Con la presencia de Raúl Castro, concluye el Pleno del Partido Comunista convocado para "responder"

Raúl Castro reapareció este domingo en la clausura del II Pleno del Comité ...

Un enigmático cementerio y el sacrificio de niños pueden llegar a reescribir la historia del Antiguo

Un grupo de niños y adolescentes enterrados como ofrenda y un atípico ...

La ex fiscal general de Venezuela, Luisa Ortega Díaz, pidió asilo político en España ante nuevas ame

La ex fiscal general de Venezuela, Luisa Ortega Díaz, realizó los trámites ...

EEUU reveló las reglas para ingresar al país a partir del 8 de noviembre

Estados Unidos anunció este lunes las directrices que marcarán su apertura de ...

Cuba tem "revolucionários" (policias de civil) para enfrentar manifestações, diz Díaz-Canel

Em Cuba há "revolucionários suficientes para enfrentar qualquer tipo de manifestação", advertiu ...

Pesquisas apontam empate entre Trudeau e rival conservador em eleições desta segunda no Canadá PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Lunes, 21 de Octubre de 2019 13:00

As eleições para o Parlamento do Canadá, que vão definir quem vai ocupar o governo acontecem nesta segunda (21). Liberais e conservadores têm entre 31% e 32% das preferências, respectivamente, de acordo com as últimas pesquisas, o que não lhes permitiria alcançar uma maioria absoluta na Câmara dos Comuns de 338 cadeiras.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau fala a eleitores em Surrey, British Columbia, no domingo (20) — Foto: Reuters/Stephane Mahe

A campanha durou 40 dias, e os dois grandes partidos que se alternam no poder terminam como começaram: empatados nas intenções de votos, o que eleva o suspense na véspera da eleição.

 

 

No domingo (20), último dia de campanha, o primeiro-ministro Justin Trudeau e seu rival conservador Andrew Scheer queimaram os últimos cartuchos para convencer os eleitores indecisos e evitar um governo minoritário no Canadá, como preveem as pesquisas.

 

"Precisamos de um governo progressista forte que una os canadenses e lute contra as mudanças climáticas, não uma oposição progressista", disse Trudeau durante um comício na periferia da cidade de Vancouver.

 

Um governo minoritário será obrigado a receber apoio de formações menores, como o partido dos Novos Democratas (NPD) de Jagmeet Singh, terceiro nas pesquisas (20%), ou os separatistas do Bloco de Quebec.

 

Coincidência ou não, os líderes dos quatro partidos terminam todas as suas campanhas no domingo (20) na província da Colúmbia Britânica, onde fica Vancouver: Trudeau e Scheer, Singh e a líder dos verdes Elizabeth May participam de seus últimos comícios nesta região onde os verdes e neo-democratas ameaçam liberais.

"Trudeau mostrou claramente que está disposto a tudo para ficar no poder", afirmou Scheer no sábado (19) em Toronto. O conservador acusa os liberais e o NPD de buscarem uma coalizão governamental que, segundo ele, aumentaria o déficit dos programas sociais defendidos pelo NPD.

Em Vancouver, Scheer novamente acusou Trudeau de se apegar ao poder por meio de uma coalizão com o NPD, algo que tanto esse partido quanto os liberais negam.

"A alternativa é clara: ou um governo do NPD com a máscara de Trudeau, que aumentará impostos, destruirá empregos, enfraquecerá nossa economia e retirará mais dinheiro de você, ou um governo conservador de maioria que não gastará mais do que recebe e que injetará dinheiro no seu bolso", disse aos apoiadores em um comício.

 

Posição incômoda

 

Analistas dizem que no sistema parlamentar canadense é possível que um primeiro-ministro em fim de mandato permaneça no governo, mesmo que ele não obtenha a maioria dos votos, desde que obtenha o apoio de um ou mais partidos para que a Câmara vote a seu favor.

Os dois principais candidatos viajam pelo país para evitar a formação de um governo minoritário.

Trudeau reitera insistentemente seu pedido ao eleitorado para "olhar para frente" e que um retorno dos conservadores ao poder após quatro anos de gestão liberal resultará em cortes no orçamento e um enfraquecimento na luta contra as mudanças climáticas.

"Sabemos que a primeira coisa que Andrew Scheer fará (se eleito) será eliminar o único plano no Canadá para combater as mudanças climáticas", disse Trudeau em Ontário no sábado. Scheer prometeu suprimir a taxa de carbono instituída pelo primeiro-ministro liberal se assumir o governo.

 

Na perspectiva de um governo minoritário, os liberais estariam em uma posição melhor que os conservadores, tendo mais afinidade com o NPD do que seus rivais. O líder do NPD já disse que exclui qualquer tipo de aliança com Scheer.

 

Scheer, que não poupou críticas ao atual chefe de governo, muitas vezes tratando-o como um "mentiroso" e "hipócrita", se viu numa posição embaraçosa neste fim de semana.

Atingido no sábado (19) por informações da imprensa sobre o envolvimento de seu partido no financiamento de uma campanha de difamação contra um pequeno partido rival, Scheer se recusou várias vezes confirmar ou negar a notícia, o que lhe rendeu críticas por sua falta de transparência.

Anteriormente já havia passado por momentos difíceis ao defender uma posição contrária ao direito ao aborto e sobre sua dupla cidadania canadense e americana.

Trudeau, já enfraquecido por acusações de ingerência política em um caso judicial, se viu também em dificuldades semanas atrás quando foram divulgadas imagens de quando era jovem com o rosto pintado de preto. O primeiro-ministro teve que ir a público para pedir desculpas por esses atos "inaceitáveis".

 

G1 GLOBO

Última actualización el Martes, 22 de Octubre de 2019 19:51
 

Add comment


Security code
Refresh

La lógica detrás de la ilógica inversión

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Hace pocos días, el médico cubano Víctor José Arjona Labrada denunciaba en Facebook que su madre —una maestra con 46 años de experiencia— había fallecido porque una patrulla de Po...

Cuba, la cuerda se tensa mientras se ace

Indicado en la materia

Por YOANI SÁNCHEZ.-  Están vestidos de civil y simulan esperar el ómnibus o conversar en una esquina, pero todos saben que son segurosos, la palabra popular para llamar a los agentes ...

La negativa a la marcha del 15 de noviem

Indicado en la materia

Por LUCÍA ALFONSO MIRABAL.- La negativa dada este martes por intendentes de Consejos de Administración de varias ciudades de Cuba a ciudadanos que les notificaron la intención de realizar una marcha cívica el pr...

Castro y Maradona, al vertedero

Indicado en la materia

Por PEDRO CORZO.- El totalitarismo castrista le ha hecho creer a los cubanos que Fidel Castro, la Revolución y, como derivado, Cuba, han estado siempre en el foco de la atención mu...

EL FRACASO DEL CASTRO-SOCIALISMO

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.- Ningún estado le dijo a Edison que inventara la lámpara eléctrica, o le “orientó” a Bill Gates que desarrollara programas de computación, y mucho menos le pi...

Cuba castrista hoy

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Ya se ve la luz al final del largo túnel. Raúl Castro, probablemente muerto –o próximo a fallecer-- dará con su mutis el pistoletazo de salida de lo...

Las lecciones del Estallido Social en Cu

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  La dictadura cubana carece de futuro. A la muerte de Raúl, Díaz Canel será objeto de un merecido “pase a retiro” en un evento, que dependiendo de lo...