La delegación de Cuba castrista boicotea la intervención de Ariel Ruiz Urquiola ante Comisión de Der

La alocución del científico cubano Ariel Ruiz Urquiola durante el 44º período ...

Un alcalde de Brasil anunció la reapertura del comercio “muera quien muera”

El alcalde de un municipio del nordeste de Brasil que tiene copada ...

El gobierno de Juan Guaidó rechazó la orden de captura emitida por el chavismo contra 11 de sus func

El gobierno del presidente interino de Venezuela, Juan Guaidó, rechazó este viernes ...

Playas cerradas, toque de queda y festejos cancelados: asi será el 4 de julio en Miami

El fin de semana largo con el feriado más importante del año ...

Vamos lançar Renda Brasil com valor mais alto que Bolsa Família, diz Guedes

O ministro da Economia do Bolsonaro, Paulo Guedes, disse que o governo ...

STF rejeita pedido da AGU e mantém votação do impeachment no domingo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 15 de Abril de 2016 11:14

Supremo Tribunal Federal (STF) convocou sessão extraordinária nesta quinta-feira (14) para julgar cinco ações sobre a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário da Câmara dos Deputados. Os pedidos tentavam suspender ou alterar a ordem da votação estabelecida pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas foram negados.

José Eduardo Cardozo no julgamento no STF, Supremo (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)

Com isso, a votação continua marcada para o domingo (17) e a forma e a ordem definidas por Cunha estão mantidas. Haverá alternância na votação entre bancadas estaduais, começando por uma da região Norte, seguida por outra do Sul e vice-versa. Votarão primeiro todos os deputados de Roraima e depois os do Rio Grande do Sul.

 

Em seguida será a vez dos parlamentares de Santa Catarina, Amapá, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Goiás, Distrito Federal, Acre, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas.

VEJA COMO FOI O JULGAMENTO NO SUPREMO

Ações julgadas na sessão
pedido para suspender a votação foi apresentado pela Advocacia-Geral da União(AGU), que questionava a análise das acusações contra a presidente pela comissão especial da Câmara, que aprovou relatório favorável à abertura do processo na segunda (11). Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) queria, além da suspensão, a anulação doparecer da comissão especial que recomendou a abertura do processo.

Três ações tentavam alterar a forma e a ordem definidas pelo presidente da Câmara, mas o Supremo validou o rito da votação – e a votação por ordem alfabética foi descartada. Os pedidos foram feitos pelo PCdoB e pelos deputados Weverton Rocha (PDT-MA) e Rubens Junior (PCdoB-MA).

Após o julgamento, que durou mais de sete horas, o presidente da Corte, RicardoLewandowski, afirmou que atos imputados a Dilma no processo de impeachment em curso no Congresso poderão ser contestados no STF.

"Que fique essa fundamentação na ata, que acabo de explicitar, para que essa questão da tipificação possa eventualmente ser reexaminada no momento oportuno", afirmou Lewandoski. "Não fechamos a porta para uma eventual contestação no que diz respeito à tipificação dos atos imputados à senhora presidente no momento adequado."

A declaração abre margem para o governo questionar se a abertura de créditos incompatíveis com a meta fiscal e as chamadas "pedaladas fiscais" são crime de responsabilidade – argumentos que justificaram a abertura do processo e a aprovação do parecer contra a presidente.

Mandado de segurança da AGU
O mandado de segurança apresentado pelo governo apontou prejuízos na defesa da presidente durante os debates. O documento argumentava que o colegiado analisou fatos que vão além das acusações recebidas pelo presidente da Câmara ao aceitar o pedido de impeachment - relativos a suspeitas levantadas na Operação Lava Jato, que investiga corrupção na Petrobras, por exemplo.

Quando acolheu a denúncia, Cunha levou em conta somente dois aspectos: a abertura de créditos incompatíveis com a meta fiscal – em decretos assinados por Dilma em 2015 não aprovados pelo Congresso – e as chamadas "pedaladas fiscais" – atrasos no pagamento ao Banco do Brasil para o crédito rural, também no ano passado.

O mandado de segurança protocolado pela AGU também apontava que Dilma não foi notificada para se defender na audiência que ouviu a advogada Janaina Paschoal e o ex-ministro Miguel Reale Júnior, autores da denúncia.

A AGU afirmou também que o advogado-geral da União substituto, Fernando Albuquerque, foi impedido de se manifestar para defender a presidente da República durante a leitura do relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO).

Voto do relator
Relator da ação, o ministro Edson Fachin negou, em seu voto, o pedido do governo. O magistrado argumentou que, na decisão que redefiniu o rito do impeachment, em dezembro, o STF considerou que a Câmara somente autoriza a abertura processo – e, portanto, não haveria necessidade de defesa em todas as fases da tramitação.

“As diligências não se destinam a provar a procedência ou improcedência da acusação, mas apenas esclarecer a denúncia [...] Não se está a promover acusação, mas mera discussão sobre possível juízo de autorização para instauração de processo de impeachment", afirmou.

"Essa fase na Câmara era pré-processual, analogia mais próxima é à de um inquérito, do que um processo já judicializado. Se é equiparado ao inquérito, é uma fase em que o contraditório é mitigado", explicou depois Luís Roberto Barroso.

Demais ministros
Acompanharam Fachin todos os ministros presentes na sessão: além de Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewanwski. Não participou do julgamento o ministro Dias Toffoli, em viagem oficial à Romênia.

Durante o julgamento, os ministros fixaram que a análise pelo plenário da Câmara deverá levar em conta somente as acusações acolhidas por Eduardo Cunha – os decretos de créditos suplementares e as "pedaladas fiscais".

Presidente da Corte, Lewandowski votou também para retirar do processo documentos relativos a delações premiadas, como o acordo firmado pelo senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS).

Ordem da votação no domingo
Votaram para manter o critério estabelecido por Cunha (alternância entre estados do Norte e do Sul) Teori Zavascki, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Celso de Mello. A alternância também obteve a concordância de Luís Roberto Barroso e Rosa Weber, mas numa ordem diferente entre os estados, considerando a latitude das capitais.

Os ministros Marco Aurélio Mello, Edson Fachin e Ricardo Lewandowski votaram para aplicar outra forma, para que fossem alternados não os estados, mas os próprios deputados, de modo que votasse primeiro um parlamentar do Norte e depois outro do Sul – e assim sucessivamente.

Ao comentar a decisão do Supremo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que a Corte "endossou" a decisão tomada por ele sobre o processo de impeachment. Ele também afirmou, ao comentar as ações julgadas no STF, que há uma tentativa "esperniante" de judicializar o processo.

"Eu acho que há uma tentativa de judicialização generalizada que é mais um esperniante, juros esperniante de quem está, aparentemente, sem voto. [Estão] Tentando buscar, com isso, alterar, mudar o processo, ou até postergá-lo", afirmou Cunha.

"Efeito cascata"
As ações dos deputados Weverton Souza (PDT-MA) e Rubens Júnior (PCdoB-MA), contrários ao impeachment, alegavam que a ordem estabelecida por Cunha levava a um "efeito cascata", na medida em que os últimos a votar tendem a acompanhar os primeiros, afetando a neutralidade do processo.

A maioria dos ministros da Corte, porém, entendeu que a forma e a ordem estabelecidas por Cunha segue o Regimento da Câmara e não contraria a Constituição. Relator das ações, Barroso disse preferir uma forma mais "aleatória" na votação, mas entendeu não haver problemas na interpretação das regras realizada pela Câmara.

"Embora eu não ache que seja melhor, não considero que essa opção seja incompatível com o que diz o regimento. Considero que essa interpretação é compatível com o dispositivo. Acho, no entanto, que aqui se aplica a ideia de deferência. Onde o Legislativo tenha decidido de forma razoável, não cabe ao Judiciário impor resolução que ache melhor", disse o ministro.

G1 GLOBO.COM

Última actualización el Miércoles, 20 de Abril de 2016 21:22
 

Comments  

 
0 #190 odisepezompa 2020-07-04 09:33
http://mewkid.net/when-is-xicix/ - Amoxicillin No Prescription Buy Amoxicillin Online xkx.qxbt.cubalibredigita l.com.cbt.ja http://mewkid.net/when-is-xicix/
Quote
 
 
0 #189 Janeen 2020-07-02 05:22
I'm really enjoying the design and layout of your blog.

It's a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more
often. Did you hire out a designer to create
your theme? Exceptional work!

My website: đánh giá nhà cái: https://www.bettingtop10.com/vi/
Quote
 
 
0 #188 rottifoyejod 2020-07-01 02:19
http://mewkid.net/when-is-xicix/ - Amoxicillin 500 Mg Amoxicillin 500mg lzp.uhxs.cubalibredigita l.com.qjj.cb http://mewkid.net/when-is-xicix/
Quote
 
 
0 #187 egamikuf 2020-07-01 01:43
http://mewkid.net/when-is-xicix/ - Buy Amoxicillin Amoxicillin Without Prescription hhl.ggck.cubalibredigita l.com.stq.ib http://mewkid.net/when-is-xicix/
Quote
 
 
0 #186 uazuufte 2020-07-01 01:38
http://mewkid.net/when-is-xicix/ - Amoxicillin 500mg Capsules Amoxicillin No Prescription fhc.rkph.cubalibredigita l.com.ozb.lr http://mewkid.net/when-is-xicix/
Quote
 
 
0 #185 iganosirarulo 2020-07-01 01:14
http://mewkid.net/when-is-xicix/ - Buy Amoxicillin Amoxicillin 500mg Capsules jcx.zwqq.cubalibredigita l.com.dlw.sl http://mewkid.net/when-is-xicix/
Quote
 
 
0 #184 usaikikooc 2020-06-27 11:56
http://mewkid.net/when-is-xicix/ - Buy Amoxicillin Amoxicillin 500mg Capsules qwd.xykl.cubalibredigita l.com.akq.wr http://mewkid.net/when-is-xicix/
Quote
 
 
0 #183 aqotetowuqhv 2020-06-27 11:33
http://mewkid.net/when-is-xicix/ - Amoxicillin No Prescription Amoxicillin No Prescription des.szin.cubalibredigita l.com.vnj.kd http://mewkid.net/when-is-xicix/
Quote
 
 
0 #182 Margareta 2020-06-27 05:39
Please let me know if you're looking for a article writer for your blog.

You have some really good articles and I believe I would be a good asset.
If you ever want to take some of thhe load off, I'd really
like to wrfite some content for yor blog in exchange for a link bafk to mine.
Please shoot me an e-mail if interested. Thanks!

homepage: https://mauta.or.tz/forum/index.php?topic=32810.0
Quote
 
 
0 #181 Orlando 2020-06-25 22:54
hello there and thank you for your info – I've definitely
picked up anything new from right here. I did however expertjse some technical issues
using this web site, as I experienced to reload thhe website many times previous to I could get it to load properly.
I had een wondering if your web host iss OK?

Not that I am complaining, but sloww loadin instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your quality scoee if aads aand markieting with Adwords.
Anyway I'm adding this RSS to my e-mail and ccan look out for a lot
more of your respective interesting content. Ensure that
you update this again soon.
бесплатные игровые автоматы онлайн казино web page: http://forums.fonefix.com.pg/index.php?topic=16515.0 online casino
games real money no deposit
Quote
 
 
0 #180 Kirk 2020-06-20 18:24
Le gendarme entre, et des qu'on lui a designe le champion des
carabiniers, il retrousse les basques de son habit, et va s'asseoir insolemment sur la table, le derriere a un pied
de la figure d'Augereau. Herbalife: https://fr.linkedin.com/company/herbalife
Dans nos pays, a cette epoque, les conditions
de la vie s'etaient modifiees: au froid sec des temps magdaleniens a succede tout
d'abord un climat tempere, humide, les glaciers
se cantonnant peu a peu dans les regions qu'ils occupent aujourd'hui.
Quote
 
 
0 #179 Ernestine 2020-06-19 20:34
Hey There. I found yoir blog using msn. Thiss is aan extremely neatly written article.
I'll be sure to bookmark it and come back to read mopre
of your useful information. Thanks for the post. I will certainly return.

Feel free to surf to my web-site - site: http://wiki.conanexiles.es/Usuario:JulianeF26
Quote
 
 
0 #178 Taylor 2020-06-19 15:24
My family members every time say that I am killing my time here at net, but I knolw Iam getting
knowledge everyday by reading thes plasant posts.

Review my webpage - web page: https://www.lincolnlacrosse.club/index.php?title=%D0%9D%D0%B0%D0%BF%D1%80%D0%B0%D0%B2%D0%BB%D0%B5%D0%BD%D0%BD%D0%BE%D1%81%D1%82%D1%8C_%D0%94%D0%B5%D1%8F%D1%82%D0%B5%D0%BB%D1%8C%D0%BD%D0%BE%D1%81%D1%82%D0%B8_%D0%9E%D0%BF%D1%80%D0%B5%D0%B4%D0%B5%D0%BB%D1%8F%D0%B5%D1%82%D1%81%D1%8F_%D0%95%D0%B5_%D0%9F%D1%80%D0%B5%D0%B4%D0%BC%D0%B5%D1%82%D0%BD%D0%BE%D0%B9_%D0%A1%D1%82%D0%BE%D1%80%D0%BE%D0%BD%D0%BE%D0%B9
Quote
 

Add comment


Security code
Refresh

Cuba, la dictadura jefe del castrochavis

Indicado en la materia

Por Carlos Sánchez Berzain.-  Los procesos de sedición, conspiración y violencia, que agravados o con pretexto de la pandemia del coronavirus se producen en casi todos los países de la región, ...

Dejar a la Revolución a cargo de todo

Indicado en la materia

Por GERÓNIMO GARCÍA.-  La reciente polémica provocada por la cantante Danay Suárez, al compartir en Facebook un post en el que se comparaban los argumentos de los pedófilos para explicar sus prácticas, co...

Cuba en compás de espera

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  En Cuba hoy hay dos compases de espera. El compás de espera de Raúl y los “viejos”, esperando que Trump pierda las elecciones, y el compás de es...

Anonimato y cobardía, los perfiles de la

Indicado en la materia

Por YOANI SÁNCHEZ.- Pueden llamarse como un personaje de telenovela, como cualquier hijo de vecino o con un epíteto bélico, pero los perfiles anónimos de la Seguridad del Estado en internet ...

El Black Lives Matter ¿contra los cubano

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Los cubanos respetamos al movimiento negro norteamericano. Pero sepan que las injusticias cometidas contra Uds., de ninguna manera pueden significar que vengan a Miami a cometer injusticias cont...

Crisis política en Brasil: ¿Hay peligro

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  La respuesta a la pregunta sobre el peligro de la izquierda en las próximas elecciones queda respondida, no hay peligro. La izquierda en Brasil es fuerte, pero no...

La economía cubana (y el castrismo) en c

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Demás estaría decir que es precisamente ahora el momento de mayor debilidad del castrismo en los más de sesenta años de opresión. Cualquier chispa podría hacer saltar po...