Cuba castrista apoya a Guyana en el reclamo que Venezuela hace de parte del territorio guyanes

Ante la disputado sobre el territorio Esequibo entre Venezuela y Guyana, ha habido ...

México: ¿Quién ganó el segundo debate presidencial 2024? Esto revelaron las encuestas

Con la cuenta regresiva para las elecciones del 2 de junio, este ...

Sentenciaron con hasta 15 años de cárcel a 13 cubanos que protestaron contra el régimen en 2022

El Tribunal Municipal de Camagüey sentenció con penas de hasta 15 años ...

Antony Blinken instó a las monarquías árabes del Golfo a crear una defensa integrada ante la amenaza

El jefe de la diplomacia de Estados Unidos, Antony Blinken, instó el ...

Falta de tudo em Cuba, ate dinheiro: país vive escassez de notas em meio à pior crise econômica em d

Alejandro Fonseca ficou várias horas na fila do lado de fora de ...

Washington Post pede investigação de morte de Payá com o apoio de EUA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 17 de Marzo de 2013 13:07

O jornal estadunidense The Washington Post pediu, em um de seus editoriais, uma “investigação completa” sobre a morte do dissidente cubano Oswaldo Payá que, ademais, conte com o apoio do Governo dos EUA.

Infolatam/EFE.-

A ONU confirmou que recebeu um pedido da família de Payá para que apoie sua petição de que uma comissão internacional independente investigue as circunstâncias da morte de seu pai, no ano passado.

 

“A morte do dissidente cubano merece uma investigação completa, com o apoio dos Estados Unidos”, prega o subtítulo do texto, cujo título é “O significado do silêncio”.

“Nelson Mandela foi preso em Robben Island. Andrei Sakharov foi exilado em Goeky. Vaclav Havel foi levado a um cárcere em Praga. Aung San Su Kyi foi mantido em prisão domiciliar em repetidas ocasiões. Todas estas vozes valentes e dissidentes foram caladas em algum momento por regimes autoritários, mas ao final, encontraram seu caminho para a liberdade”, diz o texto.

Oswaldo Payá nunca teve essa oportunidade”, acrescenta.

O jornal remete-se, ademais, a uma recente entrevista que realizou com Ángel Carromero, quem conduzia o carro que sofreu o acidente no qual morreu Payá, e quem assegurou que o veículo sofreu uma investida por trás causada por outro automóvel.

O editorial reconhece as declarações emitidas desde a Casa Branca, que lhe “deram tributo” ao morrer, bem como sua rejeição às detenções de outros ativistas durante seu funeral, mas reclama a reação da Casa Branca ante as afirmações de Carromero.

“Na semana passada, desde que a entrevista de Carromero foi publicada, a administração não disse uma palavra”, reclama.

A ONU confirmou que recebeu um pedido da família do falecido dissidente cubano Oswaldo Payá para que apoie sua petição de que uma comissão internacional independente investigue as circunstâncias da morte de seu pai, no ano passado.

“Podemos confirmar que a petição foi recebida”, afirmou um porta-voz anexo das Nações Unidas, Eduardo del Buey.

Acrescentou que o mecanismo de direitos humanos da ONU, incluindo o Conselho de Direitos Humanos, “foram informados do caso e estão em contato com representantes” de Payá.

Rosa María Payá, filha do dissidente cubano, pediu na terça-feira passada à ONU que apoie sua petição para que uma comissão internacional independente investigue a morte de seu pai.

Payá interveio nesse dia ante o Conselho de Direitos Humanos da ONU (em Genebra), ao qual difundiu uma carta aberta ao secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e à Alta Comissionada da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay.

Nessa carta aberta, Rosa María Payá diz que o Governo cubano pode estar por trás do acidente do dia 22 de julho passado, no qual morreram seu pai e outro dissidente, Harold Cepero.

Tomado de INFOLATAM/EFE

Última actualización el Jueves, 21 de Marzo de 2013 08:58
 

Add comment


Security code
Refresh

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...