El arzobispo de Santiago de Cuba pide comida, corriente y libertad para el pueblo

El arzobispo de Santiago de Cuba, monseñor Dionisio García Ibáñez, reiteró este ...

Milei enfrenta a Maduro y le advirtió que la Argentina protegerá a los seis dirigentes perseguidos p

Javier Milei enfrenta a Nicolás Maduro por sus sistemáticas violaciones a los ...

Finalmente la Plataforma Unitaria de Maria Corina logró inscribir a un candidato para las presidenci

El Consejo Nacional Electoral (CNE) de Venezuela informó este martes de la ...

Ataque terrorista islámico en Moscú: 115 muertos

Una ataque terrorista perpetrado por el Estado Islámico ocurrió este viernes en ...

Cuba pede ajuda ao Programa de Alimentação da ONU: o que isso diz sobre a economia do país

A situação econômica em Cuba está tão difícil que pela primeira vez o go...

Notícias: Brasil
Fracaso socialista: «Fim» das restrições em Cuba rende a venda de só 50 automóveis em 6 meses PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 06 de Julio de 2014 01:26

Foi em Janeiro deste ano que o regime de Raúl Castro alterou as restrições à compra de automóveis em Cuba. O número de vendas ao fim de 6 meses «sem restrições» é esclarecedor: 50 carros e 4 motas.

cuba automóveis

Até há 3 anos atrás, nas estradas de Cuba só se viam automóveis importados da ex-URSS, Pontiacs, Oldsmobiles, entre outros. Uma imagem típica de Cuba, que tanto agrada aos turistas que por lá passam e preenche o fundo das suas fotografias.

A DAR QUE FALAR: Mercedes Classe E300 BlueTEC Hybrid foi de África ao Reino Unido com um depósito

Em 2011, os cubanos que queriam comprar um automóvel matriculado depois de 1959 (data da revolução liderada por Fidel Castro) passaram a poder fazê-lo, mediante autorização governamental. Esta alteração à lei estava reservada a médicos, políticos, famosos e alguns milionários.

Para além do elitismo no acesso a automóveis novos o mercado negro ganhou força. Na sombra, os que não tinham acesso a esta «liberdade» e tinham dinheiro, negociaram milhões de euros em autorizações para compra de veículos novos.

Com a bandeira da liberalização hasteada, em Janeiro de 2014 a eliminação da necessidade de requerer uma autorização governamental para a compra de um veículo novo, foi notícia em todo o mundo. No entanto, a liberdade veio com um preço elevado.

A NÃO PERDER: A Audi aderiu às molas em fibra de vidro. Saibam as diferenças.

O processo de compra é aparentemente “simples”: um cubano tem de se dirigir a uma das 11 agências de venda, escolher o veículo e depois ir ao banco pedir um cheque com o valor a pagar. O pior, é mesmo o “valor a pagar”.

Há 11 agências de venda de automóveis novos em Cuba, que pertencem a um grupo empresarial privado de capital público (CIMEX). O CIMEX revelou que desde o levantamento das restrições, foram vendidos 50 automóveis e 4 motas, que geraram cerca de 938 mil euros. A título de exemplo, um Peugeot 508 custa 191 mil euros e um Peugeot 206 usado (5 anos) pode custar 62 mil euros.

VEJAM TAMBÉM: SINCRO, auto-estradas portuguesas com mais controlo em 2015.

O preço elevado dos veículos novos, com inflação de preços acima dos 400%, contrasta com os ordenados dos trabalhadores cubanos. O salário médio é de 15 euros por mês, mas um médico pode ganhar 20 euros. Por outro lado, há uma grande percentagem de cubanos a receber um ordenado inferior a 10 euros mensais.

Segundo o Governo, 75% do valor arrecadado com a venda destes veículos destina-se à renovação do sistema de transportes, que está obsoleto e completamente desorganizado.

RAÇÃO AUTOMÓVEL

 
BRASIL: União 'maquia' dados para elogiar o Mais Médicos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 03 de Julio de 2014 01:24

Balanço divulgado, nesta segunda-feira, 30, pelo Ministério da Saúde atribuiu ao programa Mais Médicos o aumento no número de atendimentos nas unidades de Saúde de Rio Preto e região, em janeiro deste ano. No entanto, nenhum dos profissionais do programa do governo federal atuava na região nesse período. Os médicos começaram a chegar à região em março.

Em Rio Preto, cinco médicos cubanos, quatro brasileiros e um italiano chegaram entre abril e junho deste ano. Eles estão atuando em sete UBSs da cidade e no distrito de Talhado. A Secretaria de Saúde informou que nenhum dado foi solicitado em relação ao número de atendimentos realizados pelos médicos.

Durante o seminário “Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros”, o diretor de atenção básica do Ministério da Saúde, Eduardo Alves Melo, insistiu no comparativo no número de atendimentos de janeiro de 2013 com janeiro deste ano. Um dos destaques foi o crescimento de 103% no número de atendimentos a diabéticos nas unidades básicas de saúde de 55 municípios da região, que receberam médicos pelo programa. São 135 no total.

O Ministério da Saúde informou também que houve um aumento de 78,5% no total de atendimentos a pacientes com hipertensão arterial e de 15,8% no número de consultas de demanda imediata. “Isso demonstra uma melhora no acesso ao atendimento e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, ainda mais que a maioria da população da região é idosa. Além do mais, a maioria das cidades é pequena e a presença desses médicos é muito importante”, disse Melo.

O diretor afirmou que a meta do programa atingiu 100% na região. “Estamos apresentando uma prestação de contas aos municípios que aderiram ao programa, que já existe há dez meses. Neste momento, o Ministério da Saúde se preocupa em fortalecer os Mais Médicos junto aos municípios e estados, para que a população seja ainda mais beneficiada.”

Após o fim da apresentação do diretor Melo, a reportagem descobriu a comparação inadequada e entrou em contato com o Ministério da Saúde. A assessoria de imprensa se limitou a afirmar que houve “alguns problemas de comparação de dados em alguns Estados”, mas não soube detalhar. Até o fechamento desta edição, às 21 horas, o Ministério da Saúde não se manifestou sobre a divulgação feita em Rio Preto.

Secretário admite melhoria

Dados falsos e comparações equivocadas à parte, o secretário municipal de Saúde, José Victor Maniglia, afirma que a vinda dos médicos, por meio do programa, aumentou o número de consultas. “Eles atendem uma média de 16 consultas cada um, por dia de trabalho. O que resulta em 160 pacientes no fim do expediente. Mesmo assim, ainda se existe uma dificuldade para contratar médicos especialistas, como psiquiatras.”

Outros secretários presentes ao encontro em Rio Preto também elogiaram o programa. A secretária de Saúde de Américo de Campos, Nilmara Cristina de Castro Machado de Oliveira, afirma que a saúde da cidade melhorou com a vinda de dois médicos cubanos para o município. “Nós conseguimos implantar um programa Saúde da Família em nossa única unidade de saúde, que funciona 24h. Estamos até construindo uma outra unidade de saúde para melhorar o atendimento.”

O cubano Fredy Marrero Jaramello, 45 anos, já se acostumou com a demanda de atendimento em Turmalina. “A saúde da região não é diferente da de Cuba. As pessoas precisam de atenção e de um trabalho de prevenção. A cidade tem um saúde boa, apesar do seu tamanho.”

DIARIOWEB.COM.BR

 

 

 

Última actualización el Jueves, 03 de Julio de 2014 01:32
 
Maduro tenta sufocar a rebelião da velha guarda do chavismo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 28 de Junio de 2014 01:19

Que o chavismo não era monolítico já se sabia. Após a morte do presidente Hugo Chávez em março de 2013, o conjunto de facções personalistas e ideológicas que o compõe se manteve concatenado em torno do objetivo compartilhado de conservar o poder.

Mas, desde a semana passada, parece que essa compreensão não é suficiente.
O sempiterno ministro de Planejamento e mentor intelectual de Chávez, Jorge Giordani, após ser destituído no dia 17 de junho, difundiu uma carta aberta intitulada “Testemunho e responsabilidade diante da história”, na qual faz algumas reprimendas ao presidente Nicolás Maduro, como não transmitir uma liderança, dar sensação de vazio de poder e tomar decisões equivocadas em matéria econômica.

Última actualización el Jueves, 03 de Julio de 2014 01:20
 
O presidente do Google visita Cuba, onde internet é proibida PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Lunes, 30 de Junio de 2014 00:27

A internet ainda não chegou plenamente a Cuba e o Google se antecipou a ela. Na sexta-feira, quatro altos executivos da empresa iniciaram uma viagem de dois dias a Havana, onde se reuniram com representantes do Governo, com estudantes de informática e com ciberativistas da dissidência.



Os meios oficiais cubanos, entretanto, não deram informações sobre a visita. Foi a blogueira cubana Yoani Sánchez que deu a notícia da chegada à ilha do
presidente do Google, Eric Schmidt, juntamente com os diretores do Google Ideas – Jared Cohen, Brett Perlmutter e Dan Keyserling. O objetivo da visita foi “promover as virtudes de uma internet livre e aberta”, assinalou.

Última actualización el Viernes, 04 de Julio de 2014 01:03
 
Hong Kong realiza uma grande manifestação para pedir do regime comunista mais democracia PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 02 de Julio de 2014 01:08

Cerca de meio milhão de pessoas se reuniu na passeata anual de 1 de julho em Hong Kong, que marca o aniversário da devolução da ex-colônia britânica para a China, em 1997, e que, nesta terça-feira, foi dominada pela exigência do sufrágio universal para seus 7,2 milhões de habitantes.

Mais de 500.000 pessoas, segundo os organizadores, e 92.000, segundo a polícia, marcharam para exigir todo tipo de reivindicações, mas todas com um denominador comum: o mal-estar contra o Governo central chinês e os temores de que Pequim aumenta cada vez mais a sua influência nos assuntos internos da ex-colônia. Cerca de 4.000 policiais estão encarregados da segurança, um dispositivo que não se via há mais de dez anos no território autônomo.

Última actualización el Domingo, 06 de Julio de 2014 01:23
 
«InicioPrev761762763764765766767768769770PróximoFin»

Página 768 de 943