Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Notícias: Brasil
O degelo de Cuba e EUA obriga Dilma a repensar sua política exterior PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 02 de Enero de 2015 00:25

O degelo de Cuba e a reaproximação do país com os Estados Unidos, talvez o acontecimento político mais importante da diplomacia mundial em 2014, apresenta ao novo Governo da presidenta Dilma Rousseff mais um desafio em sua até agora conflitante política exterior.

O novo ministro de Relações Exteriores do Brasil

Se os especialistas afirmam que depois do novo fator Cuba a América Latina poderá tomar novos rumos, não resta dúvida que isso afeta o Brasil de um modo especial, peça-chave do continente cujo partido há 12 anos no governo, o PT, mantém até hoje estreitos e às vezes duvidosos laços políticos e diplomáticos com a Cuba totalitária que começa a se desfazer.

Última actualización el Domingo, 04 de Enero de 2015 01:22
 
EUA “profundamente preocupados” com detenção de ativistas em Cuba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 01 de Enero de 2015 00:39

Os Estados Unidos manifestaram hoje estar “profundamente preocupados” com a detenção, esta terça-feira, de ativistas em Cuba, apenas duas semanas depois do histórico anúncio para a normalização das relações com Havana.

Arrestan a Eliecer Ávila.

“Estamos profundamente preocupados com as mais recentes informações de detenções por parte das autoridades cubanas de pacíficos membros da sociedade civil e ativistas”, indicou o Departamento de Estado norte-americano em comunicado.

Última actualización el Sábado, 03 de Enero de 2015 00:27
 
Um confuso incidente diplomático paralisa o diálogo de Cuba com a UE PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 30 de Diciembre de 2014 11:42

Um confuso episódio ameaça as negociações que a União Europeia mantém com Cuba para superar o veto institucional vigente desde 1996.

Bruxelas e Havana começaram a conformar um acordo político e de cooperação no mês de Abril, mas o governo cubano parou o processo bem quando o bloco europeu estava prestes a abordar um assunto delicado para o regime: o respeito pelos direitos humanos.

Última actualización el Viernes, 02 de Enero de 2015 00:29
 
Porto de Mariel indica que Brasil previa fim do "bloqueio" a Cuba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 02 de Enero de 2015 13:02

O polêmico projeto do Porto de Mariel, em Cuba, indica que o Brasil estava prevendo o fim do isolamento imposto pelos Estados Unidos à ilha comunista e o relaxamento do embargo econômico, afirmaram especialistas ouvidos pela agência DW Brasil no início deste ano.

 

Divulgação
Porto de Mariel em Cuba gera mais de 150 mil empregos no Brasil. Porto de Mariel em Cuba gera mais de 150 mil empregos no Brasil.

Meses depois da inauguração da primeira parte do porto, o presidente Barack Obama anunciou a retomada das relações diplomáticas com Havana nesta quarta-feira 17 e disse que pretende ter um "debate honesto e sério" com o Congresso sobre as perspectivas de um total levantamento do embargo comercial que já dura mais de meio século.

"O Porto de Mariel é visto como uma maneira de se antecipar aos investidores americanos", disse Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV, na ocasião da inauguração do porto, em janeiro. O megaprojeto contou com financiamento do BNDES, e a presidente brasileira, Dilma Rousseff, foi à Cuba para a abertura da primeira parte do empreendimento.

Segundo Stuenkel, já se tinha no Brasil a concepção de que numa Cuba pós-Castro a liberalização da economia prosseguirá mais rapidamente e poderia levar ao levantamento do embargo americano.

Para o professor, o modo como os EUA lidavam com Cuba era visto em toda a região como "nada construtivo". O Brasil se preparava para entrar no lugar da Venezuela como o principal parceiro do regime cubano, considerou. "A Venezuela não consegue mais transferir, em longo prazo, ajuda de grande porte a Cuba, porque luta internamente com seus próprios problemas econômicos."

A agência de investimentos alemã GTAI também já apostava há um bom tempo no relaxamento do embargo a Cuba. Peter Buerstedde, especialista da agência, observou no início do ano que, como Raúl Castro quer permanecer na presidência apenas até 2018, existiam indicações de mudança em médio prazo nos rumos da ilha. "O Porto de Mariel poderá se tornar um centro de logística no Caribe quando os EUA levantarem o embargo", previu em declarações à DW Brasil.

Brasil e Cuba mantêm uma cooperação especial, que se tornou mais intensa nos últimos anos. Enquanto médicos cubanos desembarcam em território brasileiro, a ilha caribenha recebe produtos agrícolas. E agora ambos trabalham juntos no megaprojeto do Porto de Mariel.

Há muito tempo, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro busca fortalecer os laços políticos com Cuba. "As relações Brasil e Cuba atravessam excelente momento. Por trás da cooperação existe uma visão compartilhada", afirmou o Itamaraty à DW, na época da inauguração do porto. "Nossos governos acreditam que não basta crescer; é preciso promover o desenvolvimento social e melhorar as condições de vida dos mais necessitados."

O Brasil se vê como um dos motores do desenvolvimento, ainda que lento, da economia cubana. Em discurso na ilha caribenha por ocasião da inauguração do porto, Dilma não escondeu o desejo de reforçar a cooperação com o governo de Raúl Castro e chamou o bloqueio econômico a Cuba de "injusto".

"Laços profundos unem os nossos países, um sentimento de amizade aproxima nossas sociedades. O Brasil acredita e aposta no potencial humano e econômico de Cuba", afirmou a presidente. "Mesmo sendo submetido ao injusto bloqueio econômico. Cuba gera um dos três maiores volumes de comércio do Caribe. [...] O Brasil quer tornar-se parceiro econômico de primeira ordem para Cuba."

Não é coincidência que o Porto de Mariel, maior projeto de infraestrutura em andamento em Cuba, esteja a cargo de uma empreiteira brasileira, a Odebrecht. O financiamento da obra também tem o governo brasileiro por trás: o BNDES aprovou empréstimos de 682 milhões de dólares para financiar a construção, que tem custo total de 957 milhões de dólares.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram o crescimento da parceria comercial entre os dois países. As exportações do Brasil para Cuba aumentaram de 80 milhões de dólares em 2003 para 568 milhões em 2012. De janeiro a setembro de 2013, o valor das exportações já atingia cifra próxima a 515 milhões de dólares.

Desde 1998, o BNDES garantiu empréstimos no total de 703 milhões de dólares a empresas brasileiras que investem em Cuba. Em 2013, Cuba foi o terceiro maior destino de financiamentos do banco para exportação de bens e serviços do Brasil. Para especialistas ouvidos pela DW, não há dúvida: os investimentos são estratégicos.

Fonte: Deutsche Welle (DW)

Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link http://www.valor.com.br/politica/3842256/vice-dos-eua-pede-ajuda-do-brasil-com-cuba ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor ( Esta dirección electrónica esta protegida contra spam bots. Necesita activar JavaScript para visualizarla ). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.
Última actualización el Sábado, 03 de Enero de 2015 13:25
 
Cuba prende dissidentes para impedir manifestação democrática PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 31 de Diciembre de 2014 03:01

As autoridades cubanas detiveram ou colocaram sob prisão domiciliar nesta terça-feira (30) vários dissidentes para impedir a realização de uma manifestação pública convocada pela artista Tania Bruguera na emblemática Praça da Revolução de Havana.

Ativistas denunciaram que ao menos 12 dissidentes foram detidos ou postos sob prisão domiciliar para impedir a manifestação artística no coração político de Cuba, mas não souberam informar o destino de Bruguera, que não apareceu na Praça no horário previsto, às 15h local (18h no horário de Brasília).

Última actualización el Viernes, 02 de Enero de 2015 13:05
 
«InicioPrev721722723724725726727728729730PróximoFin»

Página 725 de 944