Grundberger: 'La Habana es una especie de Vaticano socialista cuyos dogmas no se cuestionan'

Hay grupos políticos que dañan la democracia en América Latina, grupos que ...

Catástrofe climática en Rio Grande do Sul, Brasil

Las devastadoras imágenes de las inundaciones en el sur de Brasil no ...

Persecución contra la prensa en Venezuela: la dictadura chavista acusó a periodistas de ArmandoInfo

El fiscal general de Venezuela, el chavista Tarek William Saab, acusó este ...

AstraZeneca retirará su vacuna contra el COVID-19 a nivel mundial. Peligro de coágulos

La farmacéutica anglo-sueca AstraZeneca está retirando su vacuna COVID-19 en todo el ...

Tragédia no Rio Grande do Sul chega a 100 mortos; 230 mil deixaram suas casas

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul continua ...

YOANI SÁNCHEZ ARBITRARIAMENTE PRESA EM CUBA: EUA E ITÁLIA "PREOCUPADOS" PELA PRISSÃO DA BLOGUEIRA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 05 de Octubre de 2012 19:20

HAVANA - A blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez foi presa na quinta-feira à tarde com seu marido, o jornalista Reinaldo Escobar, e um outro blogueiro chamado Agustín Díaz, informaram ativistas nesta sexta-feira, numa medida que despertou preocupação internacional.

 Yoani em foto junto com o marido Reinaldo Escobar: os dois foram detidos na quinta-feira Foto: Javier Galeano / AP

Os três estavam em um carro a caminho do julgamento do espanhol Ángel Carromero, na cidade de Bayamo. Eles esperavam poder acompanhar a audiência como jornalistas, já que Yoani é colaboradora do jornal espanhol “El País” e Escobar é repórter do “Diário de Cuba”. O espanhol é acusado de ter causado a morte do ativista Oswaldo Payá em um acidente de carro.

“El País” diz ter confirmado a prisão de Yoani com o filho da blogueira, Teo. O fotógrafo Orlando Luis Pardo Lazo escreveu no Twitter que Yoani, o marido e Díaz foram presos por volta das 18h de quinta-feira, mas só puderam avisar seus parentes às 3h da madrugada. A notícia já corre pelas redes sociais e foi confirmada pelo opositor Guillermo Fariñas, em entrevista ao GLOBO.

- Não sabemos como Yoani está e nem para onde a polícia a levou. Para nós, ela está desaparecida. Seu telefone parece ter sido confiscado, pois não funciona e o governo não deu explicação alguma sobre a prisão dela - disse Fariñas. - Ela estava a caminho do julgamento do espanhol Ángel Carromero a trabalho, como correspondente do jornal “El País” - acrescentou.

A medida foi condenada pelo Comitê de Proteção aos Jornalistas condenou a prisão e pediu a libertação imediata dos blogueiros. Em nota, o coordenador do Programa para Américas do CPJ, Carlos Lauría, afirmou que “a prisão desses jornalistas indica que o governo cubano continua sua prática de punição à cobertura independente.

O ministro do Exterior da Itália, Giulio Terzi, por sua vez, foi a primeira autoridade de outro país a se manifestar sobre o assunto. Terzi disse esperar que “o incidente se resolva rapidamente com a libertação” de Yoani e de seu marido.

- Eu pedi à nossa embaixada em Havana para acompanhar o assunto de perto. Também pedimos a Bruxelas que aumente sua supervisão e avalie qualquer desenvolvimento dentro da questão das atividades de direitos humanos em Cuba - disse o chanceler.

Elizardo Sánchez, porta-voz da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional - organização que registra detenções políticas no país - acrescentou ao GLOBO que Yoani e Escobar não foram creditados pelo governo como repórteres que poderiam assistir à audiência de Carromero. Quando o casal e Díaz chegaram a Bayamo, foram parados por uma operação policial que tinha como objetivo deter ativistas que pudessem participar de manifestações relacionadas ao julgamento do espanhol. Como as autoridades não reconhecem Yoani, Escobar e Díaz como jornalistas, mas sim como militantes, eles foram presos, conta Sánchez.

- Por volta das seis horas da tarde de ontem, Yoani, o marido Reinaldo Escobar e o ativista Agustín Díaz foram detidos na cidade de Bayamo, a cerca de 800 quilômetros de Havana. Yoani e Escobar não estavam credenciados para participar do julgamento e foram reconhecidos pela polícia, que fazia uma operação na cidade contra ativistas - conta Sanchéz. - Outros seis ativistas locais também foram detidos na operação na cidade - acrescentou.

Apesar do fato de Yoani estar incomunicável, Sanchéz acredita que a detenção da blogueira e colaboradora do “El País” será temporária.

- Acredito que a prisão de Yoani, Escobar e Díaz seja temporária. As autoridades devem libertá-los no decorrer desta sexta-feira - salientou Sanchéz.

O julgamento de Ángel Carromero deve começar ainda nesta sexta-feira. Somente alguns repórteres foram autorizados pelo governo a entrar no tribunal, mas sob a condição de não portar nenhum aparelho de gravação. Carromero estava dirigindo o carro no momento do acidente que matou o ativista Oswaldo Payá. O espanhol é acusado de homicídio imprudente. A promotoria pede pena de sete anos.

Segundo García Ginarte, jornalista da televisão de Bayamo, Yoani iria acompanhar o julgamento como “correspondente ilegal” do jornal espanhol “El País”. Ao anunciar a prisão, Ginarte, um defensor do governo dos Castro, acusou a dissidente de querer incitar um “show midiático” e de ser pró-EUA.

Em 9 meses, mais prisões que em todo ano de 2011

Um relatório divulgado pela Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional mostrou um aumento nas prisões por motivações políticas. Nos primeiros nove meses deste ano, foram mil detenções a mais que em 2011 inteiro. Em entrevista ao O GLOBO, por telefone, Elizardo Sánchez lembrou que a visita do Papa Bento XVI e as manifestações que ocorreram na época foram uma das causas para o salto do número, mas reforçou que a principal razão para o aumento da repressão mês a mês é um maior descontentamento da população cubana.

- Em Cuba, as pessoas não se manifestam como o que acontece no Chile ou no Brasil. Lá são sociedades abertas. Aqui, se elas forem às ruas, vão ser presas. A insatisfação está aumentando e os grupos de oposição também. Há algum tempo, as manifestações eram de poucas pessoas nas ruas. Agora são milhares - afirmou Sánchez.

Última actualización el Viernes, 05 de Octubre de 2012 19:33
 

Comments  

 
0 #1 Paige 2015-03-26 12:01
One important aspect which can influence appetite control is the thought of food cravings.

It was a smaller study plus more research must be done, but the answers are looking
favorable. Drink Water-- The only liquid you ought to drink is water.


My website tamar
braxton weight loss after pregnancy: http://www.Bing.com/search?q=weight+loss+and+diabetes
Quote
 

Add comment


Security code
Refresh

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...