El arzobispo de Santiago de Cuba pide comida, corriente y libertad para el pueblo

El arzobispo de Santiago de Cuba, monseñor Dionisio García Ibáñez, reiteró este ...

Milei enfrenta a Maduro y le advirtió que la Argentina protegerá a los seis dirigentes perseguidos p

Javier Milei enfrenta a Nicolás Maduro por sus sistemáticas violaciones a los ...

Finalmente la Plataforma Unitaria de Maria Corina logró inscribir a un candidato para las presidenci

El Consejo Nacional Electoral (CNE) de Venezuela informó este martes de la ...

Ataque terrorista islámico en Moscú: 115 muertos

Una ataque terrorista perpetrado por el Estado Islámico ocurrió este viernes en ...

Cuba pede ajuda ao Programa de Alimentação da ONU: o que isso diz sobre a economia do país

A situação econômica em Cuba está tão difícil que pela primeira vez o go...

Prisões de executivos de Banesco podem levar empresas a saírem da Venezuela PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Lunes, 07 de Mayo de 2018 12:43

As detenções de executivos e funcionários do Banesco, maior banco da Venezuela, e da petroleira Chevron no último mês, ordenadas pelo presidente Nicolas Maduro, indicam desespero crescente do governo local diante da crise econômica do país e aumento da disposição para intervir no setor privado, aponta o Eurásia Group em relatório.


O grupo considera que as prisões poderiam levar mais empresas estrangeiras e privadas a saírem do país, apesar de descartar que os eventos provoquem uma corrida aos bancos por conta da escassez de dinheiro no mercado nacional e da hiperinflação. “As detenções podem levar empresas a reconsiderar sua presença local”, disse o Eurasia Group.

 

Muitas empresas privadas e estrangeiras reduziram significativamente suas operações na Venezuela, em razão de desafios operacionais e preocupações com a segurança de seus funcionários, lembra o Eurasia Group. A Chevron informou ter retirado parte de seus executivos do país na semana passada, enquanto o CEO da Total insinuou que o projeto de petróleo Petrocedeno (que envolve também a Statoil e a estatal PDVSA) poderia ser encerrado também por temores quanto à segurança de empregados da companhia.

A queda na produção de petróleo na Venezuela se acelerou nos últimos meses, segundo o Eurasia Group, mas os campos exclusivos da PDVSA registraram quedas mais acentuadas que os administrados junto com outras empresas.

“Se os parceiros começarem a reduzir significativamente seu pessoal ou suspenderem as operações, haverá ainda mais pressão de queda da produção neste ano, reduzindo ainda mais o fluxo de caixa do governo e colocando Maduro em uma posição mais precária”, disse o grupo.

No dia 3 de maio, a polícia venezuelana prendeu 11 executivos do Banesco, o maior banco do país, por suposto envolvimento no mercado paralelo de câmbio. Logo após o ocorrido, o governo sinalizou que assumiria o controle do banco por 90 dias e que este prazo poderia ser estendido. A medida foi adotada depois de dois empregados da Chevron terem sido presos em razão da disputa com a PDVSA por um contrato.

As motivações por trás dos dois incidentes são distintas, segundo o Eurasia Group. No caso do Banesco, o governo estaria buscando um “bode expiatório” para o colapso do sistema de pagamentos do país e a escassez aguda de dinheiro. O grupo lembra que a administração Maduro está se preparando para lançar o “bolívar soberano” em junho, que deve eliminar três zeros da moeda existente, e que o governo local tem sido mais proativo para tentar conter o mercado paralelo de dinheiro.

Além disso, o dono do Banesco, Juan Carlos Escotet, tem um histórico de tensão com o governo, em particular com o vice-presidente do PSUV (partido governista), Diosdado Cabello. “As prisões parecem ser tanto uma tentativa do governo de se mostrar proativo diante da piora da escassez de dinheiro e da crise inflacionária, quanto o reflexo de uma vingança pessoal”, apontou o relatório.

No caso da Chevron, os dois funcionários foram detidos depois de uma disputa com a PDVSA na qual a empresa queria que a Chevron trabalhasse com uma empresa escolhida pela estatal. “O diretor da PDVSA Manuel Quevedo parece ter permitido as prisões na Chevron a fim de mandar um sinal de alerta a outros parceiros da PDVSA de que eles precisam cooperar com os fornecedores escolhidos pela PDVSA ou terão de enfrentar as consequências”, avaliou o grupo.

Para o Eurásia Group, o fato de os casos terem aparentemente motivações diferentes sugere que eles não fazem parte de uma campanha mais ampla contra o setor privado.

“Entretanto, os dois incidentes mostram um governo com ferramentas escassas para lidar com uma crise econômica que se deteriora rapidamente e ameaça a unidade interna do país”, diz o relatório. Na avaliação do grupo, o governo de Nicolas Maduro faz poucos esforços para mudar sua política de câmbio ou promover outros tipos de ajustes no sentido de conter a hiperinflação do país e, por isso, recorre à intervenção e ao “bode expiatório”.

Ao mesmo tempo, o encolhimento da riqueza do país disponível para ser compartilhada por Maduro com públicos considerados essenciais ao governo, aumenta a importância das medidas adotadas pelo Executivo como forma de garantir a lealdade dos que ainda apoiam sua administração. Neste contexto, explica o Eurasia Group, existe a possibilidade de Maduro voltar a intervir no setor privado com maior frequência, à medida que aumenta a urgência de reforçar o apoio interno ao Executivo.

EXAME

Última actualización el Jueves, 10 de Mayo de 2018 14:45
 

Add comment


Security code
Refresh

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...

Cuba y el capitalismo mafioso ruso

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Acaba de firmarse en la isla, entre un enviado directo de Putin y las autoridades castristas, un convenio para la implantación del experimento capitalista mafioso existente en Ru...