El arzobispo de Santiago de Cuba pide comida, corriente y libertad para el pueblo

El arzobispo de Santiago de Cuba, monseñor Dionisio García Ibáñez, reiteró este ...

Milei enfrenta a Maduro y le advirtió que la Argentina protegerá a los seis dirigentes perseguidos p

Javier Milei enfrenta a Nicolás Maduro por sus sistemáticas violaciones a los ...

Finalmente la Plataforma Unitaria de Maria Corina logró inscribir a un candidato para las presidenci

El Consejo Nacional Electoral (CNE) de Venezuela informó este martes de la ...

Ataque terrorista islámico en Moscú: 115 muertos

Una ataque terrorista perpetrado por el Estado Islámico ocurrió este viernes en ...

Cuba pede ajuda ao Programa de Alimentação da ONU: o que isso diz sobre a economia do país

A situação econômica em Cuba está tão difícil que pela primeira vez o go...

Notícias: Brasil
Cuba usa máquinas brasileiras na colheita de cana PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 14 de Julio de 2011 20:49

HAVANA — Um programa de modernização da centenária indústria açucareira está em andamento em Cuba. Ele inclui a troca das antigas colheitadeiras KTP1 de tecnologia soviética por eficientes máquinas brasileiras.

Trata-se do "projeto Vitrine", ensaiado desde 2008 no engenho "Jesús Rabí", 160 km a leste de Havana, que busca a ressurreição dessa indústria sob três princípios: "novas tecnologias, agricultura de precisão e automatização industrial".

Aplicados os três princípios, a fábrica concluiu a última safra com 40.650 toneladas de açúcar, 9.000 toneladas acima do previsto.

A indústria açucareira, que durante anos foi a coluna vertebral da economia da ilha, decaiu depois do desaparecimento do bloco soviético nos anos 1990 e a safra de 8,2 milhões de toneladas caiu a pouco mais de 1 milhão atualmente.

Em 2003, ela foi racionalizada, em busca de eficiência. Suas 155 fábricas e as enormes extensões de terra dedicadas ao cultivo foram reduzidas em 60%, deixando uma capacidade industrial para cerca de 4 milhões de toneladas.

Mas ainda assim, a maior produção alcançada nos últimos 15 anos foi de 1,4 milhão de toneladas em 2008. Os especialistas afirmam que falta investimento, estímulo e organização.

Na fábrica Rabí, foram vendidos aos produtores novos equipamentos de irrigação, implementos de cultivo e os preços da cana subiram.

Duas de suas cooperativas obtiveram rendimentos de 82,5 e 91 toneladas de cana por hectare, mais que o dobro das 32,5 da média nacional e até acima das 73,5 toneladas do Brasil, a mais alta da região.

Um total de 24 colheitadeiras KTP1, 34 caminhões, 108 trens, quatro locomotivas, 92 carretas e 77 tratores, até somar 247 equipamentos, foram substituídos por 66 mais modernos. O salto da produtividade e a economia de combustível e mão de obra foram consideráveis.

"Estou ganhando o dobro do dinheiro que podia obter com uma KTP. Tive quinzenas de 2.295 pesos (91 dólares)", disse à revista um operador. O salário médio em Cuba é de 460 pesos, cerca de 18 dólares.

Segundo os especialistas, o investimento será amortizado em um ano e meio apenas pela economia de recursos, além do aumento da produção açucareira.

 
Brasil oferece enviar médicos para tratar Chávez PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 08 de Julio de 2011 11:29

O governo do Brasil ofereceu enviar alguns médicos de hospitais privados para a Venezuela a fim de ajudar no tratamento do presidente Hugo Chávez, disse uma pessoa próxima à presidente Dilma Rousseff à Dow Jones. "Houve uma oferta para que alguns médicos viajassem a Caracas para ajudar a equipe médica que está cuidando do presidente", disse a fonte, que pediu para não ser identificada. "Os médicos seriam de hospitais privados de São Paulo", acrescentou.

Na semana passada, Chávez revelou que tem câncer, após ter sido submetido a uma cirurgia em Cuba, onde permaneceu por quase um mês. O presidente venezuelano não deu detalhes do diagnóstico. A fonte disse que Chávez não viajaria ao Brasil. Alguns meios de informação sugeriram recentemente que Chávez poderia buscar tratamento no Brasil.

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, se submete a tratamento de câncer no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. As informações são da Dow Jones.

Última actualización el Viernes, 08 de Julio de 2011 11:32
 
Chávez retorna após tratamento em Cuba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 05 de Julio de 2011 11:31

Venezuela — O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retornou a Caracas na madrugada de ontem, a tempo das comemorações pelo bicentenário da independência do país, em 5 de julho, disseram autoridades. Chávez estava havia quase um mês em Cuba, onde se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno. “É o início do retorno”, declarou um Chávez com aspecto saudável em entrevista concedida à televisão estatal venezuelana. “Nós chegamos aqui quando o sol estava nascendo. Estou muito feliz por estar de volta”, prosseguiu ele. O presidente notou, porém, que dificilmente participará dos atos de celebração do bicentenário da independência. “Mas estou aqui e estarei aqui com vocês de meu posto de comando no coração de Caracas, de onde nunca saí”, afirmou.

Última actualización el Martes, 05 de Julio de 2011 11:33
 
Após enviar carta, Chomsky confia que Chávez liberte juíza PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 08 de Julio de 2011 11:35

O intelectual e ativista político americano Noam Chomsky confia que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, liberte a juíza María Lourdes Afiuni, após pedir-lhe em carta pública.

Foi o que explicou nesta quarta-feira o próprio Chomsky em declarações à Agência Efe, nas quais esclareceu por que decidiu tomar partido em um caso de direitos humanos que cabe a um Governo pelo qual sempre expressou simpatia.

"Estou constantemente comprometido com iniciativas de direitos humanos e com outros meios que vão além de escrever cartas. A razão pela qual escolhi este caso é que parecia que o gesto poderia deter o que parece ser um abuso significativo (dos direitos humanos)", destacou o intelectual.

María Lourdes Afiuni está presa desde dezembro de 2009 por libertar e supostamente facilitar a fuga do país do empresário Eligio Cedeño, detido em 2007 sob a acusação de realizar operações cambiais ilegais e fraude contra o Estado.

O próprio Chávez pediu sua condenação a 30 anos de prisão. Por isso, organizações internacionais de direitos humanos denunciaram que, no caso de Afiuni, há uma intromissão do Executivo no Poder Judiciário.

"Preservo grandes esperanças de que o presidente Chávez considere um ato humanitário que acabe com a prisão da juíza", disse Chomsky em sua carta.

Chomsky envolveu-se no caso em setembro de 2010, quando a Iniciativa Latino-Americana do Carr Center for Human Rights da Universidade de Harvard (EUA) entrou em contato com ele para que colaborasse em uma campanha internacional em protesto pelo tratamento que a Venezuela tinha dado a Afiuni.

Assim explicou à Efe Leonardo Vivas, o coordenador da Iniciativa Latino-Americana. Segundo ele, convencer Chomsky de participar foi fácil. "Sua proximidade ao Governo de Chávez era algo positivo, já que isso o transformava em uma pessoa que poderia ser ouvida em Caracas", ressaltou Vivas.

Chávez já expressou em várias ocasiões sua admiração por Chomsky, a quem chegou a classificar publicamente como "campeão do pensamento crítico".

Em janeiro, as autoridades venezuelanas concederam prisão domiciliar a Afiuni, devido ao delicado estado de saúde da acusada, uma mudança que Vivas atribui em parte à posição manifestada por Chomsky no caso.

Última actualización el Viernes, 08 de Julio de 2011 11:39
 
‘MELHOR SERIA CHÁVEZ SE CANDIDATAR E PERDER’, DIZ LÍDER DE OPOSIÇÃO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 07 de Julio de 2011 14:26

CARACAS, 7 JUL (ANSA) – Um dos principais líderes da oposição da Venezuela Henrique Capriles afirmou que o melhor seria que o presidente Hugo Chávez concorresse à reeleição no pleito previsto para 2012 e perdesse.

“O melhor que pode acontecer à Venezuela e à região é que Chávez seja candidato e perca as eleições porque [senão] vai parecer que aqui os presidentes podem se reeleger para sempre”, declarou Capriles, atual governador de Miranda, em uma coletiva de imprensa para correspondentes internacionais.

O pré-candidato, um dos favoritos para vencer as eleições primárias da aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), disse que o calendário para a escolha do adversário de Chávez se mantém vigente.

Capriles criticou o “manejo” das informações e o hermetismo oficial sobre o estado de saúde do mandatário: “Trataram de gerar todo um clima de desinformação”.

O opositor também defendeu que o país deve “ter um ministro, um presidente e um vice-presidente que sempre falem a verdade. Não se pode jogar com o povo”.

Ele ainda desejou a pronta recuperação do mandatário que foi submetido, em Cuba, a uma cirurgia para retirada de um tumor cancerígeno. Chávez voltou para a Venezuela na segunda-feira passada depois de ter permanecido quase um mês na ilha caribenha. (ANSA)

Última actualización el Jueves, 07 de Julio de 2011 14:29
 
«InicioPrev901902903904905906907908909910PróximoFin»

Página 903 de 943