Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

CRITICAS DE LULA A DISSDENTES CUBANOS GERAM POLÊMICA E "TIROTEIO POLÍTICO" EM ANO ELEITORAL PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 13 de Marzo de 2010 01:16

As críticas da última terça-feira do presidente Lula à greve de fome de dissidentes cubanos provocaram protestos. Em defesa do presidente, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que as declarações de Lula foram uma "autocrítica".

Na entrevista concedida à agência de notícias Associated Press, o presidente Lula criticou a greve de fome feita por presos políticos em Cuba e comparou a situação dos dissidentes a de presos comuns.

“Eu penso que a greve de fome não pode ser utilizada como pretexto de direitos humanos para libertar as pessoas. Imagine se todos os bandidos que estão presos em São Paulo entrassem em greve de fome e exigissem liberdade. Nós temos que respeitar a determinação da Justiça e do governo cubano de prender as pessoas em função da legislação de Cuba”, declarou.

No mês passado, Lula desembarcou na ilha pouco depois da morte de Orlando Zapatta Tamayo, preso político que estava em greve de fome havia mais de 80 dias. O presidente disse que lamentava que uma pessoa se deixasse morrer dessa forma e negou ter recebido uma carta dos dissidentes cubanos, pedindo que ele intercedesse em seu favor.

O jornalista e psicólogo Guillermo Farinas também está em greve de fome há duas semanas. Segundo informações de agências internacionais, ele está desidratado e chegou a ser hospitalizado.

Nesta quarta-feira, o deputado Raul Jungmann entregou à presidência da República o pedido de ajuda dos dissidentes cubanos. “Uma coisa é inegável: existem prisioneiros de consciência, existem prisioneiros que lutam por democracia e liberdade hoje em Cuba. Nós não podemos fechar os olhos a isso”, disse.

Na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, governistas impediram a votação de um documento para condenar o regime de Cuba por desrespeito aos direitos humanos.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, se disse chocado com as novas declarações do presidente Lula.

“A greve de fome é um símbolo de resistência a um regime autoritário. A comparação feita a uma greve de fome de presos comuns no Brasil ela não tem propósito”, disse.

O ministro das relações exteriores disse que não é papel do governo dar apoio a dissidentes em todo o mundo e defendeu o fim do embargo a Cuba como forma de promover uma evolução política na ilha.

“Eu acho que o presidente Lula que teve experiência, ele próprio ter feito greve de fome e que exerce uma autocrítica em relação a própria greve de fome que ele fez no passado, estava exprimindo uma questão em relação a greve de fome apenas”, afirmou.

Última actualización el Sábado, 13 de Marzo de 2010 10:55
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...