With Cuba” (Uma troca de presos com Cuba), o diário nova-iorquino reconheceu que Alan Gross, o cidadão estadunidense que cumpre uma condenação de 15 anos de prisão, foi preso em Havana em consequência de uma estratégia irresponsável do governo dos Estados Unidos e que este deve encontrar uma solução.

Os editorialistas do New York Times consideram que Washington e Havana devem avaliar o caso de Gross e dos cubanos Gerardo Hernández, Antonio Guerrero e Ramón Labañino, para dar os primeiros passos para uma normalização da relação entre ambos os países.


Leia também:
New York Times pede que Obama acabe com o bloqueio a Cuba
Votações na ONU contra bloqueio a Cuba evidenciam isolamento dos EUA
ONU aprova resolução que propõe fim ao bloqueio dos EUA contra Cuba
[Infográfico] Fim do bloqueio a Cuba: ONU vota demanda pela 23ª vez
Entrevista: "EUA lucra com multas a países que têm vínculos com Cuba"


"Uma troca poderia abrir o caminho para retomar laços diplomáticos, o que permitiria que Estados Unidos tivesse maiores oportunidades de fomentar mudanças positivas na ilha mediante a expansão de comércio, turismo e maior contato entre cubanos e norte-americanos", sublinha o jornal estadunidense.

"Caso contrário, se perpetuará a inimizade que tem reinado durante mais de 50 anos, continuando assim um ciclo de desconfiança entre ambos os lados".

O editorial admite que Gross viajou a Havana cinco vezes em 2009, sob a direção de Development Alternatives Inc., que tinha um contrato com a Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (Usaid) e que fingindo ser um turista, transportou furtivamente equipamentos de comunicação.

Segundo o New York Times, funcionários norte-americanos chegaram a conclusão que para conseguir a liberdade de Gross, é necessário repatriar os três cubanos que foram condenados em um julgado federal em Miami, em 2001. Para efetuar uma troca - destaca o editorial -, o Presidente Obama teria que suspender o restante da condenação dos réus (cubanos).

"Essa ação seria justificável se levar em consideração o longo período que estão presos, as críticas válidas que têm surgido em relação à integridade do processo judicial que enfrentaram, e os possíveis benefícios que uma troca poderia representar para conseguir uma aproximação bilateral", acrescenta.

O New York Times destaca também as incongruências no processo legal contra os cinco cubanos presos nos Estados Unidos em 12 de setembro de 1998, condenados a longas e injustas penas de prisão, que são conhecidos internacionalmente como Os Cinco, dois deles já em Cuba após cumprir suas condenações.

Recordou que um grupo de três juízes do Juizado de Apelação do Distrito 11 revogou as falhas em agosto de 2005, determinando que um conjunto de fatores impediram que os acusados tivessem um processo justo.

Segundo o editorial deste domingo, os juízes estabeleceram que, em vista da enorme hostilidade contra o governo cubano em Miami, e de uma cobertura jornalística vilipendiando os acusados, o júri não podia ser imparcial.

A juíza Phyllis Kravitch cita também que argumentou que a acusação de conspiração para cometer assassinato imputada contra Gerardo Hernández não tinha fundamentos, a quem os promotores vinculam com a derrubada de duas aeronaves piratas procedentes de Miami, que foram derrubadas após violar o espaço aéreo cubano em 1996.

Os promotores, segundo a juíza, não estabeleceram que Hernández levou a Havana informação sobre os voos, nem tinha acordado com autoridades na ilha que os aviões seriam derrubados.

Destaca também que entidades independentes, incluído um grupo das Nações Unidas que avalia detenções arbitrárias, e outros organismos não governamentais, têm sido críticas do processo judicial contra os cinco cubanos.

O editorial enfatiza que se Alan Gross - que tem ameaçado atentar contra sua própria vida em prisão -, morre estando em custódia, a possibilidade de estabelecer uma relação mais saudável com Cuba desaparecerá por vários anos.

"Obama tem que reconhecer que isto é inteiramente evitável, mas tem que atuar logo", conclui.

Fonte: Prensa Latina

 

Última actualización el Lunes, 10 de Noviembre de 2014 01:02
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...