El arzobispo de Santiago de Cuba pide comida, corriente y libertad para el pueblo

El arzobispo de Santiago de Cuba, monseñor Dionisio García Ibáñez, reiteró este ...

Milei enfrenta a Maduro y le advirtió que la Argentina protegerá a los seis dirigentes perseguidos p

Javier Milei enfrenta a Nicolás Maduro por sus sistemáticas violaciones a los ...

Finalmente la Plataforma Unitaria de Maria Corina logró inscribir a un candidato para las presidenci

El Consejo Nacional Electoral (CNE) de Venezuela informó este martes de la ...

Ataque terrorista islámico en Moscú: 115 muertos

Una ataque terrorista perpetrado por el Estado Islámico ocurrió este viernes en ...

Cuba pede ajuda ao Programa de Alimentação da ONU: o que isso diz sobre a economia do país

A situação econômica em Cuba está tão difícil que pela primeira vez o go...

HILLARY DIZ QUE 'OS CASTRO NÃO QUEREM VER O FIM DO EMBARGO PORQUE PERDERIAM TODAS SUAS DESCULPAS' PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 10 de Abril de 2010 10:32

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, considerou nesta sexta-feira que os irmãos Fidel e Raúl Castro não querem o fim do embargo à ilha porque "perderiam todas suas desculpas pelo que não aconteceu em Cuba nos últimos 50 anos".

Hillary assinalou que o Governo do presidente Barack Obama fez algumas aproximações do regime cubano ao permitir mais viagens de parentes e mais oportunidades de negócio para os produtos agrícolas do país.

 

De Agencia EFE – Há 8 horas

Washington, 9 abr (EFE).- Também dialogou com Cuba em alguns assuntos de interesse comum como a migração e o tráfico de drogas, mas não obtiveram a resposta esperada por parte do regime cubano, segundo ela.

"Há maneiras nas quais tentamos melhorar nossa cooperação, mas na minha opinião pessoal os Castro não querem ver o final do embargo e não querem ver a normalização (das relações) com os EUA, porque perderiam todas suas desculpas pelo que não aconteceu em Cuba nos últimos 50 anos", assinalou.

"Em Cuba poderia haver uma oportunidade de transição para uma democracia e é algo que vai acontecer em algum momento, mas é possível que não aconteça a curto prazo", disse.

Hillary fez estas declarações na Universidade de Louisville (Kentucky), onde deu uma conferência sobre a não proliferação nuclear.

A secretária assinalou que sempre que se tentou fazer uma aproximação de Cuba "o regime (dos) Castro tem alguma coisa para tentar obstaculizá-lo".

Ela lembrou que quando seu marido, Bill Clinton, estava na Presidência e tentou fazer algumas aberturas para Cuba "(Fidel) Castro ordenou que seus militares derrubassem dois pequenos aviões sem armas procedentes de Miami que jogavam panfletos".

O mesmo aconteceu agora com a detenção do contratista Alan Gross, que foi preso quando distribuía em Havana computadores portáteis, celulares e outros equipamentos tecnológicos, a quem Cuba acusa de ser espião.

Também acusou o regime de deixar o dissidente Orlando Tamayo morrer, após 85 dias em greve de fome.

A secretária assinalou que pela primeira vez países que criticaram o fato de o Governo americano não ter se aberto à ilha "começaram a criticar Cuba porque estão deixando o povo morrer. Estão deixando os grevistas morrerem e têm 200 prisioneiros políticos nas prisões por razões triviais".

"Acredito que muitos no mundo estão começando a ver o que vimos durante muito tempo, um regime intransigente e enraizado, repressor das oportunidades dos cubanos e que espero que comece a mudar", afirmou.

Última actualización el Sábado, 10 de Abril de 2010 10:39
 

Add comment


Security code
Refresh

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...

Cuba y el capitalismo mafioso ruso

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Acaba de firmarse en la isla, entre un enviado directo de Putin y las autoridades castristas, un convenio para la implantación del experimento capitalista mafioso existente en Ru...