El arzobispo de Santiago de Cuba pide comida, corriente y libertad para el pueblo

El arzobispo de Santiago de Cuba, monseñor Dionisio García Ibáñez, reiteró este ...

Milei enfrenta a Maduro y le advirtió que la Argentina protegerá a los seis dirigentes perseguidos p

Javier Milei enfrenta a Nicolás Maduro por sus sistemáticas violaciones a los ...

Finalmente la Plataforma Unitaria de Maria Corina logró inscribir a un candidato para las presidenci

El Consejo Nacional Electoral (CNE) de Venezuela informó este martes de la ...

Ataque terrorista islámico en Moscú: 115 muertos

Una ataque terrorista perpetrado por el Estado Islámico ocurrió este viernes en ...

Cuba pede ajuda ao Programa de Alimentação da ONU: o que isso diz sobre a economia do país

A situação econômica em Cuba está tão difícil que pela primeira vez o go...

Notícias: Brasil
Suposta imagem de Hugo Chávez morto circula na internet e já foi compartilhada por mais de 20 mil pessoas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 18 de Enero de 2013 09:11

O presidente da Venezuela e líder do movimento bolivariano, Hugo Chávez, deixou o país no dia 10 de dezembro de 2012 para tratar um câncer em Cuba. Desde sua despedida, o polêmico político latino-americano não é visto, o que tem levantado diversas interpretações sobre seu estado de saúde.

Em 1º de janeiro de 2013, o Informador del Chile alegou que o líder estaria morto desde dezembro. Poucos dias depois, um internauta colocou em um site de relacionamentos uma foto que seria do presidente venezuelano morto. A imagem reforçou a tese de que Chávez não sobreviveu à quarta operação para tratar o câncer.

A foto é bem realista e mostra o líder já dentro de um caixão. Essa publicação tem sido dividida por muitos internautas e até agora recebeu mais de 20 mil compartilhamentos.

Nomeação de novo ministro venezuelano contém assinatura de Chávez, diz imprensa

Opositor exige que Chávez apareça e fale com população venezuelana

Países que recebem petróleo barato temem ficar órfãos de Chávez

Recentemente, o líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, exigiu que o presidente viesse a público, o que não aconteceu. Em resposta ao opositor, o vice-presidente do país, Nicolás Maduro, apareceu na imprensa afirmando que Chávez está vivo e acompanha de perto tudo que se passa na Venezuela hoje.

Frequentemente, boatos similares rondam os políticos polêmicos, como é o caso do cubano Fidel Castro, dado como morto dezenas de vezes desde que se afastou do poder — e que ainda está vivo. Apenas o núcleo mais próximo dessas lideranças conhece de fato o que está acontecendo. Enquanto pouco se sabe, resta ao público esperar ou especular. Certamente, os que compartilham imagens como essa fazem parte do time dos especuladores.

Tomado de NOTÍCIAS R7

 
Fortuna de Fidel Castro supera os 900 milhões de dólares PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 13 de Enero de 2013 11:34

O presidente cubano, Fidel Castro, é o sétimo mandatário más adinheirado do mundo, seguno reporta o mais recente 'ranking' da revista 'Forbes', que procura destacar aos 10 governantes mais ricos do planeta. Com uma fortuna avaliada em U$ 900 milhões, ubica-se por cima das Rainas, Isabel da Inglaterra e Beatriz da Holanda.

(espanhol)

Sin embargo, no supera a la riqueza del Rey de Arabia Saudita, Abdullah Bin Abdelaziz, quien se ubica en el primer lugar de la tabla con U$ 21 mil millones, seguido por el Sultán de Brunei, Hassanal Bolkiah, con U$ 20 mil millones;  la del Presidente de Emiratos Árabes Unidos, Jalifa bin Zayed Al Nahyan con U$ 19 mil millones; el Emir de Dubai, Mohamad bin Rachid con U$ 14 mil millones, la del Príncipe de Liechtenstein,  Hans-Adam, con U$ 4 mil millones, ni la del  Príncipe de Mónaco, Alberto II con mil millones de dólares.

A pesar de eso, lo asombroso del estudio es que Castro reune más dinero que el Presidente africano de Guinea Ecuatorial, Teodoro Obiang, quien alcanza los U$ 600 millones; la Reina Isabel II de Inglaterra, con U$ 500 millones y finalmente la Reina Beatriz de Holanda, con U$ 270 millones.

¿Cómo se explica la riqueza de Castro?

Para los creadores del 'ranking', la fortuna de Fidel Castro ha crecido enormemente en los últimos años, dado que en 2003  tan sólo se le calculaba una riqueza de U$ 110 millones. Dos años después, llegó a tener U$ 550 millones (una suma cinco veces superior).

Según Forbes, desde el año pasado, el patrimonio del presidente cubano casi se duplicó hasta llegar a los 900 millones de dólares. "Suponemos que él tiene el control económico sobre una red de compañías estatales que incluye el Palacio de Convenciones,  Cimex, tiendas al por menor y Medicuba, que vende vacunas y otros productos farmacéuticos producidos en Cuba"; pues según expertos, esta sería la única forma en la que el mandatario reuna dicha cifra.

La inclusión del nombre de Castro en la lista del año pasado tuvo una dura respuesta por parte del Gobierno cubano, al afirmar que tomaría acciones legales contra lo que consideraba una "infamia".

Tomado de EL OBSERVADOR

Última actualización el Miércoles, 16 de Enero de 2013 09:34
 
Chávez está 'lutando por sua vida', diz ex-vice-presidente da Venezuela PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Lunes, 14 de Enero de 2013 11:02

O presidente venezuelano Hugo Chávez está lutando por sua vida em Cuba, afirmou neste domingo (13) o ex-vice-presidente do país Elías Jaua.

“Assim como em geral a situação é complexa e delicada, também é verdade que Hugo Chávez lutou e continua lutando por sua vida”, afirmou Jaua durante uma reunião em Caracas do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no poder), difundida pelo canal estatal VTV.

Venezuelanos rezam por Chávez em Cuba neste sábado (12) (Foto: Reuters)Venezuelanos rezam por Chávez em Cuba neste sábado (12) (Foto: Reuters)

Jaua, que foi vice-presidente de janeiro de 2010 a outubro passado, reiterou mais cedo que Chávez “está vivo e batalhando pela recuperação plena de sua saúde”, durante uma assembleia em solidariedade com o presidente venezuelano na capital do país.

Também neste domingo, o ministro de Comunicações venezuelano, Ernesto Villegas, informou que Chávez necessita de “medidas específicas” em função da insuficiência respiratória de que padece, mas sua saúde evoluiu de maneira favorável nos últimos dias, depois de ter sido submetido a uma quarta cirurgia contra um câncer em Cuba.

“A infecção respiratória está controlada, apesar de o comandante presidente ainda requer medidas específicas para a solução da insuficiência respiratória”, leu Villegas em um comunicado que foi transmitido por todos os meios de comunicação locais.

Segundo ele, a condição médica de Chávez, de 58 anos, teve uma evolução favorável nos últimos dias e o presidente “se mantém cumprindo rigidamente com o tratamento medico”, afirmou, sem dar maiores detalhes.

O ministro acrescentou que Chávez, de 58 anos, está consciente e em contato com sua família e a equipe política que o acompanha em Havana.

Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.

Tomado de G1 GLOBO.COM

 
Brasil manda recado ao Maduro: "Se Chávez morrer, Venezuela deve ter eleições o antes possível" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 15 de Enero de 2013 01:37

O Brasil está enviando mensagens ao governo venezuelano sobre a necessidade de realizar eleições o mais rapidamente possível caso o presidente Hugo Chávez morra, disseram autoridades de alto escalão à Reuters nesta segunda-feira (14), numa intervenção que pode contribuir para uma transição mais tranquila em Caracas.

As autoridades brasileiras já transmitiram seu desejo diretamente ao vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro , disseram as fontes oficiais sob anonimato.

Análise 1: Oposição na Venezuela racha após Justiça manter Chávez no poder

"Estamos explicitamente dizendo que, se Chávez morrer, gostaríamos de ver eleições assim que possível", disse uma fonte. "Achamos que essa é a melhor forma de assegurar uma transição pacífica, que é o maior desejo do Brasil."

Leia:  Oposição na Venezuela racha após Justiça manter Chávez no poder

Chávez está internado em um hospital de Cuba, após se submeter à quarta cirurgia contra um câncer em 18 meses. Ele não é visto nem ouvido em público há um mês, o que motiva especulações de que estaria à beira da morte.

Análise 2: Apesar de diferenças, chavistas devem manter união para evitar suicídio político

A Constituição venezuelana prevê a realização de novas eleições em 30 dias em caso de incapacitação permanente do presidente. Antes de embarcar para Cuba, Chávez pediu à população que apoiasse Maduro se o câncer o impedisse de continuar governando. Nos bastidores, tanto a oposição quanto o chavismo parecem estar se preparando para uma nova votação.

Endosso externo: OEA 'respeita totalmente' decisão da Venezuela de prorrogar posse

Mas algumas autoridades da região e alguns antichavistas mais radicais manifestam reservadamente o temor de que o governo possa alterar as regras em seu benefício, especialmente se as pesquisas apontarem para uma derrota de Maduro na eleição.

Chávez, que foi eleito em 2012 para um novo mandato de seis anos, deveria ter tomado posse na semana passada, mas não compareceu. A Suprema Corte decidiu então, de forma polêmica, adiar o início do novo mandato presidencial, o que reforçou os temores da oposição sobre as brechas que poderiam ser usadas para manter o chavismo no poder.

O governo venezuelano disse no domingo que a saúde de Chávez se estabilizou , mas que ele ainda precisa de cuidados especiais por causa de uma infecção pulmonar.

A posição de Brasília a respeito da Venezuela é importante porque o Brasil é disparadamente o maior país da América Latina, com grande influência econômica e diplomática sobre os vizinhos.

O PT, partido da presidente Dilma Rousseff, manteve forte apoio a Chávez na última década, mas ao mesmo tempo ela é considerada suficientemente neutra e democrática para agir como uma mediadora imparcial que ajude a Venezuela a superar uma eventual crise política.

Por intermédio de "emissários", os brasileiros também comunicaram seu desejo de eleições rápidas ao principal líder da oposição, Henrique Capriles . Ao apoiar claramente uma solução diplomática agora, o Brasil espera dissuadir Capriles e outros de estimularem distúrbios caso Chávez morra, segundo as fontes.

"Estamos muito empenhados em assegurar que haja paz", disse a primeira fonte.

Capriles, visto como virtual rival de Maduro na eventual disputa, adota até agora um tom relativamente discreto na crise. Na semana passada, ele disse que os chavistas iriam "ganhar" politicamente caso haja um confronto violento.

O Brasil também mantém os Estados Unidos informados sobre seus esforços e espera que Washington permita que o governo Dilma assuma a liderança na gestão de uma eventual crise. Chávez é uma das principais vozes antiamericanas do mundo atual, e as autoridades brasileiras dizem temer que uma intervenção direta dos Estados Unidos em assuntos venezuelanos termine por ter efeitos negativos.

A oposição venezuelana exige que Chávez se afaste e nomeie um presidente interino enquanto se recupera, mas essas exigências até agora têm sido ignoradas pelos governos da região, incluindo o Brasil.

Tomado de IG.COM.BR

Última actualización el Jueves, 17 de Enero de 2013 09:06
 
Lula viajará a Cuba no final de janeiro e tentará visitar Chávez PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 15 de Enero de 2013 08:58

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará a Cuba para participar no dia 29 deste mês da 3ª Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, informou nesta segunda-feira o Instituto Lula.

Um porta-voz do Instituto Lula afirmou que "não está decidido" se Lula visitará o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que está hospitalizado em Havana após sua quarta operação por um câncer, nem se encontrará o chefe de Estado cubano, Raúl Castro.

O ex-presidente viajará à ilha caribenha no dia 28, na véspera da conferência, que coincide com as celebrações pelo 160º aniversário do nascimento do político e escritor cubano José Martí.

Além disso, Lula assistirá ao lançamento do livro "Os últimos soldados da Guerra Fria", do brasileiro Fernando Morais, cuja apresentação será sucedida por um debate do qual participará o presidente da Assembleia Nacional de Cuba, Ricardo Alarcón.

 

Tomado de TERRA

Última actualización el Martes, 15 de Enero de 2013 09:02
 
«InicioPrev851852853854855856857858859860PróximoFin»

Página 855 de 943