El arzobispo de Santiago de Cuba pide comida, corriente y libertad para el pueblo

El arzobispo de Santiago de Cuba, monseñor Dionisio García Ibáñez, reiteró este ...

Milei enfrenta a Maduro y le advirtió que la Argentina protegerá a los seis dirigentes perseguidos p

Javier Milei enfrenta a Nicolás Maduro por sus sistemáticas violaciones a los ...

Finalmente la Plataforma Unitaria de Maria Corina logró inscribir a un candidato para las presidenci

El Consejo Nacional Electoral (CNE) de Venezuela informó este martes de la ...

Ataque terrorista islámico en Moscú: 115 muertos

Una ataque terrorista perpetrado por el Estado Islámico ocurrió este viernes en ...

Cuba pede ajuda ao Programa de Alimentação da ONU: o que isso diz sobre a economia do país

A situação econômica em Cuba está tão difícil que pela primeira vez o go...

BRASIL CONCEDE VISTO À BLOGUEIRA CUBANA DISSIDENTE YOANI SÁNCHEZ PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 26 de Enero de 2012 12:24

O anúncio ocorre poucos dias antes da visita da presidente Dilma Rousseff ao país, no próximo dia 31, quando pretende se encontrar com o ex-ditador Fidel Castro.

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quarta-feira que concedeu o visto de turista para a blogueira cubana Yoani Sánchez, que faz oposição ao regime e tem seus pedidos para sair do país regularmente negados pela burocracia local. A "diplomacia" cubana tenta "participar" do lançamento de documentário em que seu trabalho é registrado.

Folha Online

"A senhora Yoani Sánchez, de nacionalidade cubana, recebeu convite do cineasta Cláudio Galvão da Silva para comparecer à exibição de estreia do documentário Conexão Cuba-Honduras, em Jequié (BA), prevista para o dia 10 de fevereiro próximo", diz a chancelaria brasileira em um comunicado oficial, acrescentando que o pedido foi encaminhado no último dia 20 e já foi aprovado pela Embaixada brasileira em Havana.

Yoani é personagem do filme, que trata sobre liberdade de imprensa em Cuba e Honduras.

Escrevendo em um blog a partir de Havana, Yoani se tornou uma das principais vozes críticas ao governo de Cuba. Desde 2004, ela não pode deixar o país. Leis de imigração exigem que cubanos recebam permissão do governo para viajar ao exterior.

PRESSÃO

Por meio de sua conta no Twitter, a blogueira Yoani Sánchez disse ter entregue nesta terça-feira um requerimento à embaixada brasileira em Havana para que Dilma interceda na liberação de sua viagem ao Brasil.

"Ainda não consegui o visto para o Brasil, mas já entreguei a carta @Dilmabr na sexta-feira passada na embaixada em Havana" afirmou.

Ela aproveitou a viagem de Dilma para comparar sua trajetória de dissidente política à da presidente. "Vi a foto de @Dilmabr jovem sentada no banco dos acusados e julgada por homens com a cara coberta. Eu também me sinto assim".

No começo dia 6 de janeiro, a dissidente já havia publicado um vídeo on-line pedindo ajuda à presidente Dilma Rousseff para vir ao Brasil.

No mesmo dia, em carta enviada ao embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamorra, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), pediu que Havana permita a visita da blogueira.

Esta é a quinta vez que a ativista tenta viajar ao Brasil.

 

DIPLOMACIA. Cubana tenta participar do lançamento de documentário em que seu trabalho é registrado
Brasil concede visto a blogueira
Por: FLÁVIA FOREQUE - FOLHAPRESS
A Embaixada do Brasil em Cuba concedeu ontem visto de turista para a blogueira Yoani Sánchez visitar o país no próximo mês.

O visto foi obtido uma semana antes da visita que a presidente Dilma Rousseff fará ao país – a primeira viagem internacional da brasileira neste ano.

Sánchez solicitou o documento para participar, no próximo mês, do lançamento do documentário Conexão Cuba-Honduras, em que seu trabalho é registrado.

No entanto, ainda falta a autorização cubana para sair e depois voltar a seu país, que é necessária a qualquer cidadão.

À blogueira, o documento de Cuba já foi negado várias vezes. Só ao Brasil, essa é a quinta tentativa de viajar. “Já tenho o visto para o Brasil. Agora falta o mais difícil, a permissão de saída”, afirmou Sánchez em sua conta no microblog Twitter.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que o pedido foi encaminhado pela blogueira à embaixada no dia 20 de janeiro.

Sánchez disse no microblog que, na semana passada, enviou carta à representação brasileira solicitando intervenção da presidente no caso.
Leia mais na versão impressa

 

Última actualización el Sábado, 28 de Enero de 2012 11:52
 

Add comment


Security code
Refresh

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...

Cuba y el capitalismo mafioso ruso

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Acaba de firmarse en la isla, entre un enviado directo de Putin y las autoridades castristas, un convenio para la implantación del experimento capitalista mafioso existente en Ru...