Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

A CRESCENTE CORRUPÇÃO NOS ALTOS ESCALONES DA DITADURA DISPARA AS ALARMES NUMA CUBA EMPOBRECIDA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 16 de Abril de 2010 13:45

A crescente corrupção em Cuba, que se espalha de vendedores de leite a funcionários de alto escalão, disparou alarmes no governo de Raúl Castro que, já na segunda-feira, enviará um exército de auditores a empresas, além de investigar supostas anomalias de alcance internacional.

A morte do executivo chileno Roberto Baudrand, em circunstâncias ainda não esclarecidas e cujo corpo foi encontrado na terça-feira em Havana, reavivou versões sobre uma investigação de corrupção que, presumivelmente, envolve companhias cubanas e empresários do país.

 

De Isabel Sánchez (AFP) – Há 19 horas

HAVANA, Cuba —

Enquanto as autoridades de Cuba aguardam em silêncio, o governo do Chile pediu na quarta-feira uma "exaustiva investigação" sobre a morte de Baudrand, gerente da Alimentos Río Zaza, empresa mista do Estado cubano e do chileno Max Marambio, ex-segurança do presidente Salvador Allende e muito ligado à ilha.

A empresa está sob investigação do Ministério Público de Cuba, que busca respostas, também, numa agência de turismo - propriedade de um irmão de Marambio - e na Cubana de Aviação, entre outras entidades do país, segundo a imprensa chilena.

O governo cubano e acadêmicos reconhecem o alcance representado pela enorme rede de corrupção, que vem crescendo durante décadas, minando a estabilidade da revolução.

"A corrupção é muito mais perigosa que a chamada dissidência interna", advertiu o cientista político Esteban Morales, ao qualificá-la de verdadeira "contrarrevolução" que "pouco a pouco toma posições em certos níveis do Estado e do Governo".

Segundo a promotora Caridad Sabó, a Promotoria Geral detectou "uma tendência ao aumento" da corrupção nos últimos dois anos, "com maior participação de líderes e funcionários".

"Há pessoas em posições de governo que estão se enchendo de dinheiro, para quando a revolução vir abaixo, preparando-se para fazer a transmissão dos bens estatais a mãos privadas, como ocorreu na antiga URSS", disse Morales.

Em uma ofensiva da Controladoria Geral, recém-criada por Raúl Castro, milhares de auditores surpreenderão a partir de segunda-feira, durante um mês, 750 empresas, para submetê-las a perícias.

Desde que assumiu o comando há quase quatro anos, quando seu irmão Fidel Castro ficou doente, Raúl apertou o cerco contra os roubos ao Estado, que alimentam o gigantesco mercado negro, onde os cubanos compram alimentos e produtos a preços mais baixos do que nas lojas, também encontrando nele o que não existe no mercado legal.

Ante as prolongadas carências e baixos salários, a população adotou uma estratégia de subsistência. Desde milhões de litros de combustível até leite, frango, arroz, óleo, açúcar ou café, que saem dos mercados estatais, tudo é vendido no "mercado negro".

Última actualización el Viernes, 16 de Abril de 2010 19:56
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...