"Patria y Vida", “Comida y corriente”: los cubanos rechazan una vez más al régimen en medio de la gr

Cientos de personas se lanzaron a las calles en Santiago de Cuba este ...

Gustavo Petro revivió el fantasma de la Asamblea Nacional Constituyente

Desde Cali, el presidente Gustavo Petro, en el discurso que dio ante ...

Masiva protesta en Santiago de Cuba contra el régimen de Miguel Díaz-Canel

La población cubana lleva meses sufriendo una grave crisis energética y la escasez ...

Estados Unidos busca reducir las diferencias entre Israel y Hamas para avanzar con el acuerdo sobre

Estados Unidos está trabajando intensamente con Israel, Qatar y Egipto para acortar las brechas que ...

O que pesa contra Bolsonaro nas investigações da PF e o que ele alega

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é investigado pela Polícia Federal por suspeita de...

Partidos indicam os 11 senadores titulares da CPI da Pandemia contra Bolsonaro PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 15 de Abril de 2021 02:39

No Senado, os partidos já apresentaram nomes dos integrantes da CPI da Pandemia. O governo não conseguiu obter maioria. A maioria dos senadores que vão integrar a comissão defende que os trabalhos sejam iniciados imediatamente.

Partidos indicam os 11 senadores titulares da CPI da Pandemia | Jornal  Nacional | G1

Tasso Jereissati, do PSDB, afirmou que é preciso investigar: “Todos com quem eu conversei têm plena consciência que essa é a CPI mais importante que nós tivemos no Congresso Nacional e o Brasil está de olho nela. E tem consequências muito graves o que ela apurar e, portanto, nós temos toda a consciência que nós temos que responder ao país e não frustrar essa expectativa”.

 

 

O senador Ciro Nogueira, do Progressistas, disse que espera uma CPI técnica e não política: “A população quer ser imunizada, ser tratada. E eu não vejo, nesse atual momento, o que essa CPI pode ajudar. Mas, já que ela foi instalada, que ela venha com efetividade, que a gente possa buscar resultados que saiam do campo político e da disputa política.”

Os partidos já indicaram os onze senadores titulares da comissão - independentes têm a maioria. Dois deles são declaradamente governistas - Ciro Nogueira, do PP, e Jorginho Mello, do PL. Dois são próximos ao governo, mas preferem ser classificados como independentes - Marcos Rogério, do Democratas, e Eduardo Girão, do Podemos.

Dois senadores são de oposição a Bolsonaro - Humberto Costa, do PT, e Randolfe Rodrigues, da Rede. Três senadores são mais próximos da oposição, mas preferem ser classificados como independentes - Tasso Jereissati, do PSDB, Renan Calheiros, do MDB, e Otto Alencar, do PSD. E dois são independentes - Eduardo Braga, do MDB, e Omar Aziz, do PSD.

Os partidos já indicaram também os sete suplentes. O MDB, como o maior partido do Senado, deve ocupar um dos dois principais cargos da CPI: de relator ou presidente.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Democratas, defendeu o funcionamento da CPI de forma presencial, já que, segundo ele, a dinâmica de trabalho é ouvir autoridades, testemunhas e recolher dados sigilosos. Mas ele afirmou que a decisão será do presidente da CPI.

A maioria dos senadores da comissão avalia que parte dos trabalhos pode ser feita de forma virtual. Em entrevista à GloboNews, Otto Alencar, do PSD, disse que os trabalhos devem começar assim e ser presenciais quando houver necessidade.

“O que eu defendo é que o processo possa avançar gradualmente, vá se fazendo aquilo que pode se fazer pelo método virtual e quando precisar do presencial, que se estabeleça critérios de distanciamento, isolamento físico”, defendeu Otto.

Nesta terça (13), quando foi lida a criação da CPI, o presidente Pacheco anunciou que a comissão vai investigar não só ações e omissões do governo federal, mas também os repasses da união para estados e municípios - mas não deu detalhes sobre os limites dessas investigações sobre prefeitos e governadores.

Nesta quarta (14), o secretário-geral da Mesa do Senado, Gustavo Saboia, disse que uma das referências é o trabalho do Tribunal de Contas da União, que fiscaliza de forma técnica, solicitando informações aos órgãos, mas não tem poder para convocar governadores e prefeitos para depor.

“Se o Poder Legislativo, mediante controle externo, pode fiscalizar os recursos federais a comissão parlamentar de inquérito do Senado Federal também teria em tese essa competência”, disse Saboia.

 

G1 GLOBO

Última actualización el Lunes, 19 de Abril de 2021 13:34
 

Add comment


Security code
Refresh

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

El plan castrista para exprimir más el b

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- "Los que no tienen el coraje, los que no quieren adaptarse al esfuerzo, al heroísmo de la revolución, que se vayan, no los queremos, no los necesitamos": es...

Lección castrista de ordeño a distancia

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Como jamás han temido el disgusto de un pueblo sojuzgado, el castrismo acaba de aprobar la dosis más "agresiva" del paquetazo socialista que está aplicando con fórceps, pero sin va...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...

Cuba y el capitalismo mafioso ruso

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Acaba de firmarse en la isla, entre un enviado directo de Putin y las autoridades castristas, un convenio para la implantación del experimento capitalista mafioso existente en Ru...