El arzobispo de Santiago de Cuba pide comida, corriente y libertad para el pueblo

El arzobispo de Santiago de Cuba, monseñor Dionisio García Ibáñez, reiteró este ...

Milei enfrenta a Maduro y le advirtió que la Argentina protegerá a los seis dirigentes perseguidos p

Javier Milei enfrenta a Nicolás Maduro por sus sistemáticas violaciones a los ...

Finalmente la Plataforma Unitaria de Maria Corina logró inscribir a un candidato para las presidenci

El Consejo Nacional Electoral (CNE) de Venezuela informó este martes de la ...

Ataque terrorista islámico en Moscú: 115 muertos

Una ataque terrorista perpetrado por el Estado Islámico ocurrió este viernes en ...

Cuba pede ajuda ao Programa de Alimentação da ONU: o que isso diz sobre a economia do país

A situação econômica em Cuba está tão difícil que pela primeira vez o go...

Fala de Bolsonaro sobre Lava Jato faz parte de operação para 'apagar' Moro para 2022 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 09 de Octubre de 2020 11:55

Parlamentares de diferentes partidos ouvidos pelo blog enxergam a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre a Lava Jato como uma operação para, entre outros objetivos, “apagar” a imagem do ex-ministro Sergio Moro para a eleição de 2022. Durante pronunciamento no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (7) o presidente afirmou que "acabou" com a Lava Jato porque, no governo atual, não há corrupção a ser investigada.

Lava Jato rebate discurso de Bolsonaro sobre fim da operação e diz que  frase indica 'desconhecimento' - Blog do Lúcio Sorge : Blog do Lúcio Sorge  – Informação e Opinião

Moro, ainda dentro do governo, virou alvo do presidente e de seus filhos, uma vez que a família Bolsonaro acreditava que o ex-ministro da Justiça estava de olho na eleição presidencial.

 

 

Começou ali, então, um processo de fritura do então ministro — que repetia não ter pretensões eleitorais. Fora do cargo, Moro não convenceu o governo de que está fora da sucessão presidencial. Por isso, o ex-juiz e seu legado continuam na mira do Planalto.

Senadores e deputados ouvidos pelo blog acreditam que parte da estratégia do governo em “minar” a Lava Jato tenha como pano de fundo uma operação para esvaziar a candidatura de Moro. Nas palavras de um cacique do Congresso, o imaginário popular a respeito do ex-juiz tem relação com a “força da caneta” que ele tinha na Lava Jato: “Se Bolsonaro bate na tecla de que acabou a operação, tenta apagar o seu maior símbolo, trabalha para reforçar isso na cabeça da população”.

O sonho do Planalto é a reprodução de uma polarização entre PT e Bolsonaro — e Moro, se candidato, atrapalha os planos, pois racha a base bolsonarista.

Jair Bolsonaro e Sergio Moro — Foto: Jornal Nacional

Jair Bolsonaro e Sergio Moro — Foto: Jornal Nacional

Essa é apenas uma das avaliações feitas sobre a frase de Bolsonaro ontem. Apesar da estratégia de Bolsonaro, analistas acreditam que a fala do presidente pode ter efeito colateral reverso. Ao invés de “apagar” o ex-juiz, acabe oferecendo uma bandeira para Moro.

‘Eu acabei com a Lava Jato porque não tem mais corrupção no governo’, diz Bolsonaro
--:--/--:--

‘Eu acabei com a Lava Jato porque não tem mais corrupção no governo’, diz Bolsonaro

Como caciques do Centrão gostam de repetir, Bolsonaro pode deixar como legado o “desmonte de operações” que prejudicam políticos, uma vez que investigadores cometeriam “excessos”. Até ministros da ala militar do governo, sempre defensores da Lava Jato, agora já passaram a dizer que reconhecem o legado da operação — mas que houve, sim, excessos.

Ou seja: o governo que fez campanha com um candidato que tentou se identificar com o combate à corrupção e com a defesa total da Lava Jato, adota, agora, um discurso de questionamentos a respeito de seus métodos — na mesma linha do que fizeram a oposição e políticos tradicionais quando Lula passou a ser alvo da operação.

Para investigadores ouvidos pelo blog, há uma tentativa de nomear e indicar aliados e personagens alinhados ao governo Bolsonaro para postos-chave com o objetivo de controlar apurações que possam prejudicar familiares e amigos do presidente — na linha do que Bolsonaro, segundo acusou Moro, reclamou na reunião ministerial do dia 22 de abril.

Nas palavras de um ex-investigador da Lava Jato ouvido pelo blog, está em curso uma nova bandeira de expoentes da classe política nos bastidores: “Sem investigação, não há corrupção”.

A mudança no comportamento do presidente no discurso de apoio à Lava Jato e na aproximação com o Centrão — que desagrada à sua base ideológica — coincide com o avanço de investigações no STF que podem atingir familiares do presidente. Ou seja: foi um movimento de busca de apoio em troca de sobrevivência política.

Um líder do MDB, que acompanha e participa da cena política há décadas, explica por que, para ele, Bolsonaro recorreu à velha política no auge da crise do governo: “Nós, do Centrão, podemos até estar no Titanic que vai afundar. Mas a gente sabe nadar”.

 

G1 GLOBO

Última actualización el Domingo, 11 de Octubre de 2020 20:56
 

Add comment


Security code
Refresh

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...

Cuba y el capitalismo mafioso ruso

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Acaba de firmarse en la isla, entre un enviado directo de Putin y las autoridades castristas, un convenio para la implantación del experimento capitalista mafioso existente en Ru...