Cuba castrista apoya a Guyana en el reclamo que Venezuela hace de parte del territorio guyanes

Ante la disputado sobre el territorio Esequibo entre Venezuela y Guyana, ha habido ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Brasil manda recado ao Maduro: "Se Chávez morrer, Venezuela deve ter eleições o antes possível" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 15 de Enero de 2013 01:37

O Brasil está enviando mensagens ao governo venezuelano sobre a necessidade de realizar eleições o mais rapidamente possível caso o presidente Hugo Chávez morra, disseram autoridades de alto escalão à Reuters nesta segunda-feira (14), numa intervenção que pode contribuir para uma transição mais tranquila em Caracas.

As autoridades brasileiras já transmitiram seu desejo diretamente ao vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro , disseram as fontes oficiais sob anonimato.

Análise 1: Oposição na Venezuela racha após Justiça manter Chávez no poder

"Estamos explicitamente dizendo que, se Chávez morrer, gostaríamos de ver eleições assim que possível", disse uma fonte. "Achamos que essa é a melhor forma de assegurar uma transição pacífica, que é o maior desejo do Brasil."

Leia:  Oposição na Venezuela racha após Justiça manter Chávez no poder

Chávez está internado em um hospital de Cuba, após se submeter à quarta cirurgia contra um câncer em 18 meses. Ele não é visto nem ouvido em público há um mês, o que motiva especulações de que estaria à beira da morte.

Análise 2: Apesar de diferenças, chavistas devem manter união para evitar suicídio político

A Constituição venezuelana prevê a realização de novas eleições em 30 dias em caso de incapacitação permanente do presidente. Antes de embarcar para Cuba, Chávez pediu à população que apoiasse Maduro se o câncer o impedisse de continuar governando. Nos bastidores, tanto a oposição quanto o chavismo parecem estar se preparando para uma nova votação.

Endosso externo: OEA 'respeita totalmente' decisão da Venezuela de prorrogar posse

Mas algumas autoridades da região e alguns antichavistas mais radicais manifestam reservadamente o temor de que o governo possa alterar as regras em seu benefício, especialmente se as pesquisas apontarem para uma derrota de Maduro na eleição.

Chávez, que foi eleito em 2012 para um novo mandato de seis anos, deveria ter tomado posse na semana passada, mas não compareceu. A Suprema Corte decidiu então, de forma polêmica, adiar o início do novo mandato presidencial, o que reforçou os temores da oposição sobre as brechas que poderiam ser usadas para manter o chavismo no poder.

O governo venezuelano disse no domingo que a saúde de Chávez se estabilizou , mas que ele ainda precisa de cuidados especiais por causa de uma infecção pulmonar.

A posição de Brasília a respeito da Venezuela é importante porque o Brasil é disparadamente o maior país da América Latina, com grande influência econômica e diplomática sobre os vizinhos.

O PT, partido da presidente Dilma Rousseff, manteve forte apoio a Chávez na última década, mas ao mesmo tempo ela é considerada suficientemente neutra e democrática para agir como uma mediadora imparcial que ajude a Venezuela a superar uma eventual crise política.

Por intermédio de "emissários", os brasileiros também comunicaram seu desejo de eleições rápidas ao principal líder da oposição, Henrique Capriles . Ao apoiar claramente uma solução diplomática agora, o Brasil espera dissuadir Capriles e outros de estimularem distúrbios caso Chávez morra, segundo as fontes.

"Estamos muito empenhados em assegurar que haja paz", disse a primeira fonte.

Capriles, visto como virtual rival de Maduro na eventual disputa, adota até agora um tom relativamente discreto na crise. Na semana passada, ele disse que os chavistas iriam "ganhar" politicamente caso haja um confronto violento.

O Brasil também mantém os Estados Unidos informados sobre seus esforços e espera que Washington permita que o governo Dilma assuma a liderança na gestão de uma eventual crise. Chávez é uma das principais vozes antiamericanas do mundo atual, e as autoridades brasileiras dizem temer que uma intervenção direta dos Estados Unidos em assuntos venezuelanos termine por ter efeitos negativos.

A oposição venezuelana exige que Chávez se afaste e nomeie um presidente interino enquanto se recupera, mas essas exigências até agora têm sido ignoradas pelos governos da região, incluindo o Brasil.

Tomado de IG.COM.BR

Última actualización el Jueves, 17 de Enero de 2013 09:06
 

Comments  

 
0 #1 humberto sisley 2013-01-22 16:44
é um grave engano achar que a Dilma pode ser "suficientemente neutra e democrática".
Quote
 

Add comment


Security code
Refresh

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...