Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

DISSIDENTE CUBANO EN GREVE DE FOME DESMAIA DE NOVO E É LEVADO ÀS PRESAS PARA O HOSPITAL PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 11 de Marzo de 2010 22:22

Em mais um sinal de que sua luta está cada dia mais próxima do fim, o jornalista e psicólogo Guillermo Fariñas, uma da vozes mais ativas da oposição cubana, foi levado nesta quinta-feira às pressas para o hospital Arnaldo Milián Castro, em Santa Clara.

O dissidente iniciou uma greve de fome no dia 24 de fevereiro para protestar contra a morte do também dissidente orlando zapat a e pedir a libertação de outros 26 que estão presos e com problemas de saúde.

 

11/03 às 18h54 Christine Lages e Luísa Guedes

Amiga de Fariñas, a conhecida blogueira cubana Yoani Sánchez disse que os médicos consideram o estado de saúde do dissidente gravíssimo. Segundo ela, Fariñas está internado na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado da mãe.

- Os médicos não deram mais detalhes e eu não posso vê-lo. Sua mãe está na UTI com ele e o estado de saúde é muito delicado - disse a blogueira ao GLOBO, por telefone.

no dia 3, o corpo de fariñas deu o primeiro grande sinal de fraqueza

 

O dissidente cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há 16 dias, foi hospitalizado ontem após um novo desmaio. Há uma semana, ele havia sido levado ao hospital pela primeira vez, inconsciente e desidratado.


Fariñas, 48, é jornalista e psicólogo. Ele acumula a experiência de estar em sua 23ª greve de fome.

 

Fariñas afirma que considerava-se "um filho da revolução" - seu pai lutou com Che Guevara no Congo em 1965 e ele mesmo teria servido na campanha de Angola, em 1981. Ele diz ter se tornado opositor em 1989, depois que o então popular general Arnaldo Ochoa, condenado por corrupção e narcotráfico, foi fuzilado.


O psicólogo, que esteve na cadeia por 11 anos, recebeu visita de médicos do Estado e independentes durante a greve de fome e já havia alertado que só iria ao hospital quando perder a consciência. Havana diz que ele é responsável por sua sorte e que não aceitará chantagens.


"Ele perdeu a consciência às 14h e foi levado de carro ao hospital provincial Arnaldo Milián, onde entrou na sala de cuidados intensivos", disse seu porta-voz, Licet Zamora, à agência de notícias France Presse, de Santa Clara (280km ao leste de Havana), onde mora Fariñas.

 

O dissidente foi acompanhado por seu médico pessoal, Ismel Iglesias, que disse se tratar de um "choque glicêmico" semelhante ao que Fariñas sofreu no último dia 3.


Pouco antes do desmaio, o diretor de uma clínica do sistema público de saúde visitou Fariñas, acompanhado de outros médicos, e pediu que ele lhe acompanhasse em uma ambulância até uma clínica para um check-up. O dissidente agradeceu o "profissionalismo e humanidade" com que os médicos o trataram, mas insistiu em não deixar sua casa.


Fariñas começou seu protesto há duas semanas para pedir a liberdade de 26 presos políticos cubanos doentes e em protesto pela morte do também dissidente Orlando Tamayo, após quase três meses de greve de fome.

 

Reuters
Ao telefone, Fariñas dá entrevista à agência The Associated Press
Última actualización el Viernes, 12 de Marzo de 2010 09:21
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...