El arzobispo de Santiago de Cuba pide comida, corriente y libertad para el pueblo

El arzobispo de Santiago de Cuba, monseñor Dionisio García Ibáñez, reiteró este ...

Milei enfrenta a Maduro y le advirtió que la Argentina protegerá a los seis dirigentes perseguidos p

Javier Milei enfrenta a Nicolás Maduro por sus sistemáticas violaciones a los ...

Finalmente la Plataforma Unitaria de Maria Corina logró inscribir a un candidato para las presidenci

El Consejo Nacional Electoral (CNE) de Venezuela informó este martes de la ...

Ataque terrorista islámico en Moscú: 115 muertos

Una ataque terrorista perpetrado por el Estado Islámico ocurrió este viernes en ...

Cuba pede ajuda ao Programa de Alimentação da ONU: o que isso diz sobre a economia do país

A situação econômica em Cuba está tão difícil que pela primeira vez o go...

Notícias: Brasil
Fidel Castro sabia que Kennedy seria baleado, diz ex-agente da CIA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 01 de Junio de 2012 09:05

O ex-líder cubano Fidel Castro sabia que o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, seria baleado em Dallas (Texas) a 22 de novembro de 1963, segundo Brian Latell, um antigo analista da CIA e especialista em Cuba, no seu livro «Castro`s Secrets. The CIA and Cuba's Intelligence Machine» (Os segredos de Castro. A máquina da Inteligência da CIA e de Cuba)

«Durante mais de 49 anos Fidel Castro mentiu sobre o que sabia sobre o assassínio do presidente Kennedy», afirmou quinta-feira Latell durante a apresentação do seu livro no centro conservador Heritage Foundation, em Washington.

Já aposentado, Latell, antigo chefe do Gabinete Nacional de Inteligência para a América Latina da CIA entre 1990-1994 que seguiu Castro desde os anos de 1960, garantiu que Fidel sabia que ocorreria um tiroteio no Texas.

Horas antes da ocorrência, o jovem agente cubano Florentino Aspillaga, encarregado de interceptar a partir da ilha as comunicações por rádio da estação da CIA em Miami e vigiar o movimento de navios norte-americanos que pudessem realizar operações clandestinas contra Castro, recebeu uma ordem pouco usual.

«Parem todos os esforços contra a CIA e concentra todas as equipas, antenas e atenção no Texas», contou Latell a partir do relato do próprio Aspillaga, que desertou em 1987 e em 2007 aceitou ser entrevistado pelo ex-analista para contar a sua história.

«Eles sabiam. Fidel sabia», disse Aspillaga a Latell. O cubano também disse que o regime tinha informação sobre Lee Harvey Oswald, autor do tiroteio.

Oswald, comunista simpatizante do regime cubano, visitou Cuba  em setembro de 1963 com a intenção de lutar pelo «tio Fidel», como lhe chamava. Segundo o autor, não há evidência que o assassino colaborasse com os serviços de inteligência cubanos, mas as autoridades ocultaram o que sabiam sobre Oswald.

Na época de Kennedy, os dois presidentes eram inimigos e Castro pensou que Washington culparia Havana pelo assassinato e invadiria a ilha em represália pelo homicídio, segundo documentos da época. «Ele sabia que iam disparar contra Kennedy naquela manhã em Dallas, e que Lee Harvey Oswald ia realizar o tiroteio. Por isso mentiu, para salvar o seu próprio pescoço», afirmou Latell.

O autor comparou as revelações de Aspillaga com entrevistas de mais de 60 agentes da CIA, do FBI e do Governo, a maioria aposentados, assim como cerca de 50 mil documentos disponíveis nos Arquivos Nacionais.

O ex-analista reconheceu que os Estados Unidos «subestimaram» os serviços secretos cubanos daquela época, que realizavam operações «muito sofisticadas», inclusivamente com diversos agentes duplos. Latell afirmou também que Fidel Castro era a cabeça dos serviços de espionagem, supervisionava determinadas operações e escolhia pessoalmente os agentes para executá-las.

Ana Montes (detida nos EUA em 2001) que trabalhava para o Pentágono e condenada a 25 anos de prisão, e Walter Kendall Myers, ex-funcionário do Departamento de Estado, detido em 2009 juntamente com a mulher, Gwendolyn, ambos septuagenários, são alguns exemplos. Todos admitiram ter espiado para Cuba durante 30 anos.

 
Cuba: Vice-presidente do Irã inicia visita oficial à ilha PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 29 de Mayo de 2012 17:43

Infolatam/EFE

O vice-presidente do Irã, Ali Saeidlo, iniciou neste domingo uma visita oficial a Cuba, onde se encontrará com autoridades do país, com o objetivo de fortalecer os laços entre as duas nações.

Saeidlo chegou à ilha na tarde do domingo e encontrará hoje com o vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, segundo comunicado doMinistério das Relações Exteriores de Cuba.

Além do encontro, a nota diz apenas que o dirigente iraniano realizará outras atividades na ilha.

A chegada de Saeidlo ocorre após a visita que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, fez em janeiro para Cuba, dentro de uma programação que incluiu outros países da América Latina.

Na ocasião, Ahmadinejad se reuniu com o presidente cubano Raúl Castro e também com seu irmão Fidel. O Governo de Cuba apoia o direito do Irã manter um programa nuclear com fins pacíficos.

Em relação à cooperação bilateral, Cuba e Irã realizaram em setembro de 2010 uma reunião em Havana na qual Teerã aumentou para 500 milhões de euros sua linha de crédito para ilha.

 
Volei: Seleção feminina de Cuba não consegue se classificar para Londres PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 26 de Mayo de 2012 11:37

Depois de perdido a decisão do Pré-Olímpico da Norceca (Confederação de Vôlei das Américas do Norte e Central), a seleção feminina de Cuba fez um apelo e foi atendida. Precisava de apoio financeiro para viajar para o Japão, onde está sendo realizada a repescagem mundial. Apesar do esforço, a equipe não atingiu o objetivo. Nesta sexta-feira, o time perdeu para as japonesas por 3 sets a 2, parciais de  25/23, 18/25, 25/16, 23/25 e 17/15. Foi a quarta derrota em cinco partidas, e o adeus ao sonho de conseguir uma das três vagas que estavam em disputa para os Jogos de Londres.

Um delas já foi assegurada pela Rússia. Japão, Coreia, Sérvia e Tailândia estão na briga pelas duas restantes. Esta é a primeira vez, desde Seul-1988, que as cubanas ficam fora de uma edição das Oimpíadas. Em três delas - Barcelona-92, Atlanta-96 e Sydney-2000 - conquistaram a medalha de ouro.

Yoana Palacios na partida de vôlei de Cuba x Japão (Foto: AFP)Palacios tenta passar pelo bloqueio japonês (Foto: AFP)

Tomado da GLOBO.COM
Última actualización el Sábado, 26 de Mayo de 2012 11:39
 
Repsol anuncia fim das operações de procura por petróleo em Cuba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 30 de Mayo de 2012 11:22

A petrolífera espanhola Repsol anunciou nesta terça-feira que abandonará suas operações em Cuba depois de falhar em descobrir petróleo na ilha.

Um porta-voz da multinacional afirmou que os altos custos e o baixo índice de sucesso envolvendo a exploração foram cruciais para a tomada de decisão da empresa.

A Repsol, que começou o trabalho de perfuração há quatro meses, deve ser substituída por uma companhia da Malásia, Petronas.

O governo cubano conta com o potencial das reservas marítimas de petróleo e gás para retomar o crescimento de sua economia e reduzir a dependência da Venezuela, país do qual importa o óleo a taxas subsidiadas.

Tomado de BBC Brasil

 
Colômbia: Uribe diz que “ditadura de Venezuela” o acusa de tramar atentado contra Londoño PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Lunes, 28 de Mayo de 2012 15:24

O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe (2002-2010) assegurou que a “ditadura de Venezuela” o acusa de ter tramado o atentado contra seu correligionário e ex-ministro Fernando Londoño no passado 15 de maio em Bogotá e que supostamente entregou as provas disso ao Ministro colombiano de Defesa.

A “Ditadura da Venezuela filtra que entregou ao Ministério da Defesa Colômbia provas sobre a infâmia (de) que eu pus a bomba contra o doutor Londoño”, escreveu Uribe em sua conta da rede social Twitter, plataforma que usa o ex-mandátario para fazer a maioria de suas declarações públicas.

Antes, Uribe convidava a ler a “nova infâmia de porta-vozes da turva ditadura da Venezuela” e anexava um link a um portal no qual se recolhe a origem da acusação.

Trata-se de um programa transmitido pela Venezuelana de Televisión (VTV, estatal) em que seu apresentador, o cientista político Miguel Ángel Pérez Pirela, diz que “se comprovou que o suposto atentado ao ex-ministro Londoño da Colômbia foi planejado e executado por eles mesmos, Álvaro Uribe e supostamente, o mesmíssimo Londoño”.

O ex-presidente, que em todo o momento se refere a seus acusadores como “a ditadura da Venezuela”, opinou também no Twitter que nesse suposto regime “se juntam covardia, mentira, proteção de assassinos, criação de truques e expressão sobreposta de infâmias”.

Londoño foi ministro de Interior e Justiça de Uribe nos dois primeiros anos de seu Governo, entre 2002 e 2004, e ainda mantêm uma relação estreita da qual têm mostrado desde o atentado, no qual a vítima resultou ferida, mas perdeu dois homens do seu esquema de segurança.

O ex-ministro, que agora tem um programa radiofônico de opinião e é docente, manifestou recentemente sua certeza sobre o fato de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) estiveram por trás do ataque perpetrado com uma ‘bomba lapa’ aderida ao seu veículo enquanto esperava que o sinal abrisse.

Ademais, criticou que o Governo do presidente Juan Manuel Santos tenha insistido em embaralhar a possibilidade de que os autores do ato terrorista possam ser também da extrema direita.

Infolatam/Efe
Bogotá, 27 de maio de 2012

Última actualización el Lunes, 28 de Mayo de 2012 15:26
 
«InicioPrev881882883884885886887888889890PróximoFin»

Página 881 de 943