Canciller mexicano llegará a Cuba pisando los talones a Maduro

No es claro si Luis Videgaray tratará la crisis venezolana con el go...

Miles de campesionos mexicanos acusan al Tratado de Libre Comercio de América del Norte de "empobrec

Miles de integrantes de organizaciones del campo, sociales y sindicales se manifestaron ...

El Tribunal Supremo vuelve a complacer a Maduro: ordena la captura del esposo de Luisa Ortega

El Tribunal Supremo de Venezuela ordenó a última hora del miércoles la detención ...

Trump saluda "sabia" decisión de dictador norcoreano de detener plan de lanzar misiles

"Kim Jong Un de Corea del Norte tomó una decisión muy sabia y ...

Comissão da Verdade da Venezuela decidirá quem poderá se candidatar nas eleições estaduais do país

Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela decidirá, através da chamada Comissão da Verdade, ...

Notícias: Brasil
Candidato ao goberno de Rio, Fernando Gabeira, disse que o socialismo em Cuba "foi um fracasso" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 18 de Septiembre de 2010 12:43

- Me sinto um ex-Gabeira constantemente. Tenho posição clara sobre Cuba com relação aos direitos humanos, sobre o socialismo, que acho que foi um fracasso. Tenho visão clara sobre luta armada. Acho que não foi pela democracia e sim visando instalar a ditadura do proletariado. E hoje a democracia para mim é uma visão estratégica e não uma tática. Não sou dos que chegam ao governo para dizer que a imprensa tem liberdade excessiva. Onde estavam todos quando 72 intelectuais cubanos foram presos? Eu estava na internet. Eu mudei mesmo, sou um ex-Gabeira. Se perguntarem se hoje faria luta armada, eu digo que não. Considero hoje deplorável. Jamais participaria de sequestro, acho forma de luta repugnante. Isso é uma coisa muito clara. Sou ex-mesmo e espero continuar sendo ex muitas vezes - disse.

Em sabatina no plenário do jornal O GLOBO, o candidato do PV ao governo do Rio, Fernando Gabeira (PV), afirmou nesta quinta-feira ter revisto suas posições ideológicas e políticas. Ao responder a pergunta de um eleitor no Facebook sobre como via suas ideias na atual conjuntura política, o verde admtiu ser um ex-Gabeira. "Me sinto ex-Gabeira constantemente porque constantemente tenho alterado minhas posições". O candidato comentou o fato de ter sido chamado de ex-Gabeira pelo candidato do PSOL, Jeferson Moura, em um debate.

Última actualización el Sábado, 18 de Septiembre de 2010 12:56
 
Cuba liberta e deporta para Espanha mais dois presos políticos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 07 de Septiembre de 2010 12:23

Os jornalistas Víctor Arroyo Carmona e Claro Sánchez Altarriba, prisioneiros políticos em Cuba, foram libertados esta noite. Cumpriam penas de 26 e 15 anos, respectivamente. Um voo nocturno transportou-os de imediato para Espanha.

Os Governos cubano e espanhol e os responsáveis pela igreja católica na ilha acordaram, em Maio, a libertação gradual de 52 dos 75 condenados na «Primavera Negra» de 2003, por delitos contra a independência e integridade do Estado, conspiração com os Estados Unidos e tentativa de minar os princípios revolucionários.

Antes destes dois últimos, foram libertados 28 presos políticos, ao longo dos meses de Julho e Agosto. As condições da libertação impõem a viagem imediata para Espanha, com os seus familiares. Há seis detidos que não as aceitam.

08:42 - 07-09-2010
Última actualización el Martes, 07 de Septiembre de 2010 12:37
 
FIDEL CASTRO ASSUMIU TER SIDO RESPONSÁVEL PELA PERSEGUIÇÃO DE HOMOSEXUAIS EM CUBA: "FORAM MOMENTOS DE UMA GRANDE INJUSTIÇA" DISSE PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 01 de Septiembre de 2010 00:56

O ex-ditador cubano Fidel Castro assumiu a culpa pela onda homofóbica empreendida por seu governo há quase cinco décadas, quando marginalizou os homossexuais e os enviou a campos de trabalho agrícolas forçados, acusando-os de serem "contrarrevolucionários", disse ele ao jornal mexicano "La Jornada".

Fidel afirmou, na segunda parte de uma entrevista publicada nesta terça-feira, que é o principal responsável pela perseguição aos homossexuais na ilha há 50 anos. Ele lamentou não ter corrigido essa falha por estar envolvido na defesa do país.

Última actualización el Domingo, 05 de Septiembre de 2010 12:17
 
Imprensa cubana silencia sobre declaração do ditador PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 10 de Septiembre de 2010 23:45

Apesar de a declaração de Fidel Castro de que "o modelo cubano já não funciona" ter repercutido fortemente em jornais, revistas, TVs e sites do mundo todo, nenhum meio de comunicação da ilha reproduziu as palavras do líder cubano. Normalmente, os meios estatais de comunicação dão grande destaque às frases, artigos e aparições de Fidel, o que contrastou com o silêncio absoluto registrado na ilha nos últimos dias.

A blogueira cubana Yoani Sánchez - que faz forte oposição ao regime da ilha - lembrou que, no passado, "muitos militantes do Partido Comunista foram expulsos e pagaram longas penas por frases menores ou similares à de Fidel". Irônica, Yoani disse que, com essa declaração, "Fidel passou para a oposição". / EFE

Última actualización el Viernes, 10 de Septiembre de 2010 23:51
 
A BLOGUERA CUBANA OPOSITORA YOANI SÁNCHEZ, FOI NOMEADA "HEROINA DA LIBERDADE DE IMPRENSA NO MUNDO" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 05 de Septiembre de 2010 12:13

VIENA — A mais célebre blogueira de Cuba, Yoani Sanchez, foi nomeada nesta sexta-feira "heroína da liberdade de imprensa no mundo" pelo Instituto International da Imprensa (IPI), por ter desafiado as restrições impostas à imprensa em seu país e ter defendido a liberdade da palavra.

"O trabalho extremamente importante de Sanchez nos dá uma ideia do que é um mundo fechado", declarou em comunicado Alison Bethel McKenzie, diretora do IPI, com sede em Viena.

Ela "representa um futuro no qual o poder da internet poderá ser utilizado para promover a liberdade de expressão".

Yoani Sanchez tomou, em 2007, a iniciativa de abrir um blog, Generation Y, que conta no momento com mais de um milhão de leitores. No entanto, o acesso ao site foi proibido em Cuba, em 2008.

Para remediar a situação, Sanchez envia seus comentários através de correio a amigos no exterior que os colocam na internet.

Em 2008, a célebre revista americana Time a classificou entre as cem pessoas mais influentes do planeta. Em 2009, seu blog foi citado como um dos 25 melhores do ano.

O IPI escolheu este ano oito "Heróis da liberdade de imprensa no mundo" no Sri Lanka, em Gâmbia, Turquia ou África do Sul, elevando a 60 o número de pessoas já contempladas, para celebrar seu 60º aniversário.

O instituto organizará seu congresso anual em Viena e em Bratislava entre os dias 11 e 14 de setembro.

Última actualización el Miércoles, 08 de Septiembre de 2010 10:45
 
«InicioPrev631632633634635636637638639640PróximoFin»

Página 633 de 658