Los tres hermanos holguineros ponen fin a la huelga de hambre

Los tres hermanos Adairis, Anairis y Fidel Miranda Leyva pusieron fin a la ...

Saquean en Colombia supermercados relacionados con la exguerrilla de la FARC

Varios locales de una cadena de supermercados que estaban en poder de ...

La alianza opositora MUD rechaza participar en las elecciones presidenciales de Venezuela

La coalición opositora Mesa de la Unidad Democrática (MUD) anunció este miércoles ...

Congresistas demócratas de EEUU tachan de 'erróneo y estúpido' el giro de Trump a la política hacia

Congresistas demócratas de EEUU encabezados por Patrick Leahy tacharon de "erróneo" y "estúpido" ...

Pobreza na Venezuela escala a 87%, graças à hiperinflação, diz estudo

A pobreza na Venezuela chegou a 87% da população em 2017, graças ...

Notícias: Brasil
Chávez nega que seu estado de saúde seja grave PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 15 de Junio de 2011 11:01

HAVANA - Em recuperação, em Cuba, de uma cirurgia para a retirada de um abcesso na pélvis feita há quatro dias, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que “melhora satisfatoriamente”. Chávez negou que o abcesso tenha causado uma infecção. Também rebateu qualquer possibilidade de malignidade e de se afastar do governo. "Foi uma sorte que no abcesso pélvico não houve infecção. Felizmente nas biópsias que foram feitas não houve sinal maligno", disse.

Agência Brasil Renata Giraldi

Na mensagem, publicada no jornal oficial cubano, Granma, Chávez afirmou ainda que está sendo acompanhado pelo presidente de Cuba, Raúl Castro, e pelo ex-presidente Fidel Castro. De acordo com o jornal, a mensagem de Chávez foi enviada à rede multiestatal de televisão, Telesur.

Segundo o presidente venezuelano, a operação foi “bem-sucedida”. "Eu estou sendo atendido aqui [em Havana, em Cuba] da melhor forma possível. Fidel me disse que é para descansar. Fidel e Raul estão acompanhados cada detalhe", disse Chávez.

No último dia 10, ele estava em visita a Havana quando foi internado para uma cirurgia de emergência para a retirada do abcesso. "Felizmente, Cuba tem um dos sistemas de saúde mais avançados não só neste continente, mas no mundo, e eu fiquei doente em um bom lugar", disse.

A cirurgia em Cuba ocorreu no momento em que o presidente se recupera uma inflamação no joelho esquerdo. Na passagem por Brasília, no dia 6, Chávez usou muleta alegando que ainda sentia dores. Na mensagem, reproduzida no Granma, o presidente afirmou que anteontem (12) foi “um dia difícil” por ter sido o primeiro do pós-operatório em que ele teve de caminhar.

Ele não informou quando pretende voltar a Caracas, na Venezuela, e retornar ao trabalho. Mas negou limitações nas suas atividades públicas. “É uma lesão sensível, mas sem maiores prejuízos. Estou com minha saúde plena, sem me sentir diminuído. Se isso ocorresse, pediria eu mesmo minha substituição.”

Chávez encerrou a mensagem afirmando sentir muito carinho pela população venezuelana e informou ainda que todos os programas sociais do país serão intensificados. Segundo ele, “nada pode parar” porque o presidente está em tratamento de saúde. "Aqueles que dizem que eu deveria deixar a Presidência terão de trabalhar duro para conseguir", disse ele.

A reação de Chávez foi uma resposta à oposição que cobra detalhes sobre o estado de saúde do presidente. Para os oposicionistas, há informações mantidas em sigilo sobre o tratamento dispensado ao venezuelano.

 
EM VIAGEM A CUBA, LULA SE ENCONTRA COM FIDEL CASTRO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 03 de Junio de 2011 18:47

Nesta quarta-feira (1º), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente de Cuba, Raúl Castro, e seu irmão e ex-presidente cubano, Fidel Castro.

Divulgação/Instituto Cidadania

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Cidadania, Lula e Raúl Castro visitaram na manhã de ontem as obras da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, 43 km a oeste de Havana, capital cubana. À tarde, Lula teve uma reunião com Raúl Castro e visitou Fidel Castro na casa dele.

Última actualización el Domingo, 05 de Junio de 2011 12:14
 
EUA querem trabalhar a favor de democracia em Cuba, diz Hillary Clinton PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 12 de Mayo de 2011 19:31

WASHINGTON - A secretaria de Estado americana, Hillary Clinton, declarou hoje que espera que seu governo trabalhe "a favor do tempo em que Cuba viva sua própria transição para a democracia", segundo informações publicadas pela agência Ansa.

Em uma reunião da Conferência nas Américas em Washington, Hillary defendeu a política do governo de Barack Obama para Cuba, em especial na diminuição às restrições de viagens de cubanos e americanos para a ilha.

A chanceler americana ainda comentou sobre os exilados cubanos que moram em seu país e regularmente viajam à ilha caribenha, indicando que "não há melhor embaixador" do que "alguém que viveu a vida nos Estados Unidos".

A questão dos direitos humanos em Cuba também foi abordada no encontro pelo caso de Juan Wilfredo Soto, que morreu no último dia 8 e cuja morte foi atribuída pela oposição cubana a um espancamento policial. O médico que o atendeu, por sua vez, afirma que Soto morreu em decorrência de uma pancreatite e insuficiência renal.

Os Estados Unidos já manifestaram estar "preocupados" com a ocorrência. Segundo o porta-voz da diplomacia americana para a América Latina, seu governo está acompanhando de perto o caso.

"Obviamente condenamos o tratamento dos prisioneiros" dado pelo governo cubano, indicou o secretário de Estado americano para Assuntos da América Latina, Arturo Valenzuela, na ocasião.

O secretário concordou com Hillary ao afirmar que o governo dos Estados Unidos continua "apoiando a evolução de uma Cuba democrática".

Desde que Obama assumiu a Casa Branca, em 2009, a política americana com relação à ilha caribenha indicou a flexibilização do embargo econômico, como a ampliação de remessas familiares ao país. No entanto, tem reiterado em diversas vezes que espera que Cuba inicie uma transição para a democracia e promova os direitos humanos.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/05/11/eua-querem-trabalhar-favor-de-democracia-em-cuba-diz-hillary-clinton-924434212.asp#ixzz1MASRSbI6
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Última actualización el Jueves, 12 de Mayo de 2011 19:37
 
Corrupção em Cuba. A ditadura castrista condena a um chileno e 15 cubanos por corrupção PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 08 de Junio de 2011 12:12

A Justiça da ditadura cubana condenou hoje o empresário chileno Marcel Marambio e outros 15 cubanos a duras penas de prisão. Marambio, presidente da companhia Sol y Son Viagens, foi condenado a 15 anos de prisão por crimes de corrupção administrativa, além de outros ex-diretores da empresa Cubana de Aviación.

HAVANA, 7 JUN (ANSA) - O chileno, que ocupava a direção da companhia Sol y Son, de capital misto, foi acusado pelo Tribunal Provincial Popular de Havana de se aproveitar do cargo em benefício próprio, realizando fraudes e subornos contínuos, além de falsificação de documentos privados.

Segundo o jornal oficial cubano Granma, Marambio falsificava e ocultava informações deliberadamente para se beneficiar, prejudicando a parte cubana da empresa.

Os demais réus "prejudicaram a parte cubana [da empresa] que representavam em troca de subornos em efetivo e pré-vendas de lucro pessoal", informou a publicação.

Os 15 condenados tem 10 dias úteis após serem notificados da decisão do tribunal para apresentarem recurso contra as sentenças.

No início de maio, Max Marambio, irmão de Marcel, também foi condenado à revelia por um tribunal de Havana por atos de corrupção na área de aeronáutica civil e de indústria do turismo. Max foi chefe da guarda pessoal do ex-presidente chileno Salvador Allende e é amigo pessoal do ex-mandatário cubano Fidel Castro. (ANSA)


07/06/2011 11:24

Última actualización el Miércoles, 08 de Junio de 2011 12:17
 
FIDEL IRONIZA POSTURA DA OTAN FRENTE A PROTESTOS NA ESPANHA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 21 de Mayo de 2011 11:59

HAVANA, 20 MAI (ANSA) - O ex-presidente de Cuba Fidel Castro comentou sobre as manifestações na Espanha que tem levado milhares de jovens às ruas de Madri e outros centros urbanos e questionou se as respostas às passeatas serão "bombardeios da OTAN", a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

"O que acontecerá na Espanha, onde as massas protestam nas cidades principais do país porque até 40% dos jovens estão desempregados, para citar só uma das causas da manifestações desde combativo povo? "Será por acaso que serão iniciados bombardeios a esse país da OTAN?", questionou em um artigo publicado no jornal Cubadebate.

Fidel ironizou, dessa forma, a postura da coalizão internacional frente à situação na Líbia e nos países árabes, onde milhares de pessoas passaram a protestar contra seus governos desde o início do ano e, com o recrudescimento dos conflitos, a OTAN passou a intervir militarmente.

A Espanha é agora o novo país que tem sido alvo de protestos populares contra os efeitos da crise econômica mundial. Desde segunda-feira, milhares de pessoas, em sua maioria jovens, que mais têm sofrido com os altos índices de desemprego, tomaram as ruas de 166 cidades do país e prometem continuar as manifestações até domingo, quando ocorrerão eleições regionais.

Para o líder revolucionário, os governos das potências globais têm sido "incapazes de ver o que na realidade ocorre com a pobreza, a falta de serviços fundamentais de educação, saúde, emprego e algo pior: a satisfação de necessidades vitais como alimentos, água potável, teto e outras tantas".

Ele também comentou sobre o discurso que o presidente norte-americano, Barack Obama, fez ontem sobre a situação econômica e social dos países árabes. "Ninguém suponha, desde já, que Obama é dono da situação; só usa algumas palavras importantes que o velho sistema em sua origem outorgou ao presidente Constitucional dos Estados Unidos", observou. (ANSA)


20/05/2011 12:05

 
«InicioPrev641642643644645646647648649650PróximoFin»

Página 648 de 686