Cuba, lucha por el poder: El hijo de Fidel Castro vuelve a la carga e invoca a Martí para defender l

Alexis Castro Soto del Valle, hijo del difunto Fidel Castro, quien la ...

Crisis diplomática: Daniel Noboa respaldó la invasión de la embajada de México en Quito para detener

El presidente de Ecuador, Daniel Noboa, defendió la entrada esta madrugada de ...

La brutal golpiza que sufrió un preso político en Cuba: “Le pusieron el pie en la cabeza y le dieron

El preso político cubano Ibrahim Domínguez Aguilar fue víctima de una brutal ...

El peligroso acercamiento de China a Cuba: el régimen de La Habana recibió a un alto cargo de Xi Jin

El dictador cubano Miguel Díaz-Canel recibió oficialmente a un alto cargo del ...

O Que É O Movimento 5L Que Surgiu Em Cuba? Spoiler: Não É De “Lula”

Em meio à profunda crise que assola Cuba, um manifesto intitulado “El ...

Estado Islâmico perde sua última cidade na Síria PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 09 de Noviembre de 2017 13:34

O Exército sírio anunciou nesta quinta-feira (9) ter retomado o controle total de Bukamal, a última cidade ainda nas mãos do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria.

estado islâmico

"As unidades das nossas Forças Armadas, em cooperação com as forças aliadas, libertaram a cidade de Bukamal", afirmou o Exército em um comunicado. Na véspera, as tropas sírias e seus aliados conseguiram entrar nessa cidade localizada no leste do país.

 

Após ter recuado na província de Deir Ezzor diante da ofensiva do governo e de outra executada por uma coalizão curdo-árabe, os extremistas se entrincheiraram em Bukamal, perto da fronteira com o Iraque.

No começo de novembro, o EI perdeu a cidade de Deir Ezzor, capital da província homônima e última grande cidade sob seu controle na Síria e no Iraque. Foi recuperada por Damasco com o apoio crucial de seus aliados russo, iraniano e do Hezbollah libanês.

Apesar de Bukamal ser uma cidade menor do que Deir Ezzor, sua retomada priva o EI da última região urbana de seu "califado", autoproclamado em 2014 nos amplos territórios conquistados entre Iraque e Síria - e que agora desaparece.

Apoiadas nas últimas semanas por bombardeios intensos da aviação militar russa, as tropas do governo sírio de Bashar al-Assad avançaram para Bukamal do sul e do oeste.

"A libertação de Bukamal é de uma grande importância, porque representa o fim do projeto do grupo terrorista EI na região", ressaltou o Exército.

Milícias iraquianas, Hezollah e Guarda Revolucionária

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), a ofensiva foi conduzida pelas forças pró-governo - milícias iraquianas, combatentes do Hezbollah libanês e membros da Guarda Revolucionária iraniana.

Após violentos combates, "o EI se retirou para o leste da província de Deir Ezzor", onde ainda há extremistas nas zonas desérticas, indicou à "AFP" o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

"O Hezbollah, a Guarda Revolucionária e os combatentes iraquianos representam a coluna vertebral das forças" que expulsaram o EI de Bukamal, garantiu.

Ao leste, do outro lado da fronteira, forças iraquianas encurralaram o EI em uma zona fronteiriça.

Nas proximidades do posto de fronteira de Al-Qaim, perto de Bukamal e recentemente recuperado, explosões eram ouvidas nesta quinta-feira, segundo um correspondente da AFP.

Nos últimos dias, as forças que combatem o EI dos dois lados da fronteira coordenaram suas ações.

Atualmente, o EI controla apenas algumas cidades e pequenas localidades e pelo menos um campo petrolífero na província de Deir Ezzor.

Nos últimos meses, o EI sofreu sucessivas derrotas na Síria e no Iraque, onde as forças iraquianas agora precisam recuperar apenas a localidade de Rawa e seus arredores desérticos na província ocidental de Al Anbar, na fronteira com a Síria, para expulsar os extremistas do país.

Ameaça vai continuar

No leste da província de Deir Ezzor, os combatentes curdos e árabes das Forças Democráticas Sírias (FDS) apoiados pelos Estados Unidos, conduzem uma ofensiva distinta contra o EI. Eles estão na margem leste do rio Eufrates que divide a província.

Dezenas de milhares de pessoas foram deslocadas pelos combates, incluindo cerca de 120 mil pessoas apenas nas últimas semanas, segundo a ONU. Muitas delas vivem em condições difíceis em campos instalados em pleno deserto.

Nesta quinta-feira, a ONU solicitou a retirada de 400 doentes, incluindo 49 com risco de morte, na região síria de Ghuta Oriental. A área está sitiada pelo governo desde 2013.

"Cerca de 400 homens, mulheres e crianças - três quartos de mulheres e crianças - devem ser evacuados agora", declarou à imprensa o chefe do grupo de trabalho humanitário das Nações Unidas para a Síria, Jan Egeland.

Em outras partes da Síria, o EI está presente em dois bairros na periferia de Damasco - Yarmuk e Hajar al-Aswad - e em algumas localidades na província central de Homs e no sul do país.

Em visita aos Emirados Árabes Unidos, o presidente francês, Emmanuel Macron, cujo país participa da coalizão internacional contra os radicais, estimou que a vitória militar contra a organização extremista seria concluída nos próximos meses no Iraque e na Síria. Macron ressaltou que não será suficiente, porém, para acabar com a ameaça do EI.

Nas regiões que controla, o grupo ultrarradical sunita comete todo tipo de abuso e, de acordo com várias fontes, planeja seus ataques no Ocidente, onde já reivindicou uma série de ataques mortais.

Deflagrado com manifestações reprimidas pelo governo Bashar al-Assad, o conflito na Síria se tornou uma complexa guerra com múltiplos atores estrangeiros. Mais de 330.000 pessoas morreram, e milhões de sírios se viram obrigados a abandonar suas casas.

OTEMPO

Última actualización el Martes, 14 de Noviembre de 2017 14:49
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...